Filme “Betânia” estreia nos cinemas em 8 de maio
Após percorrer festivais internacionais e conquistar prêmio na Ásia, longa celebra a cultura do Maranhão

Informações
-
Data de inicio e término
08 maio
Mais detalhes
Com estreia marcada para o dia 8 de maio nos cinemas brasileiros, “Betânia”, primeiro longa-metragem do diretor Marcelo Botta, chega às telonas embalado por uma trajetória internacional de sucesso. Produzido pela Salvatore Filmes em coprodução com o Canal Brasil, o filme já passou por mais de 20 festivais em 16 países — entre eles Berlim, Guadalajara, Toulouse e Rio de Janeiro — e conquistou o prêmio “New Hope Award” no Malaysia International Film Festival, que abriu as portas do mercado asiático para a obra.
Ambientado nos Lençóis Maranhenses, Betânia mistura comédia, drama e aventura para contar a história de uma mulher de 65 anos que, após a morte do marido, retorna ao povoado onde nasceu em busca de reconstrução. O filme é uma homenagem ao povoado de Betânia, no município de Santo Amaro do Maranhão, e uma verdadeira exaltação à cultura maranhense — com direito a trilha sonora pulsante que mistura Bumba Meu Boi, Tambor de Crioula e Reggae Remix. Entre os destaques musicais, nomes como Alcione, João do Vale, Tião Carvalho e as toadas originais do Boi da Betânia.
“Em todos os países por onde Betânia passou, as plateias se encantaram com as belezas naturais e culturais do Maranhão. O Bumba Meu Boi e a história da família de Dona Betânia mexem demais com as pessoas. Muita gente ria, dançava na cadeira, chorava”, comenta Botta.
O elenco, inteiramente formado por artistas maranhenses, inclui Diana Mattos (premiada como Melhor Atriz no Festival do Rio), Nádia D’Cássia, Caçula Rodrigues, Ulysses Azevedo, Michelle Cabral, Rosa Ewerton Jara, a cantora Enme Paixão, o comediante Vitão Santiago e Tião Carvalho, que também assina parte da trilha sonora e foi indicado como melhor ator no Festival do Rio.
A première nacional do longa aconteceu no encerramento do Festival Guarnicê de Cinema, com lotação máxima no Teatro Artur Azevedo, em São Luís – os 750 ingressos se esgotaram em menos de meia hora.