Festa do Imigrante celebra diversidade cultural
Evento gratuito reúne 43 nacionalidades em dois dias de música, dança, gastronomia e artesanato

Informações
-
Data de inicio e término
27/09/2025 até 28/09/2025
-
Dias da semana e horários
Sábado e domingo, das 9h30 às 18h00
-
-
Valores
Entrada gratuita mediante a doação de 1kg de alimento não perecível (exceto sal)
Mais detalhes
O Museu da Imigração, na Mooca, recebe nos dias 27 e 28 de setembro, das 9h30 às 18h, a 29ª Festa do Imigrante, um dos eventos culturais mais aguardados de São Paulo.
Com entrada gratuita mediante a doação de 1kg de alimento não perecível (exceto sal), a festa reúne mais de 60 atrações que celebram a diversidade de 43 nacionalidades e regiões.
Durante o fim de semana, o público poderá acompanhar 33 apresentações de música e dança, com grupos de países como Grécia, Espanha, Hungria, Bolívia e Ilha da Madeira.
Entre as novidades estão a estreia da Sumaq Peru Brasil Dança Folclórica Peruana, que traz as danças típicas andinas, e da Banda Volare, com repertório italiano que vai dos clássicos às canções contemporâneas.
Gastronomia e artesanato
O espaço gastronômico será um dos grandes destaques, com mais de 40 expositores oferecendo pratos típicos de diferentes regiões do planeta. O público poderá provar delícias do México, Itália, Síria, Dinamarca, Líbano, Congo e muitos outros países.
Já no pavilhão do artesanato, 20 expositores apresentarão peças de países como Japão, Sudão, Ucrânia, Bélgica e Costa do Marfim. A feira é uma oportunidade de conhecer produtos autênticos e técnicas tradicionais que atravessam gerações.
Oficinas, vivências e visita guiada

O espaço gastronômico será um dos destaques, com mais de 40 expositores | Foto: Studio Lopes – Divulgação
Além das atrações culturais, a festa promove oficinas que convidam o público a mergulhar em diferentes tradições. Entre os destaques estão as aulas de K-Pop (Coreia do Sul), dança afegã, Chicken Tikka (Índia), Arepas (Venezuela) e até oficinas de artesanato como a de ovos decorados da Lituânia e bordado da Palestina.
Uma atividade inédita no evento, também proposta pelo Centro de Preservação, Pesquisa e Referência (CPPR) do museu é a oficina “Festa em Foco”, que convida participantes para uma caminhada fotográfica, onde serão produzidos registros que expressem diferentes óticas sobre a Festa do Imigrante. As imagens irão compor uma publicação no blog do Museu da Imigração, criando um espaço de reflexão coletiva sobre memórias, olhares e narrativas visuais.
Outros atrativos, como o passeio de maria-fumaça, fotografias de época e a cafeteria do Museu estarão em funcionamento durante o evento, estes com valores a consultar no site do museu.
O percurso inclui espaços que normalmente não estão abertos ao público e aborda a atuação do Arsenal da Esperança, que acolhe diariamente 1.200 homens em situação de vulnerabilidade.
Inclusão e acessibilidade
A festa também se preocupa com acessibilidade: haverá intérprete de Libras em apresentações de palco e oficinas, além de monitores especializados para acompanhar pessoas cegas ou com baixa visão durante as visitas guiadas.
Dados de contato
-
Telefone
(11) 2692-1866
-
-
Redes sociais