“Exposição UGT da Paulista” ganha tour virtual
Mostra promovida pela União Geral dos Trabalhadores discute meio ambiente e direitos humanos

Informações
-
Data de inicio e término
01 maio até 31 maio
-
Endereço
Av. Paulista, entre Rua Augusta e Al. Campinas
Mais detalhes
A “Exposição UGT da Paulista”, uma das maiores mostras de arte ao ar livre do mundo, acaba de ganhar uma versão virtual, ampliando seu alcance e permitindo que pessoas de todas as regiões do Brasil tenham acesso à experiência. Realizada pela UGT – União Geral dos Trabalhadores, a 11ª edição da exposição ficará disponível no site.
Com o tema “Cidades: Meio-ambiente e Direitos Humanos”, a mostra exibe obras inéditas dos artistas Xadalu Tupã Jekupé, cuja produção reflete questões ambientais e indígenas, e Pri Barbosa, que aborda os direitos humanos sob uma ótica poética e social, sob a curadoria de Didiana Prata e do jornalista, curador da série, Fernando Costa Netto.
As obras, expostas fisicamente na ciclovia da Avenida Paulista até 31 de maio, abordam temas urgentes como mudanças climáticas, justiça social, ancestralidade indígena e desigualdades urbanas.
Em sintonia com a realização da COP30, a iniciativa reforça o compromisso firmado pela UGT durante o seminário UGT rumo à COP30, realizado em Belém (PA), quando a central sindical abriu o debate sobre um novo modelo de desenvolvimento sustentável, com ações concretas como a inserção da educação climática nas agendas sindicais.
“O lançamento da versão virtual reafirma o papel da UGT como promotora de cultura, cidadania e transformação social. Agora, pessoas de todas as regiões do país podem interagir com as obras e refletir sobre os grandes temas da atualidade, onde quer que estejam”, afirma Ricardo Patah, presidente da UGT.
Além de uma visita imersiva em 360°, com recursos de realidade virtual, o tour oferece informações detalhadas – e acessíveis por meio de áudio descrição – sobre as obras e artistas, ampliando o impacto da mostra que já é vista por milhões de pessoas presencialmente na Avenida Paulista. Com essa expansão digital, a UGT reafirma sua presença em todo o território nacional, unindo arte, consciência ambiental e direitos humanos em um projeto inovador e inclusivo.
A exposição está em cartaz na ciclovia da Av. Paulista, entre Rua Augusta e Al. Campinas.