Exposição resgata história de imigrantes judeus
Fotografias e relatos revelam a relação da população judaica com a Mooca, onde construíram raízes

Informações
-
Data de inicio e término
05/11/2025 até 14/12/2025
-
Dias da semana e horários
De quarta a domingo, das 12h às 19h
-
-
Valores
Gratuito
Mais detalhes
A Unibes Cultural inaugura, no dia 5 de novembro, a exposição “Mooca Judaica: Histórias e Memórias de uma Comunidade”, que fica aberta à visitação de quarta a domingo, das 12h às 19h, até 14 de dezembro.
Com entrada gratuita, a mostra resgata a presença dos imigrantes judeus no bairro da zona Leste de São Paulo. Todo o conteúdo foi selecionado a partir das pesquisas de Adriana Abuhab Bialski e Myriam Rosenblit Szwarcbart, sob a curadoria da historiadora Maria Luiza Tucci Carneiro, professora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP).
A exposição reúne fotografias, depoimentos e documentos históricos que revelam o cotidiano, a formação comunitária e o papel desses indivíduos no desenvolvimento da região.
Os primeiros grupos de imigrantes chegaram a São Paulo no final do século 19, quando desembarcaram no porto de Santos e caminharam pela linha de trem em direção à capital.
Muitos judeus recomeçaram a vida no Brasil trabalhando como mascates ou ambulantes e, só mais tarde, consolidaram seus próprios negócios. Essa herança permanece na atualidade, com a presença de famílias tradicionais no comércio da capital.
Além disso, os documentos registram que, até a década de 1930, já havia duas sinagogas funcionando na cidade, ambas na rua Odorico Mendes, no limite entre o Cambuci e a Mooca, sendo símbolos da presença organizada da comunidade.
Apesar de o bairro ter sido fundado em 1556, seu desenvolvimento se deve à chegada dos imigrantes europeus, motivados pela crescente industrialização local.
A convivência com outras comunidades de origem estrangeira, como italianos, espanhóis, portugueses e lituanos, ajudou a moldar a identidade multicultural da região, com espaço para a formação da ‘Mooca judaica’.
O evento na Unibes, além de celebrar essa história, está inserido em um panorama mais amplo: é um desdobramento do projeto “Comunidade Judaica da Mooca”, desenvolvido desde 2023, com o apoio de representantes oriundos do bairro.
É um justo reconhecimento da importância da comunidade judaica para São Paulo, hoje estimada em cerca de 60 mil pessoas, e que mantém uma rede ativa de sinagogas, escolas e instituições culturais.
Dados de contato
-
Telefone
(11) 3065-4333
-
-
Redes sociais







