Exposição celebra a vida de Anne Frank

Mostra propõe imersão no Anexo Secreto, pela primeira vez no Brasil, em diálogo com temas contemporâneos.

Foto: Gabriel Alta

Informações

  • Data de inicio e término

    03 ago até 22 dez

  • Dias da semana e horários

    Quarta a Domingo, das 13h30 às 19h.

  • Endereço

    R. Oscar Freire, 2500 - Sumaré, São Paulo - SP, 05409-012

    Ver no mapa

Mais detalhes

Inspirar-te, associação sem fins lucrativos que promove impacto social e cultural, concebe, até 22 de dezembro de 2024, a exposição “Anne Frank: deixem-nos ser”, na Unibes Cultural. A mostra estabelece um diálogo sensível entre temas contemporâneos, tais como a valorização da diversidade, direitos humanos, questões indígenas, de gênero e raciais — apresentados por meio de obras de relevantes artistas nacionais e internacionais. Celebrando a vida de Anne Frank, constrói-se um percurso de contextualização histórica e reprodução fiel do Anexo Secreto, com materiais fornecidos pela Anne Frank House Amsterdã para a Inspirar-te, idealizadora da exposição.

 A construção da narrativa baseada em três momentos — que conecta contextualização histórica, vivência de Anne Frank e os dias de hoje —, foi idealizada pela Inspirar-te, que entende a importância de explorar o potencial do impacto socioeducativo de uma exposição baseada em temas curriculares, como a Segunda Guerra Mundial e o Holocausto. Dessa forma, o visitante poderá se conectar com a exposição de uma maneira sensível, instigando o seu pensamento crítico e visão de mundo em um diálogo entre a vida de Anne Frank e obras relevantes na construção da ideia de humanidade. A exposição é aberta ao público de todas as idades, como o legado de Anne deve ser.

 Em um percurso expositivo imersivo, a mostra utiliza O Diário de Anne Frank (1947) como obra fundamental para reconstrução da trajetória da luta pelos direitos humanos e combate ao racismo e antissemitismo. Marcando 80 anos após o último registro de Anne em seu diário, no dia 1º de agosto de 1944, e poucos dias antes do esconderijo ser descoberto e invadido, quando a família Frank foi presa, demonstra-se a força de sua memória e o compromisso em transmitir seu legado às próximas gerações.

 A reprodução fiel do Anexo Secreto é uma iniciativa inédita no cenário brasileiro, e conta com materiais exclusivos fornecidos pela Anne Frank House Amsterdã, museu que preserva a casa habitada de Anne e sua família durante o Holocausto. O ambiente é um convite à imersão num espaço de memória reconstituído, com objetos e marcas pessoais mencionadas em passagens do Diário.

 Com curadoria liderada por Carlos Reiss, curador-chefe e coordenador-geral do Museu do Holocausto de Curitiba, Eduardo Duíque, curador, e a idealizadora Priscilla Parodi, a mostra reúne 18 obras originais de grandes nomes do cenário cultural nacional, como Claudia Andujar, Leonilson, Flávio Cerqueira, Nino Cais, Eustáquio Neves, Anna Bella Geiger, Erich Brill, entre outros — em empréstimos do MAM (Museu de Arte Moderna), Pinacoteca de São Paulo e galerias de arte.

 A Unibes Cultural foi escolhida para receber a exposição de Anne Frank devido à sua dedicação em promover a educação, a cultura e a memória histórica. Com sua localização central em São Paulo e infraestrutura moderna, a Unibes Cultural, que tem nove anos e é um braço da Unibes, uma instituição centenária da comunidade judaica e do terceiro setor, oferece o ambiente ideal para homenagear a história de Anne Frank em uma experiência envolvente.

 

Valores e Classificação

  • Ingressos: R$ 15,00 (inteira) R$ 7,50 (meia-entrada)
  • Compra de ingressos: Plataforma Fever
  • Classificação indicativa: Livre
  • Acessível para cadeirantes
  • Acessível para deficientes auditivos
  • Acessível para deficientes visuais
  • $
  • Livre para todas idades

Dados de contato