Voltar Teatro
Última modificação janeiro 14, 2026

Comédia “Dois Patrões” estreia no Teatro Itália

Espetáculo dirigido por Neyde Veneziano e Giovani Tozi, atualiza comédia clássica de Carlo Goldoni

Felipe Hintze interpreta Tico Sorriso em "Dois Patrões". Foto: Priscila Prade

Informações

  • Data de inicio e término

    16/01/2026 até 01/03/2026

  • Dias da semana e horários

    Sextas e sábados, às 20h | Domingo, às 18h

  • Endereço

    Av. Ipiranga, 344 – República

    Ver no mapa
  • Valores

    R$ 80 (inteira) e R$ 40 (meia-entrada)

Mais detalhes

Para celebrar vinte anos de parceria, Neyde Veneziano e Giovani Tozi retornam à peça que os aproximou. Em 2006, Veneziano abria testes para seu novo espetáculo “Arlequim e Seus Dois Patrões”, e um jovem chamado Giovani Tozi, então bailarino e estudante de teatro, tentava o primeiro trabalho no teatro profissional.

Agora, eles dividem a direção em uma nova versão de “Il servitore di due padroni”, comédia de Carlo Goldoni. Escrita em 1745, a peça é conhecida por promover uma renovação estética no teatro europeu ao transformar a commedia dell’arte improvisada em uma comédia escrita, estruturada em texto dramático, sem perder o humor popular e a vitalidade dos tipos tradicionais.

Com tradução de Veneziano e adaptação de Tozi, a dramaturgia de “Dois Patrões” mantém o enredo central e os arquétipos fundamentais, como Pantaleão, Doutor e Arlequim, mas desloca tudo para uma atmosfera contemporânea, brasileira e urbana.

 Nesta versão, Pantaleão é um bicheiro que deseja casar a filha para estabilizar (e lucrar) a divisão de territórios vizinhos. O Doutor segue advogando, mas agora presta serviço para os bicheiros que aumentam sua fortuna. A história se embaralha de vez quando Beatriz Rasponi aparece vestida como o próprio irmão, Frederico, para tentar recuperar o dinheiro que o jovem havia deixado escondido com Pantaleão.

Já o Arlequim de Goldoni se transforma em Tico Sorriso. Além de carnavalesco de uma escola de samba de quarta divisão, Tico é um PJ que acumula empregos para conseguir pagar as contas no fim do mês. A história inteira acontece dentro de uma festa de noivado que nunca termina, um ambiente onde todos parecem ser “inimigos do fim”.

O resultado é uma comédia de ritmo acelerado, com linguagem de 2026, que respeita a tradição da commedia dell’arte ao mesmo tempo em que a reinventa dentro da realidade social brasileira vibrante, contraditória, perigosa e irresistivelmente cômica.

Os ingressos estão disponíveis no Sympla.

  • $$
  • Maiores de 12 anos

Dados de contato

Veja também outras opções

Ver todos