Voltar Exposição
Última modificação novembro 24, 2025

Barra Funda recebe mostra de Hilda de Paulo

A artista devolve o olhar ao curador e provoca o público a repensar os filtros nossa percepção artística

Reprodução/Instagram: @hilda.de.paulo

Informações

  • Data de inicio e término

    29/11/2025 até 20/12/2025

  • Dias da semana e horários

    Terça a sexta, das 11h às 17h;
    sábados com agendamento

  • Endereço

    Av. São Luís, 187 - República, São Paulo

  • Valores

    Gratuito

Mais detalhes

A partir de 29 de novembro até 20 de dezembro, no espaço Retina na Galeria Metrópole, a mostra da artista Hilda de Paulo “Como vai você, Sr. Curador?”,  esta disponível para visitação,  esta é a primeira mostra individual da artista e curadora em São Paulo.

Hilda atua entre pintura, escultura, performance e escrita, com obras em acervos como Fundação de Serralves, MAM Rio, MAC USP e MAC Niterói.

A artista combina pinturas, objetos, colagens e textos para criar um percurso marcado por humor, crítica e afeto, suas obras exploram subjetividade e identidade a partir de sua vivência como travesti, goiana e emigrante, ampliando conversas sobre pertencimento, memória e gestos cotidianos sem reduzir sua produção.

Com curadoria de Maíra Freitas, a mostra parte da cena clássica da visita ao ateliê, mas a inverte: é Hilda quem observa o curador, a artista questiona quem decide o que importa na arte e propõe um olhar mais atento às subjetividades que escapam aos filtros institucionais.

Obra: Caixa transportadora | Foto: Divulgação

As obras reúnem pinturas, colagens, objetos e textos que misturam crítica, humor e afeto, em pequenos formatos, a artista cria superfícies fragmentadas que lembram mosaicos, reorganizando memórias, cores e referências de modo livre e experimental.

“Hilda pergunta se estamos preparados para olhar isso, desafiando o que fomos ensinados a ver”, afirma a curadora Maíra Freitas.

A exposição convida o público a olhar e acompanhar uma artista que afirma novas presenças no campo da arte contemporânea.

A mostra tem entrada gratuita, : terça a sexta, das 11h às 17h; sábados com agendamento, no espaço Retina – Sala 26, 1º andar da Galeria.

  • Gratuito
  • Livre para todas as idades

Dados de contato

  • Telefone

    (11) 3256-1849