Retrospectiva de Hector Babenco na Cinemateca
Cinemateca Brasileira promove retrospectiva do cineasta Hector Babenco, com filmes restaurados

Informações
-
Data de inicio e término
30/01/2026 até 13/02/2026
-
Dias da semana e horários
De quarta a domingo, horários variados
-
-
Valores
Entrada gratuita
Mais detalhes
A Cinemateca Brasileira abre a programação de 2026 com uma retrospectiva dedicada a Hector Babenco (1946–2016), cineasta argentino-brasileiro que completaria 80 anos em fevereiro.
Correalizada com a HB Filmes e com colaboração da MUBI, a mostra exibe cópias restauradas de 11 longas-metragens, resultado de um projeto iniciado em 2016, sob coordenação de Patrícia de Filippi. A Cinemateca Brasileira colaborou com esse projeto ao ceder materiais originais, como negativos de imagem e som de filmes do diretor, preservados pela instituição.
Entre os títulos a serem exibidos estão: “O Fabuloso Fittipaldi” (1973), documentário cuja codireção de Babenco não foi creditada à época; “Alguém tem que ouvir o coração e dizer: parou” (2019), de Bárbara Paz, que reúne memórias e reflexões do diretor; e “O Beijo da Mulher Aranha” (1985), indicado ao Oscar de Melhor Direção em 1986.
A retrospectiva também realizará mesas de debate sobre o legado do cineasta, com convidados como Drauzio Varella e o diretor de fotografia Lauro Escorel. A equipe do filme “Brincando nos Campos do Senhor” (1991), também irá participar de uma conversa com os espectadores.
A entrada é gratuita. Para mais informações sobre os filmes exibidos na retrospectiva, acesse o website da Cinemateca Brasileira.
Dados de contato
-
Telefone
(11) 5906-8100
-
-
Redes sociais











