Cemitério Araçá tem visita guiada neste fim de semana
Roteiro passa por esculturas de Victor Brecheret e jazigos de personalidades como Nair Bello

Informações
-
Data de inicio e término
17/08/2025 até 17/08/2025
-
Dias da semana e horários
Domingo, às 10h
-
-
Valores
Gratuito
Mais detalhes
A programação cultural “Araçá e suas vozes” faz parte da 11ª edição da Jornada do Patrimônio 2025 e tem, entre as atrações, uma visita mediada ao Cemitério Araçá, neste domingo (17), a partir das 10h.
O passeio é voltado a pessoas que gostam de cultura e curiosidades, e querem conhecer um pouco mais da história de São Paulo.
Localizado na avenida Doutor Arnaldo, entre os bairros de Pinheiros e Pacaembu, o cemitério de 128 anos conta com obras de artistas renomados, como Victor Brecheret, Eugênio Prati e Gildo Zampol.

Foto: Thiago de Souza
Também abriga jazigos de personalidades, como as atrizes Cacilda Becker e Nair Bello, o empresário Assis Chateaubriant, e a advogada Eunice Paiva, retratada no filme “Ainda Estou Aqui”.
Inaugurado em 1897, o Araçá surgiu em decorrência da superlotação na necrópole da Consolação, após a ascensão social de alguns imigrantes italianos. O nome se deve à forma como a via onde ele está localizado era conhecida, Estrada do Araçá, que depois deu origem à Doutor Arnaldo.
A visita é organizada por Thiago de Souza, criador do perfil “O que te assombra?”, em parceria com a historiadora Viviane Comunale e com a concessionária Cortel SP, que administra o local.
Com o tema “Tempo em Sentidos”, esta edição da Jornada do Patrimônio promovida pela Prefeitura de São Paulo incentiva a vivência sensorial do patrimônio, entendida como uma forma de transformar a compreensão da cidade, por meio de conexões entre sentidos e lembranças.
A entrada é gratuita, com arrecadação voluntária de alimentos, que serão destinados a instituições assistenciais. Em caso de chuva, a visita será cancelada.