Voltar Teatro
Última modificação fevereiro 12, 2026

Nova temporada de “Cárcere”, da Cia. Heliópolis

Peça faz curta temporada na Casa de Teatro Mariajosé de Carvalho, sede da companhia

Cena de "Cárcere". Foto: TIGGAZ.

Informações

  • Data de inicio e término

    19/02/2026 até 01/03/2026

  • Dias da semana e horários

    De quinta a sábado, às 20h | Domingo, às 18h

  • Endereço

    R. Silva Bueno - Ipiranga

    Ver no mapa
  • Valores

    Entrada gratuita

Mais detalhes

A Companhia de Teatro Heliópolis volta ao cartaz com sua montagem premiada de “CÁRCERE ou Porque as Mulheres Viram Búfalos”, de Dione Carlos. Com encenação de Miguel Rocha, a temporada será realizada na Casa de Teatro Mariajosé de Carvalho, sede da companhia.

 A montagem aborda a presença feminina no contexto do cárcere. O enredo parte da história das irmãs Maria dos Prazeres e Maria das Dores, cujas vidas são marcadas pelo encarceramento dos homens da família: primeiro, o pai; depois, o companheiro de uma; agora, o filho da outra. Dentro do presídio, o jovem Gabriel aprende estratégias de sobrevivência para lidar com as disputas internas de poder e a falta de perspectivas inerentes ao sistema carcerário.

Naquele microcosmo a violência dita as regras e não poupa os considerados fracos ou rebeldes. Fora dali, em suas comunidades, as mulheres – mães, esposas, filhas, afilhadas – buscam alternativas para tentar romper os ciclos de opressão que as aprisionam em existências sem futuro.

A história das irmãs é um disparador no enredo de “CÁRCERE ou Porque as Mulheres Viram Búfalos” para expor o quanto é difícil se desvincular da complexa estrutura do encarceramento. O espetáculo também mostra que os saberes ancestrais resistiram à barbárie e atravessaram os séculos nos corpos, nas vozes e nas crenças de africanos que, escravizados, fizeram a travessia do Atlântico.

Em 2022, “CÁRCERE ou Porque as Mulheres Viram Búfalos” ganhou o Prêmio APCA na categoria de Dramaturgia (também foi indicado em Direção); o Prêmio SHELL de Teatro (Dramaturgia e Música; indicado em Direção) e o VI Prêmio Leda Maria Martins (Ancestralidade).

 A entrada é gratuita. Uma cota de 50% dos ingressos estará disponível no Sympla, os demais ingressos podem ser retirados na bilheteria do teatro 1h antes da apresentação.

  • Gratuito
  • Maiores de 12 anos

Dados de contato

Veja também outras opções

Ver todos