“Boca a Boca: Um Solo para Gregório” entra em cartaz
Espetáculo tem participações de Dráuzio Varella, Eduardo Moreira (ICL), Zélia Duncan e Maria Padilha

Informações
-
Data de inicio e término
26/08/2025 até 28/08/2025
-
Dias da semana e horários
Terça, quarta e quinta, às 20h
-
-
Valores
R$ 80 (inteira) | R$ 40 (meia)
Mais detalhes
O Teatro Oficina apresenta a nova versão de “Boca a Boca: Um Solo para Gregório”, peça que revisita a obra de Gregório de Matos (1636–1696), considerado o primeiro grande poeta brasileiro e conhecido como o “Boca do Inferno”.
Protagonizado por Ricardo Bittencourt, o espetáculo propõe um mergulho visceral na poesia crítica e irreverente de Gregório.
A nova montagem conta ainda com participações especiais, em noites alternadas, de Drauzio Varella, Eduardo Moreira (ICL), Zélia Duncan e Maria Padilha, que declamarão poemas do autor baiano.
Desde a estreia em 2015, no Instituto Camões, em Lisboa, o espetáculo já percorreu São Paulo, Bahia e Berlim. Nesta versão, incorpora sugestões do músico e ensaísta José Miguel Wisnik, ampliando o repertório de textos escolhidos.
Em cena, poesia e música se cruzam em uma atmosfera que remete ao rock’n’roll, com referências sonoras que vão de The Doors e Ramones a Caetano Veloso, Gilberto Gil e Novos Baianos.
A performance alterna declamações intensas e narrativas sobre a vida e o exílio do poeta, entre sátiras de costumes, crítica ao poder, religião e reflexões sobre a condição humana.
O título “Boca a Boca” faz alusão tanto aos apelidos do poeta quanto à forma pela qual sua obra sobreviveu, transmitida oralmente e de maneira manuscrita, resistindo à censura até a publicação póstuma, no século 20.
A dramaturgia é assinada por João Sanches, com trilha sonora ao vivo de Adriano Salhab e vídeo ao vivo de Igor Marotti.
“Queremos trazer Gregório de volta para a Bahia e mostrar o quanto ele é atual”, afirma o diretor João Sanches.
As vendas de ingressos online já estão disponíveis neste link.
Dados de contato
-
Telefone
(11) 3106-2818
-
-
Redes sociais