“Bazar da Cidade” tem edição de Dia das Mães

Uma das principais feiras de design artesanal, bazar traz peças de ateliês de várias regiões do país

Bazar da Cidade Foto: @tomzefonseca

Informações

  • Data de inicio e término

    26 abr até 27 abr

  • Dias da semana e horários

    Sábado e domingo, a partir das 11h

  • Endereço

    Rua Portugal, 43 – Jardim Europa

    Ver no mapa
  • Valores

    Gratuito o acesso ao jardim e ao Bazar | Visita ao museu: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia)

Mais detalhes

A Casa Museu Ema Klabin receberá a edição especial de Dia das Mães do “Bazar da Cidade” com uma série de opções de presentes. O evento traz peças artesanais de diversas regiões do país produzidas por pequenos e criativos designers, artesãos e empreendedores. São produtos de arte popular brasileira, moda, casa, decoração e bem-estar. O bazar é realizado no jardim da casa museu, projetado por Roberto Burle Marx, e tem entrada franca.

“Além de presentear as mães com produtos originais e exclusivos, fortalecendo a economia criativa, toda a família pode desfrutar de um passeio cultural enriquecedor, com oficinas divertidas para as crianças, uma gastronomia deliciosa, música ao vivo e o charme único da Casa Museu Ema Klabin, que é um verdadeiro oásis”, salienta Bel Pereira, fundadora do “Bazar da Cidade”.

Quem aprecia peças decorativas e utilitárias, vai se encantar com a explosão de cores e criatividade do ateliê Renata Cerâmica Criativa, uma das novas expositoras selecionadas para o bazar. São xícaras, pratos, bowls, bules, vasos, e apoio de colher em cerâmicas pintadas à mão que deixam qualquer ambiente mais alegre e cheio de personalidade.

Formada em artes plásticas, a artesã gaúcha Renata Pancich montou seu ateliê/oficina em São Paulo há oito anos e se orgulha por ter uma equipe formada somente por mulheres, entre elas, sua mãe de 84 anos.

Recentemente, o ateliê lançou a coleção “Sabores” com peças decoradas com pinturas de frutas como cereja, limão, laranja, caju e melancia, que trazem ainda mais cor e alegria às refeições do dia a dia. Outro queridinho do ateliê é a jarra passarinho.

“Minha inspiração vem da moda e da natureza, e meu objetivo é criar cerâmicas que sejam além de funcionais, divertidas e repletas de cores vibrantes, mudando a atmosfera dos espaços”, conta a artesã.

Elegância e solidariedade

Outro expositor selecionado para esta edição é o ateliê Mesa Belém, que traz uma variedade de jogos americanos, guardanapos de linho, colares decorativos de mesa, porta-guardanapos e cachepôs que conferem um toque festivo a qualquer ocasião. Outro diferencial? Além de valorizar a beleza e a sofisticação, o ateliê faz parte de um projeto social que, por meio da produção e venda de produtos artesanais, gera renda para a Missão Belém, que acolhe pessoas em situação de rua.

Segundo a fundadora, o ateliê nasceu com o propósito de unir elegância e solidariedade:

“Nossos produtos são feitos à mão por costureiras da periferia que transformam vidas”, contou Ana Lucia Manzato.

Moda: mulheres atuando no design e inovação

Para os apreciadores de moda autoral, o bazar apresentará uma seleção de peças têxteis em linho, seda, viscose e algodão. Entre os destaques estão a designer Miriam Papalardo, com sua marca Vestíveis, e Nami Wakabayashi Francucci, que estreia sua marca Nami.

Formada em arquitetura e com 25 anos de atuação como joalheira, Nami decidiu reinventar seu percurso aos 50 anos, criando roupas confortáveis que acompanham as transformações do corpo e do tempo presente.

“Comecei a estudar modelagem com esse propósito, e nasceu a Nami — uma linha de roupas que abraçam corpos em constante mudança”, revela a empresária.

O bazar também conta com bijuterias e joias autorais criadas com diversas técnicas, entre os destaques, a Quantum Leap, que lançará sua nova coleção inspirada nas nuances e sensações do outono. A coleção traz como ponto alto os colares de cerâmica com difusores, permitindo que o usuário desfrute dos benefícios de aromas naturais.

As criativas peças da designer Marília Gessullo, da marca Maré joalheria artesanal, também estarão presentes, assim como as joias da designer Carmen Lombardi, premiada no Brasil e no exterior, e reconhecida como uma das grandes especialistas na arte da esmaltação.

Pinturas da etnia Waurá (Xingú)

O bazar contará ainda com bancos de madeira, objetos utilitários e de decoração em cerâmica dos povos da etnia Waurá, do Parque Indígena do Xingu. Segundo Sakalu Waurá, o público também poderá realizar pinturas corporais indígenas com tinta à base de urucum, que podem manter-se na pele por um período de uma semana.

Gastronomia

Durante a visita ao bazar, os visitantes poderão saborear pratos de diversas partes do mundo, como a comida árabe funcional Do Oriente ao pote da chef Magda Hammoud, filha de libaneses, que utiliza em seus pratos somente temperos vindos do Líbano; a culinária da Domo Gastronomia Mediterrânea Grega; e delícias portuguesas como toucinho do céu, barriga de freira e pastel de nata da Santa Nata.

Além de risotos, antepastos, queijos, quiches, doces, pães, geleias, drinks, vinhos, cervejas artesanais e o premiado sorvete da Amollis, selecionada como semifinalista brasileira da maior competição de gelato do mundo, a Gelato World Masters.

Oficinas para crianças: jogos de tabuleiro do mundo

As crianças poderão se divertir com as oficinas ministradas pelo Coletivo Lúdico, que trazem jogos de tabuleiro de diversas épocas e países feitos com madeira reciclável. São jogos africanos, europeus, asiáticos e ameríndios que colaboram para o desenvolvimento cognitivo e social e podem ser uma forma divertida de expandir os horizontes dos pequenos e estimular que eles se desconectem das telas. As oficinas gratuitas acontecem nos dois dias.

Música ao vivo e visita ao museu

Ao final da tarde, a pedida é relaxar com os amigos e tomar um drink com música ao vivo, com o Duo Shy, que desde 2022 encanta o público do evento com um repertório leve diversificado. Liderado pelo músico Jorge Shy, o duo passeia pelo jazz e pela música brasileira, trazendo arranjos de clássicos de Rita Lee, Beatles, temas de filmes, entre outros.

O público ainda poderá visitar a Casa Museu Ema Klabin. A residência onde viveu Ema Klabin de 1961 a 1994 é uma das poucas casas museus de colecionador no Brasil com ambientes preservados e conta com uma diversificada coleção de arte, incluindo pinturas do russo Marc Chagall (1887-1985) e do holandês Frans Post (1612-1680), além de pintura moderna brasileira, artes decorativas e peças arqueológicas.

Quem vem?

Participam desta edição: Sakalu Waurá, All Wood, Miriam Andraus Pappalardo, Duda by duda, Memoire! arte têxtil, Chica Brand, Etnias Mundi, Just Silk, Viviann Thums, Maria Estrela, Mesa Belém / Mesa posta, Lu Podboy, Atelie_das_duas, Ninho, AtelieBK, NAMI, Rosa Me arte em tecidos, Valezero, Elaine Namba, Sueli Isaka, Bacca Desings, Maré – Joalheria Artesanal, Chaihara, Ambá Ambá, Marilia Monteiro, Atelier Carmen Lombardi, Jammin Atelier, Quantum Leap, Pertence Diferente, FP Bordadoria, Mafagafo, Mos Aromas, Casa Avignon Aromas e Velas, Andrea Maria Puro Linho Italiano, Ivone Rigobello, Atelier da Renata, Crochê Design Contemporâneo, Âme Cerâmica Artesanal, Rosana Rehder, Due Pijamaria, Uma Kids e Baby, Paper Poetry, Sakalu, Ayar Mundi, Leyla Asa, Designer de Bolsas e Acessórios, Balas da Kah, Do oriente ao pote, Da Fazenda, Cervejaria Los Compadres, Lá de Passos pães de queijo, Domo Gastronomia Mediterrânea Grega, Vinho até Você, Pão do Tulio, Simel Doces, Rincón Chileno, Ayslla Defumaria Antepastos Defumados, Celestino, Quiche Voilá, Gamadum Emporium, Amollis Gelato, Tholci Bakery, Café Campo Místico, Chardonnay Gourmet Risotos, Santa Nata.

  • Acessível para cadeirantes
  • $
  • Gratuito
  • Livre para todas as idades

Dados de contato

Veja também outras opções

Ver todos