Atelier BB 39 traz “A Beleza (Desútil) da Madeira”
Dupla João Paulo Paixão e Vitor Mazon questiona a visão utilitária da madeira.

Informações
-
Data de inicio e término
24 ago até 21 set
-
Dias da semana e horários
Terça a Sexta-feira, às 13h e às 19h;
Sábado, às 15h e às 19h;
Fechado aos Domingos e feriados. -
Mais detalhes
Os artistas João Paulo Paixão e Vitor Mazon inauguram a exposição “A Beleza (Desútil) da Madeira”, mesclando trabalhos de diferentes técnicas, como desenhos, esculturas, fotografia, molduras e objetos. No entanto, sempre tendo a madeira como fio condutor.
“De forma muito bem resolvida, os artistas nos oferecem a possibilidade de apreciarmos o material, não por sua utilidade, resistência e solidez, pelo contrário, recebemos em nossas mãos a madeira quando inútil”, escreve João Pedro Pedro, curador da exposição. Ambos os artistas partem de uma exploração das muitas possibilidades da madeira, pensando suas particularidades para além das suas funções e usos comuns.
João Paulo Paixão, maneja-a de tal forma que, utilizando restos, cacos e pequenos pedaços, aproveita suas formas pontiagudas para criar organismos espinhosos que ao mesmo tempo afastam e seduzem o espectador. João preserva e aproveita a qualidade pictórica dos pedaços encontrados como são, utilizando-os em conjunto e ressignificando seus achados, atribuindo beleza àquilo que para muitos seria apenas lixo.
Enquanto Vitor Mazon, influenciado pelos marceneiros da sua família, explora não apenas o material principal, mas todas as possibilidades que vêm junto de seus adjacentes. Criando paisagens acidentais com lixas ou questionando a figura da madeira na arte, onde a moldura também é obra e invade o espaço da imagem. Com sua curiosidade experimentativa, consegue abrir olhares e conceitos em torno das possibilidades dos materiais que se propõe a manipular.
Dados de contato
-
Redes sociais