Voltar Teatro
Última modificação setembro 02, 2025

“Amor Assassino” estreia no Espaço Parlapatões

Espetáculo é baseado na vida e na obra do jornalista João do Rio, pioneiro da crônica-reportagem

Amor Assassino Foto: Divulgação

Informações

  • Data de inicio e término

    06/09/2025 até 11/10/2025

  • Dias da semana e horários

    Sábado, às 18h (setembro) | Sábado, às 20h (outubro)

  • Endereço

    Praça Roosevelt, 158 - Centro

    Ver no mapa
  • Valores

    de R$ 30 e R$ 60

Mais detalhes

Baseado na vida e na obra de João do Rio (pseudônimo de Paulo Barreto, 1881–1921), o espetáculo “Amor Assassino” estreia no Espaço Parlapatões. A peça aproxima a narrativa do autor à estética proposta por Bertolt Brecht (1898-1956).

“Amor Assassino” destaca o gestus social como recurso central, permitindo que as relações de poder entre classes econômicas, tão presentes na obra do escritor carioca, sejam evidenciadas tanto na forma épico-narrativa quanto na dramática.

Considerado pioneiro da crônica-reportagem e eleito o membro mais jovem da Academia Brasileira de Letras, João do Rio construiu carreira marcada pelo olhar atento à sociedade carioca, de seus salões refinados às ruas populares.

Mestiço de pele clara e origem humilde e homossexual assumido em uma época de fortes preconceitos, João do Rio conquistou ascensão social pela escrita e se tornou um dos jornalistas e cronistas mais influentes do início do século 20.

Em “Amor Assassino”, a proposta cênica é concebida como uma obra “aberta”, na qual os atores permanecem em cena o tempo todo, alternando entre personagens e espectadores. Esse recurso busca criar com o público o distanciamento crítico típico do teatro brechtiano, ampliando a reflexão sobre as dinâmicas sociais retratadas por João do Rio.

Com direção de André Correa, o espetáculo traz no elenco Lu Castro, Maurício Constantino, Claudia Batocchio, Vanessa Lima, Monique Peretti, Zah Borghetti, Dedé Duarte, Felipe Marcondes, Carlos Fagundes, Ana Paula Brito, Eric Urpia, Yasmin Bata, Leonardo Zanchin, James Melchiori, Bruno Munhoz

 

 

  • Acessível para cadeirantes
  • $
  • Maiores de 16 anos

Dados de contato