23ª Semana Nacional de Museus
MIS, visita ao Cemitério da Consolação e experiências imersivas no app Kwai celebram a data

Informações
-
Data de inicio e término
12 maio até 18 maio
-
Dias da semana e horários
Confira os dias em horários na programação.
Mais detalhes
Promovida anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a Semana Nacional de Museus mobiliza instituições culturais de todo o Brasil para reforçar a importância dos museus como locais de memória, educação, inovação e transformação social. A ação celebra o Dia Internacional dos Museus, comemorado em 18 de maio.
E para esta 23ª edição, o Museu da Imagem e do Som (MIS) traz uma programação especial. Com o tema “O Futuro dos Museus em Comunidades em Rápida Transformação”, o museu promove uma visita guiada sobre o universo da fotografia, no dia 13, e uma palestra sobre mediação cultural com novas tecnologias, no dia 16.
O encontro “Fotografia e o tempo histórico” reflete sobre a transformação tecnológica acelerada e como os museus, que atuam como preservadores da memória, se adaptam a isso.
Pensando nisso, o Núcleo Educativo e o Centro de Memória e Informação do MIS – CEMIS convidam o público a participar de uma visita educativa às exposições: “Linha do Tempo da Fotografia”, que apresenta a trajetória dos avanços e mudanças estéticas ao longo de mais de cem anos da fotografia; e “Suportes da Memória”, que aborda a mudança da materialidade dos processos fotográficos, desde a daguerreotipia surgida em 1839 até o uso das emulsões de gelatina e prata na década de 1880.
Já no dia 16, sexta-feira, acontece a palestra “Mediação Cultural e Novas Tecnologias: Possibilidades Educativas”. Com o suporte de recursos digitais, as exposições podem ganhar vida por meio da realidade aumentada, visitas virtuais e aplicativos educativos, facilitando o aprendizado e a participação de diferentes públicos.
A partir da experiência com a exposição imersiva “Notre-Dame de Paris: Uma Viagem pela Catedral”, realizada em 2024, o Núcleo Educativo do MIS Experience compartilha ações educativas que promoveram a participação ativa através da tecnologia para diferentes grupos sociais. O bate-papo acontece às 14h, e as inscrições devem ser feitas previamente neste link.
Programação
- VISITA | “Fotografia e o tempo histórico” com Núcleo Educativo MIS e CEMIS
Data: 13/05, terça-feira, 14h
Local: Espaço expositivo MIS – Av Europa, 158
Ingresso: Gratuito, 20 vagas, inscrição uma hora antes na recepção
Classificação: Livre
- PALESTRA| “Mediação cultural e novas tecnologias: possibilidades educativas” com Núcleo Educativo MIS Experience
Data: 16/05, sexta-feira, 14h
Local: LABMIS – Av Europa, 158
Ingresso: Gratuito, 35 vagas, inscrições neste link
Classificação: livre

Cemitério da Consolação
O Cemitério da Consolação também participa da 23ª Semana Nacional de Museus com visitas mediadas gratuitas.
Programação
- Segundas-feiras, dias 12 e 19 – das 14h às 16h.
Visita mediada pelo Francivaldo Gomes, conhecido como Popó. Funcionário da prefeitura que media o passeio a mais de 20 anos.
Ingresso gratuito: Sympla*
*Outras segundas-feiras estão com ingressos liberados.
- Quarta-feira (14) e Quinta-feira (15) – das 12h30 às 15h
Visita mediada pelo professor Marcos do Carmo, integrante da Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais – ABEC.
Inscrições @prof_marcos_carmo
- Quinta-feira (15) – das 19h às 21h.
Visita noturna mediada com o projeto O Que Te Assombra?
Visita conduziada pelo Thiago Souza idealizador do OQTA e historiadora Viviane Comunale.
Inscrições: oqueteassombra
Endereço: R. da Consolação, 1660.
Já o Kwai, app de criação e compartilhamento de vídeos curtos, participa pela primeira vez da Semana Nacional de Museus. A plataforma preparou uma série de ações que aproximam os usuários do universo dos museus e das artes de forma criativa, acessível e interativa.
Todas as atividades estarão disponíveis na página especial #KwaiNaSemanaDeMuseus dentro do app, que reúne experiências imersivas e ferramentas voltadas à produção de conteúdo autoral.
Um dos destaques é um mapa interativo com a localização de museus e espaços culturais em diferentes regiões do país, com acesso a visitas virtuais em parceria com o projeto Era Virtual, que registra em formato online as mais distintas exposições, monumentos e belezas do Brasil.
O Kwai também lançou cinco filtros de realidade aumentada inspirados em obras de arte e elementos museológicos, que estarão disponíveis na mesma página especial para a produção de conteúdos.