Voltar Teatro
Última modificação fevereiro 11, 2026

11ª MITsp ocorre no início de março

Durante 10 dias, artistas nacionais e internacionais apresentam espetáculos que versam sobre a atualidade

Logo da 11ª MITsp. Desing: Hélter Pessoa (@helterpessoa)

Informações

  • Data de inicio e término

    06/03/2026 até 15/03/2026

  • Dias da semana e horários

    Dias e horários variados. Consulte a programação

  • Endereço

    São Paulo, SP

Mais detalhes

A Mostra Internacional de Teatro de São Paulo (MITsp) irá iniciar sua 11ª edição em 06 de março. Com espetáculos e ações dedicados a temas como violência, controle social, homofobia e vigilância, a mostra fica em cartaz até o dia 15.

A edição deste ano mergulha na produção contemporânea com temas urgentes de nosso tempo, sem deixar de lado a pesquisa de linguagem e a provocação cênica, questões que atravessam o olhar para a curadoria dos principais eixos do festival: Mostra de Espetáculos, MITbr – Plataforma Brasil, Ações Pedagógicas e Olhares Críticos.

O espetáculo “História da Violência”, adaptação do livro homônimo de Édouard Louis, com direção de Thomas Ostermeier e produção da Schaubühne (Berlim) foi selecionado para abrir esta edição no Teatro Liberdade (R. São Joaquim, 129 – Liberdade, São Paulo). Outro destaque vai ser a apresentação do solo “Quem Matou Meu Pai”, que além de adaptar outro livro do escritor francês também será interpretado pelo próprio autor.

Édouard Louis interpreta o solo “Quem Matou meu Pai”. Foto: Jean-Louis Fernandez

Além disso, a programação conta com mais três espetáculos internacionais, além de uma abertura de processo. Na programação nacional, o festival também promove a diversificação da MITbr – Plataforma Brasil, que, até o lançamento da programação, engloba três espetáculos selecionados via convocatória nacional, seis espetáculos da parceria Conexões Centro-Oeste com o Itaú Cultural, duas aberturas de processos, dois espetáculos convidados e uma virada performativa inédita.

“Atrás das Paredes”, peça do grupo brasiliense Cia. Plágio. Foto: Alexandre Magno

No eixo de Ações Pedagógicas, a curadoria traz atividades com artistas da Mostra e outros convidados/as. Este programa engloba oficinas, rodas de conversa e trocas de experiências realizadas de forma gratuita para o público. Presente desde a primeira edição, a programação reúne aulas com artistas e encenadores de referência internacional, com temas como processo criativo, corpo, fronteira e reinvenção da linguagem. Complementam esse eixo as mesas de debate, que colocam em diálogo culturas cênicas negras, indígenas, populares e brasileiras; questões de acesso nas culturas Def; e diferentes noções de corpo nas experiências performáticas contemporâneas.

Por fim, o eixo de Olhares Críticos  apresenta uma programação com encontros e conversas com convidados de visões plurais e complementares. Essa programação propõe espaços de reflexão sobre as obras e os contextos que atravessam a cena contemporânea, reunindo artistas, pesquisadoras e pensadores em entrevistas, mesas e encontros de acompanhamento de processos.

Clique nos links para conhecer a programação completa dos espetáculos internacionais; dos espetáculos brasileiros; das mesas de debate (Olhares Críticos); e das ações pedagógicas.

O primeiro lote para os ingressos dos espetáculos internacionais será aberto ao meio dia, em 12 de fevereiro, no website da MITsp. As entradas podem ser compradas apenas online por meio de canais de vendas oficiais utilizados pelos teatros e espaços culturais que recebem a programação – são eles: Sympla, Teatro do Sesi-SP, Sesc São Paulo e Itaú Cultural.

Logo da 11ª MITsp. Design: Hélter Pessoa (@helterpessoa)

  • Acessível para cadeirantes
  • Acessível para deficientes auditivos
  • Acessível para deficientes visuais

Dados de contato