Quando o ano se inicia, é costume fazer reflexões sobre o ano que passou, avaliar as escolhas que fizemos e os resultados obtidos para seguirmos adiante, nos aperfeiçoando sempre. Parte deste processo envolve perguntas, questionamentos. Na palestra, Monja Coen irá fazer o espectador refletir sobre essas questões.
No dia 26 de Janeiro de 2023, às 20h, a Monja Coen Roshi faz uma Palestra Especial no Teatro Bradesco comemorando o início do ano e oferecendo a seguinte reflexão: qual a sua pergunta verdadeira?
No ano que se inicia, é costume fazer reflexões sobre o ano que passou, avaliar as escolhas que fizemos e os resultados obtidos para seguirmos adiante, nos aperfeiçoando sempre. Parte deste processo envolve perguntas, questionamentos.
Perguntamos a nós mesmos e a pessoas nas quais confiamos. Buscamos em nós e em professoras, professores respostas para inquietações, dúvidas, crenças e descrenças. As respostas podem nos agradar, ou não. Podem nos tirar da zona de conforto, nos encorajar a seguir adiante. Às vezes não conseguimos lidar com as respostas e temos dificuldade em usá-las para nosso benefício e para o benefício de outras pessoas.
Em momentos de sofrimento, quando precisamos de orientação, temos dúvidas: será que a pessoa que orienta é confiável? Será que, mesmo sendo confiável, a resposta está correta?
E mesmo que esteja correta, eu serei capaz de fazer o necessário? Por incrível que pareça, raramente nos questionamos se fizemos a pergunta correta. Esquecemos que uma resposta correta para uma pergunta errônea é tão prejudicial quanto uma resposta errônea para uma questão correta.
Nesta palestra, a Monja Coen Roshi vai nos questionar sobre nossas perguntas. Estamos fazendo as perguntas corretas, as verdadeiras? Estamos nos ocupando daquilo que é fundamental para nosso desenvolvimento como seres humanos? Ou estamos apenas preocupados com questões superficiais, guiadas por nossa ganância, raiva e ignorância? Nossas perguntas nos ajudam a atravessar a margem da ignorância para a margem da sabedoria?
Elas nos auxiliam a desenvolver compaixão por todos os seres? Neste ano que se inicia, podemos escolher as perguntar verdadeiras. Podemos nos questionar com compaixão, fortalecendo qualidades. Podemos deixar de lado as perguntas que nos separam das outras pessoas, e optar por aquelas que nos aproximam. Que este início de ano seja uma oportunidade para que todas as perguntas verdadeiras floresçam e para que as respostas tragam harmonia, paz e equidade a todos e todas.
Teatro Bradesco
Rua Palestra Itália, nº 500
Loja 263 – 3º Piso
Perdizes –
São Paulo – SP