O MIS Experience apresenta a maior exposição imersiva já realizada no Brasil sobre a Capela Sistina e os afrescos de Michelangelo, que estão entre as mais famosas obras da história da arte. A Mostra chega a São Paulo no dia 28 de janeiro e os ingressos podem ser comprados de forma on-line na página do MIS.
O MIS Experience – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo – apresenta a maior exposição imersiva já realizada no Brasil sobre a Capela Sistina e os afrescos de Michelangelo, que estão entre as mais famosas obras da história da arte. A estreia da mostra “Michelangelo: O Mestre da Capela Sistina”, inédita no país, entra em cartaz em 28 de janeiro de 2023.
A reprodução gigante do teto da Capela Sistina, com estrutura criada exclusivamente para esta exposição, vai proporcionar ao público uma experiência inédita de imersão no ambiente, inclusive com a reprodução dos famosos mosaicos no piso.
Com mil metros quadrados divididos em 14 salas expositivas, a mostra traz, além da sala de imersão com projeções gigantes no teto e nas paredes, espaços dedicados à arquitetura, história e curiosidades da Capela Sistina.
Os conteúdos das salas, elaborados pelo professor e historiador de arte Luiz Marques, que assina a curadoria da exposição, trarão informações sobre a construção da Capela, suas tradições e seu uso pelo Vaticano, com destaque para uma maquete e uma réplica da chave da igreja. A sala dedicada à imersão contará com recursos de alta tecnologia de animação e sonorização, promovendo um mergulho dos visitantes nas obras de Michelangelo.
Detalhes sobre cada grupo de afrescos criados pelo pintor renascentista italiano compõem a experiência. Os visitantes também poderão conferir esculturas, desenhos, estudos e projetos do renascentista Michelangelo, considerado um dos maiores ícones da história da arte do Ocidente.
A reprodução em larga escala do ateliê do artista é um dos destaques da seção, que apresenta gravuras gigantes das obras, cartas, manuscritos e documentos sobre o processo de desenvolvimento dos afrescos.
Todos os itens da mostra são homologados pelas instituições italianas que preservam o legado artístico de Michelangelo. A exposição “Michelangelo: O Mestre da Capela Sistina” é uma realização do Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo, MIS Experience, Boldly Go e DeepLab Project, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Ingressos: www.mis-sp.org.br.