O Dia do Humorista é celebrado no Brasil no dia 12 de abril. A data foi escolhida para homenagear Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho, o saudoso Chico Anysio (1931 – 2012), ícone do humor nacional, que nasceu nesta data.
Além de Chico, o país tem grandes artistas que consolidaram suas carreiras no gênero, como Jô Soares, Paulo Gustavo, Renato Aragão, Ingrid Guimarães, Tatá Werneck, Costinha e Ary Toledo, entre tantos outros.
O stand-up comedy é, hoje, um dos tipos de espetáculo de humor mais populares do país, responsável por lançar novos talentos.
Nomes como Bruna Louise, Fábio Rabin, Marcelo Médici, Renato Albani, Marco Luque e Thiago Ventura, entre outros da nova geração de humoristas, lotam cada vez mais os teatros da cidade com suas apresentações.
Que tal celebrar essa data com muito riso? Veja aqui os espetáculos de humor que estão em cartaz em São Paulo ou vão estrear nos próximos dias, e divirta-se!
1. Bruna Louise – “O que passa na cabeça dela?

Bruna Louise lotou todas seções no Sabesp Frei Caneca em 2024. | Foto: Divulgação
Além de ser uma das mulheres pioneiras do stand-up comedy no Brasil, Bruna Louise é, hoje, uma das maiores representantes do gênero no país.
Depois do sucesso de público em 2024, sempre com casa cheia, Bruna volta aos palcos para nova temporada no Teatro Sabesp Frei Caneca, local onde já se consolidou como uma das maiores artistas em cartaz.
A humorista apresenta o show “O que passa na cabeça dela?”, combinando histórias reais, improvisos e interações únicas com a plateia.
Bruna compartilha com o público experiências pessoais, celebrando suas vitórias e arrancando gargalhadas ao falar de suas derrotas, transformando os desafios da vida em boas risadas.
Ao ir além do entretenimento, ela ainda provoca reflexões ao abordar preconceitos, julgamentos e escolhas que, muitas vezes, são impostas às mulheres. Saiba mais aqui.
2. Fábio Rabin – “Ladeira abaixo”

Fábio Rabin fala, com humor, sobre a vida do homem. | Foto: Mila-Maluh
Em “Ladeira abaixo”, em cartaz no Teatro das Artes, no Shopping Eldorado, Fábio Rabin leva o público a uma jornada pelas desesperadas tentativas de um homem para reconquistar sua esposa, depois de ter cometido alguns vacilos.
Ao longo de 70 minutos de apresentação, o humorista fala sobre diversos assuntos, que vão desde viagens internacionais até um encontro com os atores do filme “De Volta Para o Futuro” (1985), entre outras peripécias.
Em “Ladeira abaixo”, ele ainda aborda as mudanças que acontecem na vida de um homem ao chegar aos 40 anos. Novos gostos, o surgimento de novas prioridades, e questões como dores, pelos, rugas, unhas podres e até flatulências são debatidas pelo humorista. Veja mais informações aqui.
3. Marcelo Médici – “Cada um com seus pobrema”

Alguns dos personagens do ator Marcelo Médici. | Foto: Jairo Goldflus
O humorista Marcelo Médici também está de volta aos palcos da capital, com a aclamada comédia “Cada um com seus pobrema”, em temporada especial, no Teatro Sabesp Frei Caneca.
O espetáculo já é um dos maiores sucessos do teatro nacional. Com um humor inteligente e ritmo acelerado, utilizando uma linguagem moderna, Médici interpreta oito personagens hilários.
Os destaques ficam por conta da vidente Mãe Jatira, da apresentadora infantil Tia Penha, do último mico-leão-dourado do mundo e do corinthiano Sanderson, que também está presente no programa “Vai Que Cola”, do MultiShow / Globo. Saiba mais aqui.
4. Marco Luque – “É disso que eu tô falando”

Em show, Marco Luque mostra novas esquetes, com personagens marcantes. | Foto: Divulgação
Após 3 anos apresentando o espetáculo “Dilatados”, Marco Luque apresenta, agora, seu novo show “É disso que eu tô falando”, em cartaz no Teatro das Artes.
No palco, o humorista e ator interpreta quatro de seus personagens mais marcantes: Jackson Faive, Mustafary, Mary Help e Silas Simplesmente. Cada um deles personagens reflete a cultura e o cotidiano do brasileiro, surpreendendo o público com uma narrativa inusitada.
Além dos espetáculos nos teatros, Marco Luque consolidou seu nome no humor brasileiro com atuações no “CQC” (TV Band), no quadro fixo no “Altas Horas” e nas séries “Nova Escolinha do Professor Raimundo” (2017 e 2018) e “No corre – partiu entrega” (2024), todos na Globo.
No cinema, atuou em filmes como: “O Homem Perfeito”(2018), “Passagrana” (2023) e “Stand-up – Minha vida é uma comédia” (2023). Veja mais informações aqui.
5. Ricardo Villardo – “Você não é todo mundo”

Ricardo Villardo, em cena de “Você não é todo mundo”. | Foto: Douglas Souza
O humorista Ricardo Villardo estreia, em 2 de maio, o monólogo “Você não é todo mundo”, no Teatro Bibi Ferreira. Ele foi considerado ator revelação nas redes sociais em 2021, por homenagear o saudoso artista Paulo Gustavo.
Na época, Villardo produziu um vídeo caseiro intitulado “Carta para Deus”, no qual falava sobre o ator, que morreu em decorrência da Covid-19, em maio daquele mesmo ano. Alcançou a marca de quase 4 milhões de visualizações, no Instagram e Tik Tok.
Em “Você não é todo mundo”, o humorista busca uma resposta para a difícil pergunta: “quem eu sou?”. Ao longo do espetáculo, Villardo relembra toda a sua história, percebendo que ela está conectada às mulheres que o transformaram na pessoa que se tornou. No entanto, agora, ele sente a necessidade de buscar uma nova identidade artística.
O espetáculo também é uma celebração a Paulo Gustavo. Saiba mais aqui.
__