Voltar Entretenimento
Última modificação outubro 31, 2025

Desenho Animado: roteiro por espaços temáticos

Capital tem restaurantes, cafés, bares, parques e outros lugares feitos para curtir a arte da animação

Desenho Animado O encanto das histórias em quadrinhos/Foto: iStock

Cadastre-se na Newsletter

    A semana em que é comemorado o Dia do Desenho Animado (28 de outubro) é um bom momento para conhecer mais sobre essa expressão artística, que encanta adultos e crianças.

    A ideia de dar movimento às ilustrações feitas em papel surgiu na França, entre o final do século 19 e início do 20, tendo como inspiração o cinema mudo. Nomes como Émile Reynaud e Émile Courtet foram os pioneiros no segmento, com invenções como o praxinoscópio (aparelho que projeta em uma tela os desenhos feitos em fitas transparentes), e o uso do projetor de filmes moderno.

    No Brasil, a animação demorou um pouco mais para ser usada e cair no gosto dos espectadores: as primeiras experiências aconteceram na primeira metade do século 20.

    Mas, o primeiro longa animado do país foi criado apenas na década de 1950, “Sinfonia Amazônica” (1953), produzido por Anélio Lattini Filho. Aos poucos, o gênero ganhou espaço e passou a ser usado também na publicidade.

    Na história nacional, destacam-se ainda nomes como Eugênio Fonseca Filho, Ypê Nakashima (imigrante japonês), Wilson Pinto, Wanda Latini, Álvaro Henrique Gonçalves e Clóvis Vieira.

    Para celebrar a data, o Viva a Cidade prepara um roteiro especial para os fãs de cartuns, com tudo o que São Paulo tem de melhor para quem deseja viver uma experiência imersiva e temática. 

    Conheça seis espaços, voltados para diferentes públicos e gostos, que homenageiam o mundo dos desenhos, animes e filmes:

    1. Eat Asia

    A rede de restaurantes de comida asiática tem sete unidades na Grande São Paulo, entre eles, o Hello Kitty and Friends 2D by Eat Asia, na Liberdade.

    O espaço, totalmente temático, conta com decoração toda pintada à mão, em preto e branco, pela artista Carol WangÉ o primeiro restaurante 2D da personagem no mundo.

    No cardápio estão pratos desenvolvidos por Tatiane Yumi, chef executiva da Eat Asia, com criações à base de Wagyu (carne japonesa), além de yakissoba, poke e marmitas, feitas especialmente para crianças, como a Obentô Kids Batz Maru, entre outras delícias. 

    As sobremesas são encantadoras, decoradas com a personagem, e deliciosas, criadas pelo chef pâtissier Cesar Yukio. O menu também tem drinques não alcoólicos para as crianças e adultos.

    Além dessa casa, a rede tem outros dois restaurantes na Liberdade, além de unidades em Moema, Santo André, Guarulhos e São José dos Campos.

    2. Hamburgueria Le Burger

    É uma hamburgueria retrô, com decoração imersiva e temática nerd e geek, destino imperdível quem se identifica com esse universo, como fãs de colecionáveis e de cultura pop em geram, que apreciam desenho animado. 

    O cardápio é assinado pelo chef Arthur Sauer e tem hambúrgueres, sanduíches e outras opções de pratos, que são servidos em um ambiente fascinante.

    É a união perfeita entre sabor e ambientação, em um espaço charmoso e atrativo para quem gosta de boa comida e diversão. 

    3. Bob Esponja Burguer & Restaurante

    Inspirado nas  aventuras de Bob Esponja Calça Quadrada, do desenho exibido no canal Nickelodeon, o restaurante é todo dedicado ao personagem e sua turma.

    Com elementos projetados para proporcionar uma imersão total, o lugar oferece uma experiência incrível para os fãs, além de um menu variado, com massas, hambúrgueres e outras delícias, que completa a experiência de quem vai até lá. 

    4. Estúdio Mauricio de Sousa Produções 

    É o lar da Turma da Mônica, uma paixão 100% brasileira. Por lá é possível fazer um tour guiado e conhecer os bastidores da criação dos gibis, desenhos, filmes e personagens. 

    Durante o passeio, os visitantes podem ver desenhistas, roteiristas, animadores e designers em ação, descobrindo os detalhes de cada etapa do processo criativo, em uma experiência imersiva, para pessoas de todas as idades.

    As visitas guiadas acontecem de segunda a sexta-feira, em dois horários (às 9h30 e às 14h30), com duração de duas horas. O passeio é acessível para todos os públicos.

    5. Parque da Mônica

    É o maior parque coberto da América Latina, com 12 mil m². Oferece ao público atrações diversas e interativas, dentro do universo das histórias em quadrinhos criadas pelo cartunista Maurício de Sousa. 

    Localizado no Shopping SP Market, na zona Sul de São Paulo, o espaço diverte pessoas de todas as idades, em ambientes como: Cozinha da Magali, Casa da Mônica, Brinquedão do Chico Bento, Teatro da Mônica, Horacio Park, Ce-Bolinhas. 

    6. Gibiteca Henfil 

    Instalada no interior do Centro Cultural São Paulo (CCSP), a gibiteca, que pertence à Prefeitura de São Paulo, tem acervo com mais de 10 mil títulos.

    São revistas de histórias em quadrinhos variadas, gibis, periódicos, fanzines e livros sobre o universo das HQs. 

    Os itens estão disponíveis para consulta no local, e uma parte dele pode ser emprestada, mediante matrícula.

    O espaço também promove atividades como feiras de troca de gibis, palestras e oficinas. 

    __

    LEIA MAIS:

    Marina Barlati

    58 publicações

    Graduada em Comunicação Social / Jornalismo, com MBA em Marketing Digital. Tem experiência em jornais, revistas e assessoria de comunicação.