A música latina é conhecida por sua energia contagiante e pela diversidade de seus estilos. Marca registrada do nosso continente, os ritmos latinos têm raízes profundas na África e na Europa, mas também são influenciados por uma mistura de elementos culturais de diferentes povos. Eles conquistaram o mundo e continuam inspirando novas gerações de músicos e dançarinos.
As variações de ritmos na América Latina são muitas, e eles estão presentes em nossa vida por meio da dança e da cultura. Essa influência se manifesta em estilos como o reggaeton, a bachata e a salsa, que têm sido incorporados à música pop e a outros estilos musicais no Brasil e no mundo.
O Viva a Cidade convida você a conhecer um pouco mais sobre os principais e mais populares ritmos latinos e apresenta um roteiro pela capital paulistana com dicas de locais para praticá-los por meio da dança de salão.
Principais ritmos latinos

Casais em aula de dança de salão com ritmos latinos/Foto: iStock
Mambo
O mambo moderno foi criado em 1939 por Orestes López e Cachao López como uma evolução do danzón, uma dança de salão cubana, com sonoridades da cultura africana e do jazz. Originário de Cuba, o estilo musical ganhou fama mundial na década de 1950. Com uma estrutura rítmica complexa, o mambo apresenta um ritmo acelerado, movimentos vigorosos de quadril e instrumentos vibrantes, que misturam elementos do danzón, do swing e do jazz. Seus principais instrumentos são congas, timbales, trompetes e trombones.
Salsa
Nascida em Havana, no interior de Cuba, a salsa é um estilo musical que mescla diversos gêneros. Caracterizada por sua batida contagiante e pela improvisação, foi reconhecida como identidade musical na década de 1970, influenciando muitos sucessos da música pop dos anos 1980, como os de Glória Estefan e Miami Sound Machine.
Reggaeton
Originário do Panamá e de Porto Rico, o reggaeton é um estilo musical que combina elementos de reggae e hip-hop. Popularizado na década de 1980, é conhecido por sua batida acelerada e letras urbanas.
Bachata
Nascida na República Dominicana, a bachata é um gênero musical híbrido que combina elementos do bolero e do tango. Caracterizada pelo uso de instrumentos percussivos, como o bongô, e de cordas, como o violão, a bachata é uma música romântica que conquistou o mundo. No Brasil, ela tem sido bastante incorporada ao sertanejo universitário.
Tango
Nascido na Argentina, o tango é uma dança que combina elementos do flamenco e do folclore sul-americano, tendo o bandoneón como um de seus instrumentos mais tradicionais. Caracterizado por seu compasso de dois por quatro e melodias melancólicas, o tango é um dos principais símbolos culturais da Argentina. Astor Piazzolla é um dos principais compositores do estilo desde a metade do século XX.
Cumbia
Originária da Colômbia, a cumbia é um estilo musical que mistura tradições indígenas, europeias e africanas. Popularizada nos anos 1940 nos demais países hispano-americanos, principalmente no México e na Argentina, a cumbia é conhecida por sua batida contagiante e por suas letras românticas. A cumbia é uma música instrumental que mistura tambores africanos e instrumentos de sopro. O colombiano José Barros é um dos principais representantes desse ritmo dançante.
Onde aprender os ritmos latinos em São Paulo
São Paulo oferece diversas escolas de dança onde é possível aprender a dança de salão com ritmos latinos. Veja abaixo algumas opções:
Club Latino Escola de Dança
O espaço oferece aulas de dança de salão para iniciantes e avançados, incluindo ritmos latinos, como merengue, salsa e bachata.
Estúdio Ritmo
É um espaço voltado para a vivência e a formação em dança. Oferece também ritmos latinos e é uma boa opção para quem deseja aprender e praticar dança de salão.
Solum Escola de Dança de Salão
A Solum é uma escola especializada em danças de salão que oferece a seus alunos diversas opções de ritmos, incluindo os latinos, com cursos voltados para todos os níveis.
Serviço:
Bares e casas noturnas
Além das aulas, há também casas noturnas e bares latinos em São Paulo que oferecem aulas recreativas e programação musical ao vivo, onde é possível vivenciar essa cultura e esse estilo musical. Veja algumas sugestões:
Azucar Club Latino
Com pista de dança, drinks e uma ambientação latina, o bar cubano oferece aulas de salsa e merengue, além de um cardápio e noites típicas para quem deseja vivenciar o clima latino na cidade.
Velho Pietro
Localizada na Bela Vista, a casa noturna oferece duas pistas de dança e o melhor do clima latino, tanto no cardápio quanto na ambientação. Todos os sábados, o espaço promove noites latinas com apresentações de diversos ritmos.
Rey Castro
Com uma decoração vibrante e luzes neon, o Rey Castro é o local ideal para quem gosta de dançar. Trata-se de uma casa com shows ao vivo e que oferece comida e bebidas de diversos países da América Latina.
Serviço:
LEIA MAIS:
. SP Gastronomia agita a capital em outubro