Neste mês, a MOSTRA TIRADENTES|SP volta a ocupar o Cinesesc em São Paulo. De 23 a 29 de março, o público da capital paulista poderá conferir a exibição de 27 filmes, a maioria inéditos em São Paulo, e que fizeram parte da programação da 26ª Mostra de Cinema de Tiradentes, realizada em janeiro. A 11ª Mostra Tiradentes | SP será norteada pela temática “Cinema Mutirão”, abordada na edição mineira, dando sequência e ampliando a reflexão com discussões e novas perspectivas.
“A força do cinema brasileiro contemporâneo pode ser conhecida nas edições anuais da Mostra Tiradentes|SP que, em 2023, celebra 11 anos na capital paulista com o propósito de ampliar novos olhares, vozes e exibir um panorama múltiplo da produção audiovisual no Brasil. Todas as sessões ganham debates após a exibição dos filmes com a presença de realizadores, provocando reflexão sobre as imagens e histórias do cinema como resposta ao seu tempo histórico. Graças à parceria com o Sesc São Paulo, o cinema brasileiro ganha mais espaço e dimensão na cidade, e o público, a oportunidade de conhecer filmes que muitas vezes não chegam ao circuito comercial”, destaca Raquel Hallak, Diretora da Universo Produção e Coordenadora Geral da Mostra Tiradentes|SP
FILMES E DEBATES
Com 11 longas e 16 curtas, a MOSTRA TIRADENTES – SP traz um recorte pungente da 26ª Mostra Tiradentes, que exibiu 134 produções, e levou um público estimado de 35 mil pessoas para a cidade mineira e atingindo mais de 250 mil acessos na plataforma do evento. Entre os destaque da edição paulistana estão os seis premiados: As Linhas da Minha Mão (Melhor Longa da Mostra Aurora), de João Dumans, que será exibido na abertura do evento, no dia 23, às 20h; O Canto das Amapolas (Prêmio Carlos Reichenbach – Mostra Olhos Livres), de Paula Gaitán; Remendo, de Roger Ghil (Melhor Curta Mostra Foco e Prêmio Canal Brasil); Cervejas no Escuro (Prêmio Helena Ignez para a atriz Edna Maria), de Thiago A. Neves; A Filha do Palhaço (Melhor Longa Júri Popular), de Pedro Diogenes; e Nossa Mãe Era Atriz (Melhor Curta Júri Popular), de André Novais Oliveira e Renato Novaes.
Documentário experimental, As Linhas da Minha Mão foi rodado em 2021 com baixíssimo orçamento. O longa é o resultado do encontro entre o diretor João Dumans e a atriz Viviane Ferreira, autora do livro “Casa Breve: Uma Atriz Louca em Três Atos”, que, além de protagonista, assina o roteiro ao lado de Dumans. Após a sessão de abertura, Viviane participa de bate-papo com o público junto ao ator Leandro Acácio e com mediação do curador Francis Vogner dos Reis.
Marcada pela diversidade, a seleção da Mostra combina novos talentos na direção cinematográfica com nomes já conhecidos de Tiradentes, como é caso de Helena Ignez, com A Alegria é a Prova dos Nove, filme que conta com o veterano Ney Matogrosso no elenco e que teve sua premiére em arrebatadora sessão em Tiradentes; e Leonel Costa, com seu novo trabalho, Alegorias, longa com uma história bem brasileira que também teve emocionante estreia na cidade mineira. Dentre os estreantes, destacam-se nomes com estreita relação com o teatro, caso de João Maia Peixoto, com seu inventivo Xamã Punk; e Márcio Abreu, com Febre, que conta com o ator Paulo André, do Grupo Galpão, no elenco.
Programada especialmente para a 11ª Mostra Tiradentes | SP, a Mostra Vertentes de curtas reúne quatro filmes marcados pelo fazer cinematográfico como ação social, histórica e política, ou com intenções mais diretamente atentas a esses aspectos das vidas real e ficcional de diferentes personagens. São documentários produzidos em São Paulo que demonstram a força do cinema contemporâneo paulista: Arrimo, de Rogério Borges; Através da Cidade Invisível, de Paulo Grangeiro; Onde a Gente se Encontra, de Talita Virgínia; e O que nos Espera, de Bruno Xavier e Chico Bahia, este último sobre Padre Júlio Lancellotti.
Além da exibição de curtas e longas, a Mostra contará também com bate-papos com a presença de diretores após as sessões, garantindo maior interatividade com o público. Ao todo, serão 15 debates com realizadores, e um encontro especial: o tradicional debate Cinema da Vela, com o tema Cinema Mutirão: Laboratórios e Cinema de Grupo de São Paulo. Em pauta, o cinema paulista contemporâneo e sua relação com os processos de criação coletiva de outras artes e modos de vida. Os debatedores serão os cineastas Helena Ignez, Leonel Costa e Filipe dos Santos Barrocas e a mediação fica a cargo do crítico de cinema João Paulo Campos.
FORUM DE TIRADENTES E LANÇAMENTO DE LIVROS
Numa iniciativa inédita, a Mostra Tiradentes promoveu na edição mineira, o Fórum de Tiradentes – Encontros pelo Audiovisual Brasileiro que reuniu mais de 70 atores de diversos segmentos do audiovisual brasileiro para o diagnóstico dos pontos críticos da atividade e a construção de balizadores para a formulação de novas políticas públicas com um entendimento sistêmico da cadeia produtiva do audiovisual. Os encontros foram pautados pela busca de diretrizes que abarcassem a democracia, diversidade, descentralização, desenvolvimento econômico e social e governança.
O trabalho coletivo e as colaborações dos GTs resultaram num conjunto de diretrizes e recomendações que a Universo Produção decidiu reunir numa publicação para entrega oficial aos órgãos competentes dos poderes judiciário, legislativo e executivo nas esferas federal, estadual e municipal, entidades de classe, instituições de ensino, de guarda, financeiras, empresas, imprensa, profissionais do setor, além de distribuição ampla, irrestrita e gratuita para o público em geral por meio digital e disponibilizada na plataforma do evento – mostratiradentes.com.br
A 11a Mostra Tiradentes |SP irá sediar o lançamento desta publicação “Fórum de Tiradentes – Encontros pelo Audiovisual Brasileiro com participação de profissionais do setor audiovisual e entidades de classe no dia 27 de março, segunda-feira, em horário e local em definição.
Além desta publicação será lançado também outra publicação idealizada, organizada e distribuída pela Universo Produção – o livro “Mostra Aurora – 2008 – 2023”que reúne a trajetória de 16 edições da Mostra Aurora – um recorte da programação que se tornou referência de aposta em diretores estreantes que passaram a ter espaço na cena audiovisual brasileira e no circuito de festivais internacionais. Filmes que se destacam pelo seu tempo, fortes na relação com seu tempo, pelo que mostram, por como mostram. O cinema brasileiro feito hoje no Brasil. A Mostra Aurora apresenta anualmente o cinema de vanguarda que mudou, revelou, transformou a cara do cinema brasileiro contemporâneo – uma inovação na programação da Mostra de Cinema de Tiradentes, um percurso instigante de descobertas e talentos.
PROGRAMAÇÃO – 11ª MOSTRA TIRADENTES | SP
23 DE MARÇO | QUINTA | ABERTURA OFICIAL
20h – LONGA – MOSTRA AURORA
AS LINHAS DA MINHA MÃO
Experimental, Cor, DCP, 80min, MG, 2023
Direção: João Dumans
Empresa Produtora: Katásia Filmes
Empresa Distribuidora: Embaúba Filmes
Elenco: Viviane de Cassia Ferreira, Leandro Acácio, Douglas Klinger, Wallison Antônio Pereira, Kelly Dia Nathaly
Por meio de uma série de encontros imprevisíveis, uma atriz fala sobre a sua experiência com a arte e a loucura. Dividido em sete atos, o filme é ao mesmo tempo o retrato de uma mulher e um estudo sobre as possibilidades desse retrato.
* Após a sessão, bate-papo com a presença da equipe e mediação do curador Francis Vogner dos Reis
Classificação etária: 14 anos
*Longa vencedor da Mostra Aurora
24 DE MARÇO | SEXTA
17h – CURTAS | MOSTRA FOCO – Série 1
KENZO OU O TRIUNFO DA AUTODESINTEGRAÇÃO,
Experimental, Cor, DCP, 15min, CE, 2022
Direção, Roteiro e Montagem: Pedrokas
Empresa Produtora: Mar de Fogueirinha
Uma colagem-experimentação-verborragia sobre o prazer e o fracasso.
PEDRA POLIDA
Ficção, Cor, DCP, 20min, PB, 2022
Direção e Roteiro: Danny Barbosa
Safira é uma mulher trans da periferia, que rompendo os paradigmas sociais atua na área da saúde como técnica de enfermagem e almeja ascender a partir de uma graduação. Na sua rotina de trabalho depara-se com o passado na figura de um ex-namorado que a abandonou e, ironicamente, anos depois, busca ajuda no hospital em que ela trabalha. Passado e presente agem polindo essa pedra.
SOLMATALUA
Documentário, Cor, DCP, 15min, SC/RJ/SP, 2022
Direção, Roteiro e Montagem: Rodrigo Ribeiro-Andrade
Empresa Produtora: Gata Maior Filmes
Em uma onírica odisseia afro-diaspórica, paisagens e vielas encontram-se nas encruzilhadas do tempo. O filme percorre um vertiginoso itinerário por territórios ancestrais e contemporâneos, realizando uma mística viagem que resgata memórias e busca possíveis futuros.
REMENDO*
Ficção, Cor, DCP, 20min, ES, 2019
Direção, Roteiro e Montagem: Roger Ghil (GG)
Empresa Produtora: Casa Ghil Produções
Zé carrega um fardo. Por que você insiste em remendar esse monte de coisa que não tem mais jeito?
* Eleito melhor curta da Mostra Foco pelo Júri Oficial da 26ª Mostra de Cinema de Tiradentes e vencedor do Prêmio Canal Brasil de Curtas
** Após a sessão, bate-papo com a presença dos diretores e mediação da curadora Tatiana Carvalho Costa
Classificação indicativa: 12 anos
19h – LONGA – MOSTRA AURORA
VERMELHO BRUTO
Experimental, Cor, DCP, 205min, DF, 2022
Direção: Amanda Devulsky
Empresa Produtora: Casadearroz
Elenco: Alessa, Eunice, Fabiana e Jo
Quatro mulheres tornam-se mães durante a adolescência, na década após o início do período chamado redemocratização brasileira (1985-1995). É 2018 e, em Brasília, os seus arquivos domésticos misturam-se enquanto elas concebem novas imagens.
* Após a sessão, bate-papo com a presença da equipe e mediação da curadora Mariana Queen Nwabasili
Classificação indicativa: 12 anos
25 DE MARÇO | SÁBADO
15h30 – CURTAS | MOSTRA FOCO – Série 2
PÉS QUE SANGRAM
Ficção, Cor, DCP, 14min, PR, 2022
Direção e Roteiro: Roberta Takamatsu
Empresa Produtora: Filmes com Saquê
As irmãs Clara e Aurora percorrem fotos de família em busca de respostas sobre sua mãe. Um cão observa e acompanha tudo de perto, antecipando os tremores de terra e as tentativas de apagamento. São as coisas estranhas que ocorrem no verão…
O ÚLTIMO ROCK
Ficção, Cor, DCP, 24min, ES, 2022
Direção e Roteiro: Catapreta
Empresa Produtora: Ventania
Um grupo de jovens negros se reúne para uma festa antes de ficarem em lockdown por causa da covid-19. Eles conversam sobre música, artes, trabalho e o futuro incerto, sem saberem quando poderão se encontrar novamente.
LABIRINTO
Experimental, Cor, DCP, 15min, SP, 2022
Direção: Filipe dos Santos Barrocas, Isadora Maria Torres, Léo Bortolin, Lucas Eskinazi e Yuji Kodato
Vilar D’ouro, Trás-os-Montes, 1602. Martim Soares Moreno vê o sol brilhar a sua terra. Talvez seja a última vez. Logo embarcará rumo ao novo mundo. Os Monstros Marítimos, também chamados de História, o transportam para o futuro. Ouvindo palavras como independência e república, ouvindo sotaques e descobrindo tudo o que seus pares fizeram, perde a cabeça.
FEBRE
Ficção, Cor, DCP, 24min, MG, 2022
Direção: Nay Mendl, Rosa Caldeira, Stheffany Fernanda e Vita Pereira
Empresas Produtoras: Alicate, Grupo Galpão
Às voltas com “o fim” de uma época, duas pessoas resolvem sair às ruas para respirar, andar, observar, duvidar e, se possível, antever horizontes. Interpretado por três duplas distintas de atores que se revezam ao longo da obra, o casal do filme deseja viver as últimas horas dos últimos dias de um mundo até então conhecido, ao mesmo tempo que inaugura diferentes camadas temporais que se alternam entre a realidade e o delírio.
** Após a sessão, bate-papo com a presença dos diretores e mediação da curadora Tatiana Carvalho Costa
Classificação indicativa: 14 anos
18h – LONGA – MOSTRA AURORA
CERVEJAS NO ESCURO
Experimental, Cor, DCP, 84min, PB, 2023
Direção: Tiago A. Neves
Empresa Produtora: Toco Filmes
Coprodução: Ágora Produções
Elenco: Edna Maria, Sandro Mandú, Hérica Antas Diniz, Erick Marinho, Rinaldo José e Fernando Teixeira
O luto pela morte do marido é também a oportunidade para Edna refazer o filme que foi a sua vida e encontrar por trás dessa aventura amizades e situações cujos enlaces costuram o passado histórico local à sua própria vida.
* Após a sessão, bate-papo com a presença da equipe e mediação do crítico de cinema João Paulo Campos
*Prêmio Helena Ignez de Destaque Feminino para a atriz Edna Maria
Classificação indicativa: 12 anos
20h30 – LONGA – MOSTRA AURORA
A VIDA SÃO DOIS DIAS
Ficção, Cor, DCP, 82min, RJ, 2022
Direção: Leonardo Mouramateus
Empresas Produtoras: Brasiliana Cinematográfica e Praia À Noite
Produtoras Associadas: Tá Boa Produções, Cajamanga, Bando Sonoro, Walla Collective
Elenco: Mauro Soares, Mariah Teixeira, Sara Hana, Jorge Polo, Helena Lessa, Tiago Malhas, Gabriel Domingues, Nuno Lucas, Joana Sousa, João Abreu, Eric Barbosa, Geane Albuquerque, Lucas Galvino, Igor Cavalcante, Milza Gama, João Gama.
A pacata rotina de Rómulo no Rio de Janeiro muda da noite para o dia quando um acidente dá início a uma onda de eventos absurdos. Longe dali, Orlando, seu irmão gêmeo e negociante de obras raras, tenta comprar o livro de uma estudante brasileira com problemas financeiros. A vida dos gêmeos entrará em rota de colisão graças à chegada de um misterioso manuscrito.
* Após a sessão, bate-papo com a presença da equipe e mediação da curadora Tatiana Carvalho Costa
Classificação indicativa: 14 anos
26 DE MARÇO | DOMINGO
14h – CURTAS | MOSTRA FOCO – Série 3
OS ANIMAIS MAIS FOFOS E ENGRAÇADOS DO MUNDO
Ficção, Cor, DCP, 24min, SP, 2023
Direção e Montagem: Renato Sircilli
Empresa Produtora: Lacuna Filmes
Jorge tem 70 anos e é um dos faxineiros mais caprichosos e dedicados do Motel Paradise, com um único detalhe: ele grava escondido os áudios dos frequentadores das suítes. Vender esses áudios para outros homens lhe garante uma renda extra, mas também afeto. Junto há mais de um ano e meio de Alberto, Jorge não se lembra mais como é o som de seu próprio prazer.
LALABIS
Ficção, Cor, DCP, 24min, CE, 2022
Direção, Roteiro e Produção Executiva: Noá Bonoba
Empresa Produtora: Lambeolhos
Quando Kali acordou, o mundo inteiro estava paralisado. Sua mãe e seu pai paralisaram tomando café da manhã. Seu irmão paralisou jogando Mario Kart. Ela nunca entendeu o porquê de nada ter acontecido com ela, até conhecer o segredo de Numi e o reino das Lalabis.
PROMESSA DE UM AMOR SELVAGEM
Ficção, Cor, DCP, 23min, SP, 2022
Direção, Roteiro e Produção Executiva: Davi Mello
Empresa Produtora: Mise en Filmes
Ao entrar de penetra em uma festa, um jovem rapaz descobre que essa será a sua última noite.
** Após a sessão, bate-papo com a presença dos diretores e mediação da curadora Tatiana Carvalho Costa
Classificação indicativa: 16 anos
16h – LONGA – MOSTRA VERTENTES
A ALEGRIA É A PROVA DOS NOVE
Ficção, Cor, DCP, 116min, SP, 2022
Direção: Helena Ignez
Empresa Produtora e Distribuidora: Mercúrio Produções
Elenco: Ney Matogrosso, Amjad Milhem, André Guerreiro Lopes, Arthur Alves dos Santos, Barbara Vida, Dan Nakagawa, Danielly O. M. M, Djin Sganzerla, Fernanda D’Umbra, Fransérgio Araújo, Guilherme Gagliardi, Guilherme Leme, Helena Ignez, Jesus Cubano, Judite Santos, Julia Katarine, Lea Arafah, Mário Bortolotto, Michele Matalon, Negro Leo, Nill Marcondes, Rafael Rudolf, Samuel Kavalerski, Thaís de Almeida Prado, Vera Valdez
Filme de amor, também memorial, sobre a viagem feita nos anos 70 ao Marrocos por Jarda Ícone (Helena Ignez), artista, sexóloga e roqueira octogenária, como se define, e Lírio Terron (Ney Matogrosso), defensor dos direitos humanos. O filme é político, mas nada politiqueiro no sentido tradicional. É uma ode aos movimentos underground e da contracultura, um hino à liberdade.
* Após a sessão, bate-papo com a presença da equipe e mediação da curadora Tatiana Carvalho Costa
Classificação indicativa: 14 anos
18h30 – LONGA – MOSTRA AURORA
SOLANGE
Ficção, Cor, DCP, 60min, PR, 2023
Direção: Nathália Tereza e Tomás von der Osten
Empresa Produtora: Filmes na Neblina
Coprodução: Pique-Bandeira Filmes
Elenco: Cássia Damasceno, Nina Ribas, Stefano Lopes, Amali Mussi, Tereza Mussi, Karina Flor, Ana Paula Málaga, Renato Novais, Vanessa Vieira, Abayomi Oluwakemi, Gil Baroni, Alexandre Canetta
Solange quer suas coisas de volta. Ela mudou de cidade há cinco anos e agora retorna para recuperar seus pertences, que deixou em caixas nas casas de amigos.
* Após a sessão, bate-papo com a presença da equipe e mediação da curadora Mariana Queen Nwabasili
Classificação indicativa: 14 anos
20h30 – LONGA – SESSÃO OLHOS LIVRES
O CANTO DAS AMAPOLAS
Experimental, P&B, DCP, 90min, Brasil/Alemanha, 2023
Direção: Paula Gaitán
Elenco: Dina Moscovici, Luise Busse, Cecilia Gil Mariño, Bettina Korintenberg, Maíra Senise, Mark Ansorge
A visualidade sonora da voz materna evocando paisagens históricas e afetivas.
Classificação indicativa: 12 anos
* Eleito melhor longa da Mostra Olhos Livres – Prêmio Carlos Reichenbach pelo Júri Jovem da 26ª Mostra de Cinema de Tiradentes
27 DE MARÇO | SEGUNDA
15h – LONGA – MOSTRA AURORA
XAMÃ PUNK
Experimental, Cor, DCP, 71min, RJ, 2022
Direção: João Maia Peixoto
Elenco: Nicole Gomes, Taina Machado, Clara Anastácia, Julio Castro, Karol Schitini
Documentário falso de ficção xamânica pós-apocaliptica. É a história de dois homens vagando por um mundo desconhecido por eles, uma paisagem verde e cinza preenchida com lixo e natureza. Um cenário paradoxal deixado pra trás depois do colapso de nossa sociedade de consumo. Andando pelas ruínas do que um dia foi o Rio de Janeiro, dois jovens rapazes atravessam uma série de encontros e acabam sendo submetidos a experiências que eles ainda não são totalmente capazes de compreender.
* Após a sessão, bate-papo com a presença da equipe e mediação do crítico de cinema João Paulo Campos
Classificação indicativa: 16 anos
28 DE MARÇO | TERÇA
17h30 – CURTAS – MOSTRA VERTENTES
ARRIMO
Documentário, Cor, DCP, 16min, SP, 2023
Direção, Roteiro e Montagem: Rogério Borges
Empresa Produtora: Kino-Olho
Sasá é um pedreiro gago que sonha em ser ator de cinema no interior de São Paulo. Sobrecarregado com o sustento da família, a reforma de sua casa e o envio de ajuda a parentes do interior de Minas e Baixada Fluminense, ele não percebe que sua vida já é o filme, num híbrido entre documentário e ficção.
ATRAVÉS DA CIDADE INVISÍVEL
Documentário, Cor, DCP, 20min, SP, 2022
Direção e Montagem: Paulo Grangeiro
Empresa Produtora: Orí Imagem e Som Produção Cinematográfica
Conduzido a partir de fragmentos de memória do cineasta Carlos Reichenbach, o filme é um documentário de curta-metragem que provoca uma breve análise reflexiva sobre o papel de formação cultural das salas de cinema e sobre o modelo de cidade que se pretende, os espaços públicos e a possibilidade de ocupação das ruas da cidade pelas pessoas.
ONDE A GENTE SE ENCONTRA
Documentário, Cor, DCP, 15min, SP, 2022
Direção: Talita Virginia
Curta documentário cuja narrativa em primeira pessoa explora a radicalização ideológica no Brasil, retratada através da conturbada relação entre um pai conservador, religioso, de direita, e sua filha, a diretora. O filme investiga como teorias da conspiração, discurso religioso e os algoritmos das redes sociais se inter-relacionam, a fim de moldar o debate público em um país refém de uma polarização política cada vez mais profunda.
O QUE NOS ESPERA
Documentário, Cor, Digital, 20min, SP, 2023
Direção,Roteiro e Produção Executiva: Bruno Xavier e Chico Bahia
Empresa Produtora: Máquina do Mundo Filmes
Júlio Lancellotti é um padre que dedicou a vida ao trabalho social da Igreja e se tornou uma das maiores lideranças na luta pelos direitos humanos no Brasil. Mas aos 72 anos de idade precisa intensificar sua rotina para enfrentar a crise humanitária que tomou conta da cidade de São Paulo. O que já havia piorado com a chegada de Bolsonaro ao poder torna-se insuportável com a gestão descontrolada da pandemia. Júlio se vê, então, mergulhado em demandas inesgotáveis de uma população de rua que só cresce.
* Após a sessão, bate-papo com a presença da equipe e mediação da curadora Mariana Queen Nwabasili
Classificação indicativa: 14 anos
19h30 – DEBATE – CINEMA DA VELA + LANÇAMENTO DE LIVRO
Tema: CINEMA MUTIRÃO: LABORATÓRIOS E CINEMA DE GRUPO DE SÃO PAULO
A tradição do cinema paulista se fez segundo o modelo industrial em uma coletividade hiper setorizada e hierárquica no qual o modelo de autoria é centrado na figura do diretor no set. Já há alguns anos esse modelo de trabalho se flexibilizou ou mesmo encontrou alternativas em processos de criação alternativos à norma. O que os processos de criação coletiva de outras artes (teatro, música e artes visuais) e modos de vida elaboram como narrativa e forma nos filmes do cinema contemporâneo?
Convidados:
– Filipe dos Santos Barrocas – cineasta | SP
– Helena Ignez – atriz de diretora | SP
– Leonel Costa – cineasta | SP
Medição: João Paulo Campos – crítico de cinema | SP
à Lançamento de livro
Livro: Mostra Aurora – 2008 -2023
Edição e distribuição: Universo Produção
Publicação que reúne informações sobre a trajetória de 16 edições da Mostra Aurora – recorte da programação das edições anuais da Mostra de Cinema de Tiradentes que se tornou referência de aposta em diretores estreantes que passaram a ter espaço na cena audiovisual brasileira e no circuito de festivais internacionais. Filmes que se destacam pelo seu tempo, fortes na relação com seu tempo, pelo que mostram, por como mostram.. A Mostra Aurora apresenta anualmente o cinema de vanguarda que mudou, revelou, transformou a cara do cinema brasileiro contemporâneo – uma inovação na programação da Mostra de Cinema de Tiradentes, um percurso instigante de descobertas e talentos.
20h30 – LONGA – MOSTRA AURORA
PEIXE ABISSAL
Experimental, Cor, DCP, 110min, RJ, 2022
Direção: Rafael Saar
Empresa Produtora: Dilúvio Produções
Empresa Distribuidora: Descoloniza Filmes
Elenco: Luís Capucho, Maurício Lima, Mery Ellen Alentejo, Pedro Paz, Teuda Bara
Um filme a partir do universo poético do escritor e compositor Luís Capucho. Nos anos 90, Capucho descobriu-se soropositivo e com sequelas físicas que se tornaram fonte de sua reinvenção artística. Entre literatura, música e pintura, sua obra, lírica e selvagem, atravessa os personagens de sua autobiografia ficcional do submundo gay e cinemas pornôs do Rio de Janeiro.
* Após a sessão, bate-papo com a presença da equipe e mediação do curador Francis Vogner dos Reis
Classificação indicativa: 18 anos
29 DE MARÇO | QUARTA
18h – LONGA – MOSTRA VERTENTES
ALEGORIAS
Ficção, Cor, DCP, 112min, SP, 2022
Direção: Leonel Costa
Empresa Produtora: Quieta Coisa
Coprodução: Will Cênicas e Prompt Filmes
Elenco: Thamiris Mandú, Francisca Paz, Pedro Henrique Moutinho, Almir Rosa, Luzia Rosa, Barbara Borgga, Maíra Chasseraux, Keila Taschini , Fernando Alabê, Will Feitosa
Francisca e Tamiris são duas mulheres negras empregadas domésticas que trabalham para Reinaldo Plirtz, ganancioso milionário paulistano que tem como uma de suas metas acabar com o carnaval no país. Um encontro fará Tamiris questionar sua condição de pertencer à terceira geração de trabalhadoras domésticas na mesma família enquanto a pesquisa de Francisca estimula ainda mais seu desejo de mudar de profissão e estilo de vida. Encontros e desencontros nesta alegoria sobre um país que expõe cotidianamente suas brutais contradições.
* Após a sessão, bate-papo com a presença da equipe e mediação da curadora Mariana Nwabasili
Classificação indicativa: 14 anos
20h30 – CURTA E LONGA – SESSÃO DE ENCERRAMENTO
NOSSA MÃE ERA ATRIZ
Documentário, Cor, DCP, 26min, MG, 2022
Direção: André Novais Oliveira, Renato Novaes
Empresa Produtora: Filmes de Plástico
Maria José Novais Oliveira, uma senhora negra, moradora da periferia de Contagem (MG), já nos seus 60 anos se tornou atriz de cinema, com uma carreira premiada no Brasil e internacionalmente. Este documentário rememora a imagem de uma mulher ímpar, que marcou o cinema brasileiro dos anos 2010.
* Eleito melhor curta pelo Júri Popular da 26ª Mostra de Cinema de Tiradentes
A FILHA DO PALHAÇO
Ficção, Cor, Digital, 99min, CE, 2022
Direção: Pedro Diogenes
Empresa Produtora: Marrevolto Filmes
Empresa Distribuidora: Embaúba Filmes
Elenco: Lis Sutter, Demick Lopes, Jesuíta Barbosa, Jupyra Carvalho, Ana Luiza Rios, Valéria Vitoriano, Patrícia Dawson, Luiza Nobel, David Santos, Rafael Martins, Mateus Honori, Vic Servente, Jenniffer Joingley, Pipa, Patricia Nassi
Joana, uma adolescente de 14 anos, aparece para passar uma semana com o pai, Renato, um humorista que apresenta seus shows em churrascarias, bares e casas noturnas de Fortaleza interpretando a personagem Silvanelly. Apesar de mal se conhecerem, pai e filha terão que conviver durante essa semana. Eles vão viver novas experiências, experimentar novos sentimentos e esse tempo juntos vai transformar profundamente a vida dos dois.
* Eleito melhor longa pelo Júri Popular da 26ª Mostra de Cinema de Tiradentes
* Após a sessão, bate-papo com a presença da equipe e mediação do curador Francis Vogner dos Reis
Classificação indicativa: 10 anos
Título serviço
Pequeno texto para descrever qual o serviço, adicionar infos, convidar a clicar