A gratuidade nas visitas aos museus é uma excelente oportunidade para explorar o rico patrimônio cultural que São Paulo oferece.
Essas iniciativas proporcionam experiências culturais e educativas que acompanham crianças e adultos por toda a vida, dão acesso e facilitam o aprendizado sobre o mundo das artes, da história e da ciência.
Conheça os museus da capital que têm dias e horários especiais, com entrada grátis, e que estão de portas abertas para receber o público.
Monte seu roteiro preferido e divirta-se!

Apreciar exposições de arte não precisa ser um passeio caro: há muitas opções gratuitas. | Foto: iStock
Saiba quais museus têm entrada gratuita:
1. Museu Catavento
É um museu interativo de ciência e tecnologia, localizado na região central, no Palácio das Indústrias.
Fica em um prédio histórico, inaugurado em 1924, e possui 250 instalações, divididas em quatro grandes seções: Universo, Vida, Engenho e Sociedade.
Elas abrigam peças que explicam desde o sistema solar e tópicos de biologia, até experimentos físicos e questões sociais.
Entre os destaques que valem a visita estão o Borboletário, o Aquário Marinho, a Sala de Nanotecnologia e a Pista de Escalada.
Gratuidade: às terças-feiras, sábados e todo 1º domingo do mês
2. Museu da Imagem e do Som (MIS)
Oferece uma programação cultural variada, com exposições, cursos, oficinas e eventos para todos os públicos, no coração do Jardim Europa.
Seu acervo conta com uma vasta coleção relacionada à imagem e ao som, incluindo filmes, fotografias, documentos e equipamentos históricos, com mais de 200 mil itens.
O espaço tem como foco a preservação e a divulgação da cultura audiovisual.
Gratuidade: às terças-feiras
3. MIS Experience
Localizado no bairro da Água Branca, na zona Oeste, é um espaço cultural vinculado ao MIS, que oferece exposições imersivas e interativas.
Com programação bem diversificada, proporciona experiências audiovisuais com projeções 3D, realidade virtual e tecnologia de ponta, para todos os públicos.
Gratuidade: às terças-feiras
4. Museu do Futebol
Funciona em uma área de 6.900 m² dentro do Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, conhecido como Pacaembu.
Tem salas expositivas que contam a história do esporte no país, e é um destino imperdível para os amantes do futebol.
A exposição principal oferece uma experiência imersiva e interativa sobre a história e a cultura do futebol brasileiro.
Outros destaques são a Sala das Copas, a Sala Raízes, o chute a gol virtual e a sala dedicada ao Rei Pelé.
Gratuidade: às terças-feiras
5. Museu de Arte de São Paulo (Masp)
Localizado na Avenida Paulista, o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp) é um dos principais centros culturais do Brasil.
Com mais de 11 mil obras, entre pinturas, esculturas, fotografias e vestuários de diversos períodos e de artistas nacionais e internacionais, o museu também promove exposições temporárias, cursos e atividades culturais.
Com arquitetura moderna e icônica, projetada por Lina Bo Bardi, o museu é um destino imperdível para quem gosta de arte e cultura.
Gratuidade: às terças-feiras (patrocínio NuBank) e às sextas, a partir das 18h (patrocínio da B3)
6. Museu Afro Brasil
Fundado em 2004, é uma referência na valorização da arte e das culturas africanas e afro-brasileiras.
Localizado no Pavilhão Padre Manoel da Nóbrega, no Parque Ibirapuera, ocupa 12 mil m² e abriga um acervo com mais de 8.000 obras, que vão do século 18 à contemporaneidade.
Gratuidade: às quartas-feiras
7. Museu do Ipiranga
Com 49 salas expositivas, é um dos mais completos e modernos museus da América Latina.
Importante centro cultural e histórico, o Museu do Ipiranga é uma das sedes do Museu Paulista da Universidade de São Paulo.
Abriga exposições de longa duração, que apresentam um panorama da história e da cultura material brasileira. Entre elas, estão: “Passados imaginados”, “Uma História do Brasil”, “Para entender o Museu”, “Casas e Coisas” e “Mundos do trabalho”.
O museu também conta com uma sala expositiva, no piso Jardim, onde são realizadas exposições temporárias.
Gratuidade: às quartas-feiras, sábados e todo 1º domingo do mês
8. Museu da Língua Portuguesa
Localizado na Estação da Luz, o museu tem como tema o patrimônio imaterial que é a língua portuguesa.
Com um acervo interativo e imersivo, convida o público a fazer uma viagem sensorial e subjetiva pelo idioma, sua história e variações, considerado como uma manifestação cultural em constante construção.
Gratuidade: aos sábados e todo 1º domingo do mês
9. Pinacoteca
Fundada em 1905, é uma das instituições culturais mais antigas do Brasil.
É um museu de artes visuais que dá ênfase à produção brasileira do século 19 até a contemporaneidade.
Tem uma coleção de mais de 4.000 obras de arte, dividida em três edifícios: a Pina Luz, a Pina Estação e a Pina Contemporânea, que abrigam exposições temporárias de artistas nacionais e internacionais.
A Pinacoteca também promove projetos multidisciplinares e eventos culturais para todos os públicos, sendo um destino imperdível para os apreciadores da arte brasileira.
Gratuidade: aos sábados e no 3º domingo de cada mês, nos três edifícios
10. Museu da Imigração
Está instalado na antiga Hospedaria de Imigrantes do Brás, e preserva a história dos estrangeiros que, por diferentes motivos, decidiram se mudar para o Brasil, em vários períodos.
No espaço, é possível visitar uma exposição de longa duração que explora a história da imigração no estado de São Paulo, bem como mostras temporárias, além de participar de atividades educativas.
O museu conta também com um jardim de 2.900 m², com diversas espécies de plantas, um centro de preservação, pesquisa e referência, com documentos históricos e registros de imigrantes.
Gratuidade: aos sábados
11. Museu das Culturas Indígenas
É um espaço intercultural de encontro entre povos indígenas e não indígenas, que tem como objetivo preservar e promover a cultura dos povos originários do Brasil, por meio da troca de mensagens, ideias e conhecimentos.
Fica na zona Oeste da capital, perto do Parque da Água Branca, e tem uma programação cultural ampla e diversificada, com exposições, oficinas e eventos que destacam a riqueza cultural e histórica desses povos.
Gratuidade: às quintas-feiras
12. Museu de Arte Sacra (MAS)
Abriga mais de 4.000 peças religiosas, incluindo imagens, pinturas, esculturas, prataria e ourivesaria, móveis e objetos litúrgicos, datados dos séculos 16 ao 20.
Fundado em 1970, esse espaço é resultado de um convênio entre o governo do estado e a Mitra Arquidiocesana de São Paulo.
Oferece visitas guiadas, cursos e palestras sobre arte sacra e história da arte.
Gratuidade: aos sábados
Gratuidade sempre:
13. Museu de Arte Contemporânea (MAC USP-SP)
Localizado no Parque Ibirapuera, realiza exposições, atividades educativas e pesquisas sobre arte moderna e contemporânea.
Foi fundado em 1963, a partir da doação do acervo do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM) pelo casal Ciccillo Matarazzo e Yolanda Penteado.
Conta com mais de 10 mil obras, e promove visitas guiadas e oficinas, para difundir a arte contemporânea.
14. Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB-SP)
Inaugurado em 2001, no Centro da capital, o CCBB-SP oferece uma programação diversificada, com exposições, espetáculos teatrais, cinema e música, promovendo a arte e a cultura brasileiras, para todas as idades.
15. Museu de Zoologia da USP (MZ-USP)
Reúne uma das maiores coleções zoológicas do Brasil, com espécimes de todo o mundo, incluindo animais extintos e espécies raras.
A instituição científica e educacional abriga mais de 4 milhões de exemplares de animais vertebrados e invertebrados.
16. Caixa Cultural SP
Localizado no Edifício Sé, na Praça da Sé, no Centro de São Paulo, é um equipamento cultural que conta a história da Caixa Econômica Federal desde sua criação.
O espaço recebe exposições temporárias de artistas contemporâneos, shows, peças de teatro, e tem salas temáticas, como a Sala da Presidência, Sala do Penhor, a Sala de Loterias e uma réplica de uma agência bancária das décadas de 1930 e 1940.
17. Casa Guilherme de Almeida
Esse é um museu biográfico-literário, que abriga acervo de objetos que pertenceram ao poeta, tradutor, jornalista e advogado paulista Guilherme de Almeida, um dos mentores do movimento modernista brasileiro.
Também tem uma significativa coleção de obras de arte, como gravuras, desenhos, esculturas e pinturas, em grande parte oferecidas ao poeta pelos principais artistas modernistas de seu tempo, como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Emiliano di Cavalcanti, Lasar Segall e Victor Brecheret.
18. Memorial da Resistência de São Paulo
Instalado no prédio onde funcionava o Departamento Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo (DEOPS-SP), o local proporciona um passeio pela história do autoritarismo no país.
Realiza exposições permanentes e temporárias, que abordam temas como Direitos Humanos, repressão, resistência e patrimônio, tem celas preservadas e fontes documentais, testemunhais, iconográficas e bibliográficas sobre a ditadura militar.
19. Museu da Bolsa do Brasil (MUB3)
Localizado no centro histórico de São Paulo, conta a história do mercado de capitais brasileiro e de sua importância para o desenvolvimento do país.
Oferece atividades educativas e abriga exposições permanentes e temporárias.
20. Museu das Favelas
Criado com o objetivo de preservar e valorizar a história e a cultura das comunidades carentes da cidade, é um ambiente de pesquisa, preservação, produção e comunicação das memórias e potências criativas das favelas brasileiras.
Realiza mostras temporárias, itinerantes, virtuais e de longa duração, além de ter um centro de referência, uma biblioteca e um centro de empreendedorismo.
21. Itaú Cultural
Localizado no início da Avenida Paulista, promove várias exposições, além de apresentações musicais, peças teatrais, filmes e eventos culturais.
22. Memorial da América Latina
Projetado pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer (1907-2012), foi inaugurado em 1989, com o objetivo de promover a integração e a cultura dos países latino-americanos.
O complexo é composto por vários edifícios, incluindo a Biblioteca Latino-Americana, a Galeria Marta Traba, o Pavilhão da Criatividade, o Auditório Simón Bolívar e o Salão de Atos Tiradentes.
Também tem um acervo de obras de arte latino-americanas, com visitação permanente.
Mais informações:
__