Celebrado em 19 de agosto, o Dia da Fotografia foi criado em homenagem ao “daguerreótipo”, a primeira tecnologia amplamente reconhecida para o registro de imagens, patenteada pelo governo francês em 1839.
Criado por Joseph Nicèphore Niépce (1765-1833) e Louis Jacques Mandé Daguerre (1787-1851), o invento revolucionou a forma como guardamos nossas memórias, imortalizamos momentos e nos colocamos no mundo.
No Brasil, a fotografia chegou no fim de 1839 e início de 1840, na embarcação L’Oriental-Hydrographe, navio-escola da Marinha Mercante da França.
Entre os passageiros estava o abade francês Louis Comte (1798-1868), que foi o responsável pelas primeiras demonstrações da daguerreotipia no Brasil, apresentando-a, inclusive, ao imperador D. Pedro II.
A fotografia eterniza momentos e preserva a história em imagens. Faz parte do cotidiano das pessoas, que capturam os instantes mais significativos, seja com uma câmera digital, com uma foto instantânea, tipo polaroid, ou pela câmera de um smartphone.
Uma cidade fotogênica

Fotografia registra um lindo pôr do sol em São Paulo. | Foto: iStock
São Paulo é uma cidade fotogênica, que convida moradores e visitantes a fazer para belos cliques. Isso porque a capital oferece inúmeras opções para quem busca cenários incríveis para suas fotos, para quem deseja apenas registrar bons momentos através das lentes fotográficas.
O Viva a Cidade selecionou locais e espaços bem ‘fotogênicos’, perfeitos para quem procura um excelente ângulo para fazer as mais belas fotos pelas ruas da metrópole. Veja as sugestões:
1- Avenida Paulista: coração da cidade com arquitetura moderna e histórica;
2- Museu do Ipiranga: natureza, história e arquitetura clássica paulista unidas em um só espaço;
3- Jardim Botânico: um refúgio verde com natureza e flores;
4- Beco do Batman: grafites e muita arte urbana espalhados pelas paredes e vielas;
5- Parque do Ibirapuera: um cenário de cartão-postal, com lago, esculturas, natureza e visuais incríveis da cidade;
6- Centro Histórico: prédios tradicionais, antigos, obras arquitetônicas como a Catedral da Sé, Largo São Francisco, Edifício Itália, Copan e outros marcos arquitetônicos, além de ruas com cenários urbanos.
7- Bairro da Liberdade: com sua cultura japonesa
8- Parque da Luz: história e verde em uma parque excelente para belas fotos em dias ensolarados.
Melhores Ângulos
Locais como o mirante do Farol Santander, do Sesc Avenida Paulista ou o Sampa Sky, além de edifícios como o Itália e Copan, estão entre os lugares mais altos da capital, que oferecem maravilhosas vistas da cidade.
Para quem curte natureza, o Pico do Jaraguá e locais como o Parque Ecológico do Tietê também têm belas paisagens, principalmente nos momentos do nascer e pôr do sol.
Além disso, praças como a Coronel Custódio Fernandes Pinheiro, mais conhecida como a praça do pôr do sol, localizada no Alto de Pinheiros, zona Oeste da cidade, proporcionam uma vista panorâmica, perfeita para capturar o horizonte da cidade.
Nostalgia

Modelo de câmera digital compacta. | Foto: iStock
Mesmo com o surgimento dos smartphones, as câmeras digitais ainda fazem sucesso. Pelo menos, essa é a percepção de lojas online que vendem produtos usados, como a OLX e o Enjoei que, nos últimos anos, viram um aumento de até 560% nessa demanda.
A procura por câmeras digitais tem crescido especialmente entre a Geração Z (nascidos entre 1995 e 2010), que está resgatando modelos antigos, como a Cyber-Shot, da Sony, que não é mais fabricada.
A motivação seria a busca por fotos mais naturais, além do interesse crescente da Geração Z na estética dos anos 2000.
Onde encontrar equipamentos, máquinas e acessórios de fotografia?

Modelo de câmera fotográfica retrô, com rolo de filme. | Foto: iStock
São Paulo conta com alguns pontos bem conhecidos por quem curte fotografia e gosta de sair em busca de máquinas e equipamentos mais antigos.
Na região central, perto da Praça da República, na Galeria Sete de Abril, há lojas como a Angel Fotos, no ramo desde 1997, onde é possível encontrar máquinas novas e usadas, além de acessórios e outros equipamentos usados na produção de fotos.
No mesmo local fica a Marko Tec, que faz venda e manutenção de equipamentos fotográficos, e a West Foto, loja de artigos para fotografia, na mesma rua, na Galeria Ipê.
Cursos de Fotografia
A capital também conta com diversas escolas e espaços que oferecem cursos de fotografia, para quem deseja começar nessa arte, de forma amadora, como hobby, ou profissionalmente. Veja algumas sugestões:
Foto Conceito
A Foto Conceito Escola de Fotografia é uma referência em cursos presenciais de fotografia.
Foi fundada há 15 anos pelo fotógrafo Mauricio Daher, que tem mais de 25 anos de atuação na área. Oferece cursos de fotografia com aulas técnicas e práticas, com professores especializados, turmas pequenas, atividades externas e suporte com assessoria vitalícia.
Espaço da Fotografia
Fundada em 2007 pela jornalista e fotógrafa Ludimila Freitas, a Espaço da Fotografia tem cursos online e presenciais de fotografia, para crianças e para iniciantes.
Os alunos contam com estúdios, salas de aula e professores experientes, que vivem da fotografia.
Fullframe
A Fullframe é uma escola de fotografia que oferece cursos para todos os níveis, de forma presencial e online.
O espaço tem aulas de fotografia digital e analógica, e conta com diversas oficinas, para quem curte fotografar.
Atuando há 15 anos no mercado, a Fullframe tem duas unidades, e seus cursos aliam prática e teoria.
Mais informações:
__