Voltar Dicas
Última modificação agosto 19, 2025

Dia da Fotografia: um roteiro para tirar retratos

Registrar e compartilhar histórias, culturas e momentos através de uma lente nunca sai de moda

Dia da Fotografia Closeup lente frontal da câmera mirrorless / Foto: iStock

Cadastre-se na Newsletter

    Celebrado em 19 de agosto, o Dia da Fotografia é comemorado nesta data em homenagem ao “daguerreótipo”, a primeira tecnologia amplamente reconhecida e patenteada pelo governo francês em 1839. O invento foi criado por Louis Daguerre e revolucionou a forma como registramos o mundo. No Brasil, segundo dados históricos, a fotografia chegou em 1840, com o abade Louis Compte que apresentou o “daguerreótipo” ao imperador D. Pedro II.

    A fotografia é um retrato de história sobre diversas perspectivas, fotografar é eternizar momentos e faz parte do cotidiano das pessoas, seja capturando um instante, com uma câmera digital Cyber-shot da Sony, com uma foto instantânea tirada com uma  polaroids ou pela câmera de um smartphone.

    Uma cidade fotogênica

    Dia da Fotografia

    Lindo pôr do sol em São Paulo / Foto: iStock

     

    São Paulo é uma cidade fotogênica e convidativa para belos cliques. A capital oferece  inúmeras opções para quem busca cenários incríveis para tirar fotos ou eternizar momentos através das lentes fotográficas. O Viva a Cidade separou algumas dicas de locais e espaços para quem procura um excelente ângulo para fotografar pelas ruas da metrópole.

    1- Avenida Paulista: coração da cidade com arquitetura moderna e histórica;

    2- Museu do Ipiranga: natureza, história e arquitetura clássica paulista unidas em um só espaço;

    3- Jardim Botânico: um refúgio verde com natureza e flores;

    4- Beco do Batman: grafites e muita arte urbana espalhados pelas paredes e vielas;

    5- Parque do Ibirapuera: um cenário de cartão-postal, com lago, esculturas, natureza e visuais incríveis da cidade;

    6- Centro Histórico: prédios tradicionais, antigos, obras arquitetônicas como a Catedral da Sé, Largo São Francisco, Edifício Itália, Copan e outros marcos arquitetônicos, além de ruas com cenários urbanos. 

    7- Bairro da Liberdade: com sua cultura japonesa

    8- Parque da Luz: história e verde em uma parque excelente para belas fotos em dias ensolarados.

     

    Melhores Ângulos

    Locais como o mirante do Farol Santander, o Sesc Paulista, Sampa Sky, e edifícios como o Itália e Copan, estão entre os lugares mais altos que proporcionam uma vista maravilhosa da cidade. 

    Para quem curte natureza, o Pico do Jaraguá e outros parques com o Parque Ecológico do Tietê, também oferecem uma bela vista do nascer e pôr do sol. Além disso, praças como a Coronel Custódio Fernandes Pinheiro, mais conhecida como a praça do pôr do sol, localizada no Alto de Pinheiros, zona oeste da cidade, proporcionam uma vista panorâmica e perfeita para capturar o horizonte da cidade.  

    Nostalgia

    Dia da Fotografia

    Modelo de câmera digital compacta / Foto: iStock

    Mesmo com o surgimento dos smartphones, as câmeras digitais ainda fazem sucesso. De acordo com matéria publicada pelo G1, a procura por câmeras digitais vem crescendo, especialmente entre a Geração Z (nascidos entre 1995 e 2010), que está resgatando modelos antigos como as Cyber-Shot da Sony. Segundo a matéria, alguns fatores como a busca por fotos mais naturais e o interesse crescente da Geração Z na estética dos anos 2000 estão colaborando e impulsionando a procura por essas câmeras digitais.

    Onde encontrar equipamentos, máquinas e acessórios de fotografia

    Dia da Fotografia

    Câmera retrô com rolo de filme fotográfico / Foto: iStock

    São Paulo conta com alguns pontos conhecidos para quem curte fotografia e gosta de sair em busca de máquinas e equipamentos mais antigos. Na região da Praça da República, na Galeria Sete de Abril,  é possível encontrar lojas como a Angel Fotos, no ramo desde 1997, onde é possível encontrar, em sua loja física, equipamentos e máquinas novas e usadas;  a Markotec, venda e manutenção de equipamentos fotográficos e a  West Foto, loja de artigos para fotografia, na Galeria Ipê. 

    Cursos de Fotografia 

    Diversas escolas e espaços oferecem cursos de fotografia para quem deseja iniciar na arte de fotografar ou se profissionalizar e tornar o hobby uma profissão. Veja algumas sugestões:

    Foto Conceito

    A Foto Conceito Escola de Fotografia é uma referência em cursos presenciais de fotografia. Fundada há 15 anos pelo fotógrafo Mauricio Daher, que tem mais de 25 anos de atuação, a escola oferece cursos de fotografia com aulas técnicas, práticas com professores especializados, turmas pequenas, atividades externas e suporte com assessoria vitalícia.

    Espaço da Fotografia

    Fundada em 2007 pela jornalista e fotógrafa Ludimila Freitas, a Espaço da Fotografia é uma escola que oferece cursos online e presenciais de fotografia para crianças, para iniciantes. Seus alunos contam com estúdios, salas de aula e professores experientes e que vivem da fotografia.

    Fullframe

    A Fullframe é uma escola de fotografia que oferece cursos para todos os níveis de forma presencial e online. O espaço tem cursos para fotografia digital, analógica e conta com grade de oficinas diversas para quem curte fotografar. Atuando há 15 anos no mercado, a Fullframe possui 2 unidades e seus cursos trazem a parte prática aliada a teórica. 

    Serviço:

     

    LEIA MAIS…

    . Sucesso do morango do amor gera versões criativas

    . 10 passeios para curtir com as crianças na Paulista

    . Pai e filhos trabalham juntos na peça “O Pai”

     

    Marina Barlati

    39 publicações

    Graduada em Comunicação Social / Jornalismo, com MBA em Marketing Digital. Tem experiência em jornais, revistas e assessoria de comunicação.