Voltar Dicas
Última modificação novembro 18, 2024

Confira 5 eventos que celebram o “Mês da Consciência Negra”

Separamos aqui alguns eventos para o feriado do dia 20 e para todo o restante de novembro.

Créditos: Roberta Navas

Cadastre-se na Newsletter

    Dia 20 de novembro é celebrado no Brasil o “Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra”, o que faz com que o esse mês seja o “Mês da Cosnciência Negra. A data foi instituída como data comemorativa em 2011 e em 21 de dezembro de 2023 oficializada como feriado nacional.

    A data visa uma reflexão sobre temas como racismo, discriminação, inclusão de negros na sociedade, igualdade social, assim como a cultura afro-brasileira, promovendo diversas atividades e debates que valorizem a cultura africana.

    Separamos aqui alguns eventos para o feriado do dia 20 e também para todo o restante de novembro, o “Mês da Consciência Negra”.

    Exposição 20 anos da Universidade Zumbi dos Palmares

    Créditos: Museu Afro Brasil

    Como parte das celebrações, da “Virada da Consciência”, a “Exposição 20 Anos da Universidade Zumbi dos Palmares” apresenta um retrato da história e das conquistas da instituição ao longo dessas duas décadas.

    A mostra conta com dezenas de fotos e textos, proporcionando um panorama da trajetória e do impacto da Universidade na vida dos alunos e da sociedade.

    Tributo a Tim Maia e Jimi Hendrix

    Nenê Amaral – Foto: Blue Note

    A Blue Note, especializada em espetáculos de blues e jazz, traz uma programação especial para o “Mês da Consciência Negra”. Encerrando a programação, a casa recebe o cantor Nenê Amaral para um tributo a Tim Maia, acompanhado da banda Acesso Rock, formada por Edson Ferreira (bateria) e Susana Goulart (backing vocal).

    Na mesma noite, Fernando Vidal presta tributo ao lendário guitarrista Jimi Hendrix, acompanhado por André Carneiro no baixo e Estevan Barbosa na bateria.

    Mostra Internacional do Cinema Negro

    Filme Simonal_Divulgação

    O Centro Cultural Fiesp recebe a 20ª edição da “Mostra Internacional do Cinema Negro” (MICINE). O projeto acadêmico e cultural se consolidou como fórum de debate sobre o cinema afro e as questões étnico-raciais no Brasil.

    O objetivo da MICINE é promover a inclusão da cultura negra e valorizar a representatividade afrodescendente no cinema. Além da programação de cinema, o evento traz debates, palestras e ações culturais e educativas que buscam a superação do racismo.

    Museu Afro Brasil

    Créditos: Roberta Navas

    Inaugurado em 23 de outubro de 2004 por Emanoel Araujo (1940-2022), o Museu Afro Brasil se afirma como uma instituição essencial para a valorização das contribuições africanas e afro-diaspóricas para a formação brasileira.

    Neste “Mês da Consciência Negra”, o museu também comemora 20 anos de existência, celebrando a data com três exposições.  que dialogam com diferentes facetas da arte, história, e cultura afro-brasileira. “Uma História do Poder na África”, “Popular, Populares” e “Pensar e Repensar, Fazer e Refazer”.

    Walking Tour

    Walking Tour

    Imagem: Reprodução

    O “Walking Tour” é um evento promovido pelo Shopping Light que guia os participantes por pontos históricos do Centro de São Paulo.

    Uma vez que a cidade de São Paulo possui uma rica herança cultural africana e afro-brasileira. Essa herança se manifestando em diversos aspectos, como música, dança, culinária, arte e religião, esta edição é uma homenagem ao “Mês da Consciência Negra”.

    Viva a Cidade News

    365 publicações