Com a aproximação do outono, as temperaturas tendem a cair, e o clima pede mudanças no ambiente para garantir mais aconchego e estilo.
Para ajudar a transformar sua casa em um verdadeiro refúgio nesta estação, conversamos com as arquitetas Danielle Dantas e Paula Passos, que estão à frente do escritório Dantas & Passos Arquitetura. Elas compartilham suas dicas sobre as principais tendências, cores e como criar um espaço acolhedor, sem precisar investir muito.
A natureza como inspiração
As arquitetas dizem que o outono de 2025 vai ter uma forte inspiração na natureza. Além disso, os tecidos mais macios e aconchegantes e as cores mais sóbrias irão dominar os interiores. “Veludos, lãs, camurças, couros, tricôs e até mesmo malhas e moletons ganham espaço neste outono, com a ideia de unir aconchego e estilo. Elementos naturais, como madeira, pedras e palha, também ganham espaço no interior dos ambientes”, explicam.

Elementos naturais, como madeira e couro, ganham destaque no décor de outono – Projeto: Dantas & Passos Arquitetura | Foto: Eduardo Pozzela
Cores em alta: marrom e tons terrosos
O mocha mousse foi eleito a cor do ano pela Pantone, empresa norte-americana considerada a autoridade mundial em cores. Ela é a aposta certa para quem deseja dar um toque outonal ao ambiente. “É uma cor versátil, atemporal e combina com tudo”, opinam.
Segundo as profissionais, a paleta de cores do outono inclui marrom e tons terrosos (terracota, caramelo, mostarda) e verdes mais fechados (militar, musgo, folha), que despertam a sensação de serenidade. “São tons que trazem aconchego, estilo e requinte. O marrom, em tecidos como o couro e a camurça, fica extremamente chique. Os neutros como base são sempre tendência, como o off white e o bege”, destacam.
Elas sugerem a inserção das cores em mantas, almofadas, cortinas, tapetes, objetos e mesa posta. “Sempre lembrando que devem acompanhar o estilo e conceito da decoração já existente.”

Marrom e tons terrosos são destaques na paleta de outono – Projeto: Dantas & Passos Arquitetura | Foto: Maura Mello
Um lar mais aconchegante
Para deixar o ambiente mais quente e convidativo, as arquitetas recomendam dar preferência a tecidos macios e confortáveis. “Nada melhor do que investir em tecidos que proporcionem conforto térmico para edredons, mantas e almofadas. Materiais que além de aquecer também garantem texturas agradáveis ao toque”, comentam.
Em relação à padronagem, destacam estampas como xadrezes, listrados, padrões geométricos e arabescos. “São estampas mais sóbrias, mas muito elegantes e acolhedoras. Se preferir estampas florais, para um resultado mais romântico, o melhor é usar versões mais sutis e com tons mais escuros.”

A estação pede tecidos macios e que proporcionem conforto térmico – Projeto: Dantas & Passos Arquitetura | Foto: Buzina de Imagem
Ambientes que merecem atenção especial
Danielle e Paula enfatizam que todos os cômodos podem entrar no clima da estação, mas aconselha dar uma atenção especial às áreas comuns. “O conjunto de um lar nunca deve ser visto de forma isolada. Então, a maioria dos ambientes pode ganhar detalhes que se referem ao outono, como toalhas bordadas com folhas no lavabo. Já os quartos e áreas sociais merecem uma algo mais elaborado, afinal são os ambientes da casa onde mais ficamos”, frisam.
Entrar no clima gastando pouco
Não é necessário fazer grandes reformas para adaptar o lar ao clima do outono. Algumas mudanças simples podem transformar o ambiente. As arquitetas sugerem, por exemplo, a utilização de elementos que as pessoas já têm em casa. “Montar as camas em múltiplas camadas é um grande segredo para essa época mais friazinha, é puro aconchego. E vale usar peças que já estão na casa, em novas combinações. Jogos de cama de tecidos bem macios, colchas mais fofinhas, mantas de tricô sobrepostas e almofadas de diferentes tamanhos e texturas são formas de deixar a cama muito convidativa para o outono, já esperando o inverno chegar… É uma montagem que permite fazer adaptações de temperaturas durante a noite”, sugerem.
Outras dicas
- Iluminação: usar lâmpadas e luminárias com luzes quentes favorece a criação de ambientes acolhedores;
- Almofadas: trocar as capas das almofadas por opções com a cara da estação;
- Mini lareiras portáteis: não precisam de instalação física e têm tudo a ver com o outono.
__
Leia mais:
- Dicas para decorar o apartamento com plantas
- Conheça os elementos essenciais para um ambiente mais acolhedor
- Saiba como começar uma coleção de arte com dicas práticas