Voltar Casa e Decoração
Última modificação fevereiro 21, 2025

Saiba como começar uma coleção de arte com dicas práticas

Pesquisar, não ter pressa e desenvolver o gosto pessoal são conselhos dados por especialistas

colecionar arte Colecionar obras de arte é um desafio e um investimento. Foto: Divulgação

Cadastre-se na Newsletter

    Entrar no seleto universo da arte e iniciar uma coleção é uma jornada empolgante e enriquecedora. Para quem deseja fazer parte desse grupo, Ariela Mansur e Natasha Szaniecki, galeristas especialistas em garimpar obras exclusivas e contemporâneas, dão dicas práticas, valiosas para os iniciantes. Veja a seguir: 

    Dicas para colecionar obras de arte e objetos de design

    Colecionar obras de arte e objetos de design tem de ser prazeroso. Foto: Divulgação

    1. Comece devagar

    Não adianta ter pressa e comprar só por comprar. Escolha obras que tenham valor e mexam com você de alguma maneira. Se apaixonar por uma obra de arte ou um objeto de design é o primeiro passo para ter uma coleção de sucesso. 

    2. Acompanhe as tendências, mas desenvolva seu gosto pessoal

    Tendências dão um bom termômetro do que está acontecendo no mundo da arte. Nem sempre a peça mais cara é a que faz mais sentido para você, por isso, priorize o que mexe com os seus sentimentos, e siga sua intuição.

    3. Pesquise sobre autenticidade 

    Antes de fechar qualquer compra, certifique-se de que as obras são acompanhadas por documentos que comprovam sua autenticidade, como o COA (Certificado de Autenticidade). Trata-se da confirmação de que uma obra de arte é genuína, que realmente foi criada pelo artista que a assina.

    Além disso, vale a pena entender os materiais e técnicas que foram usados pelo artista. As galerias de arte sérias sempre orientam os clientes quanto a estes dois pontos. 

    4. Visite galerias da sua cidade com frequência

    Vá até as galerias da sua cidade, conheça os proprietários ou curadores, e aproveite para conversar com eles. Eles podem ajudar você a entender melhor as obras e te orientar na hora de fazer um investimento.

    5. Participe de leilões

    Leilões, tanto presenciais quanto online, são uma ótima maneira de acessar uma grande variedade de obras de arte. Além disso, é uma experiência única para quem quer explorar o mercado de uma forma única.

    6. Aproveite o processo

    Ter uma obra de arte não é só sobre pendurar um quadro em uma parede. Colecionar é viver a experiência, sentir a obra, curtir o processo. Lembre-se de que é uma jornada pessoal, que deve ser prazerosa. Aproveite cada momento.

     

    LEIA MAIS:

    Viva a Cidade News

    413 publicações