Voltar Arte
Última modificação agosto 20, 2025

Dia do Artista de Teatro celebra cultura dos palcos

Data homenageia todos os profissionais, artistas e técnicos de espetáculos, que fazem a magia do teatro

Dia do Artista de Teatro Atrizes fazem ensaio de uma peça. | Foto: iStock

Cadastre-se na Newsletter

    O Dia do Artista de Teatro, comemorado em 19 de agosto, vai muito além do reconhecimento dos atores, profissionais que dedicam suas vidas ao palco e à arte da interpretação.

    A data homenageia diretores, iluminadores, figurinistas, sonoplastas, camareiros e outros trabalhadores que atuam fora dos holofotes e são responsáveis por ‘detalhes’ que garantem o sucesso de qualquer espetáculo teatral. 

    A data

    O Dia do Artista de Teatro foi oficializado pela Lei nº 6.533, de 24 de maio de 1978, que regulamenta as profissões de artistas e técnicos em espetáculos de diversões.

    A data especial destaca o trabalho dos artistas e sua importância para a cultura e a sociedade, reconhecendo o papel transformador que exercem nas cidades.

    No Brasil, as primeiras representações teatrais datam do século 16, e tinham temáticas religiosas. Já os primeiros teatros começaram a ser erguidos a partir de 1808, com a chegada da família real portuguesa ao país.

    Artistas da cena

    O teatro é uma forma de arte em que um ator, ou conjunto de atores, conta e interpreta uma história, transmitindo emoções para um público.

    Para a encenação alcançar esse objetivo, é necessário o trabalho de uma grande equipe, com dramaturgos, diretores, técnicos diversos, camareiros, figurinistas e outros tantos profissionais que ajudam a transformar um texto em um espetáculo cheio de magia, seja em palcos tradicionais, espaços alternativos ou ao ar livre. 

    Dia do Artista de Teatro

    O teatro envolve diferentes profissionais, antes e depois das apresentações. | Foto: iStock

    Escolas de teatro em SP 

    Além de ser um dos principais ‘palcos’ culturais do Brasil, com uma importante agenda de espetáculos, a capital oferece diversos cursos de teatro para quem deseja subir aos palcos ou apenas conhecer mais dessa arte.

    Pode ser por vocação, hobby ou para desenvolver novas habilidades, ter aulas de interpretação é uma experiência transformadora, com benefícios para o corpo e a mente, e que engloba autoconhecimento e socialização.

    Por isso, o Viva a Cidade reuniu informações sobre algumas das melhores escolas de teatro e espaços de formação artística da cidade, especializados em fazer paixões virarem ofício, que preparam a próxima geração de talentos da cena.

    Há diversas opções de cursos, para diferentes faixas etárias, níveis de conhecimento e interesses. Conheça cinco sugestões de lugares para aprender mais sobre o mundo da dramaturgia em São Paulo: 

    1. Teatro Escola Macunaíma

    Com cursos para crianças e adultos, iniciantes e profissionais, além de pós-graduação, é reconhecido como uma das maiores escolas de teatro da cidade de São Paulo. 

    Com mais de 50 anos, o espaço foi fundado em 1974, por três atores formados pela Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo.

    Hoje, o Teatro Escola Macunaíma é uma das mais tradicionais escolas de interpretação independentes do Brasil, referência na formação de atores para teatro, cinema, televisão e streaming

    Os alunos contam com três unidades e uma estrutura que inclui 29 salas para ensaios, seis teatros próprios para apresentações e equipamentos de alta tecnologia.

    Além disso, têm a oportunidade de participar da Mostra Macunaíma de Teatro, que teve a 102ª edição realizada entre 13 de junho e 13 de julho deste ano. Ela acontece duas vezes ao ano, com o objetivo de oferecer uma experiência única, baseada em desafios nos palcos. 

    2. SP Escola de Teatro

    Iniciativa ligada à Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo, a SP Escola de Teatro oferece oito modalidades de cursos técnicos gratuitos, com dois anos de duração, que abordam atuação, cenografia e figurino, direção, dramaturgia, humor, iluminação, sonoplastia e técnicas de palco.

    As aulas são presenciais em suas duas unidades na capital, uma na Praça Roosevelt e outra no Brás. O espaço também oferece cursos livres de extensão, recebe apresentações teatrais e eventos culturais.

    O processo seletivo para os cursos é semestral, realizado por meio de edital, e as inscrições são feitas através do site da Fundatec (Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências).

    Podem participar da seleção pessoas com idade acima de 18 anos (ou completados até a data da matrícula) e ensino médio completo.

    As inscrições para as turmas do primeiro semestre, que iniciam em fevereiro do ano seguinte, abrem em agosto; para o segundo semestre, com aulas que começam em agosto, a seleção é feita entre março e abril do mesmo ano. 

    Quem se interessar, ainda pode participar do processo para o início de 2026, pois o período de inscrições vai até as 17h do dia 22 de setembro.

    3. Escola de Atores Wolf Maya

    Criada em 2001, por iniciativa do ator e diretor Wolf Maya, essa escola de atores já formou mais de 25 mil alunos.

    Com duas unidades, uma em São Paulo e uma no Rio de Janeiro, conta com um centro profissional completo, que já produziu cerca de 300 projetos, entre espetáculos e produtos de TV e cinema, executados pelos alunos.

    Na capital paulista, a grade da escola inclui cursos profissionalizantes de atores, cursos livres de interpretação para TV e cinema, teatro musical, treinamento corporal, curso de teatro e dança e um curso intensivo de férias para adultos e crianças.  

    4. Escola de Atores do Teatro Tuca (Teatro da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)

    Com mais de 20 anos de funcionamento, a escola oferece um curso técnico profissionalizante de nível médio, destinado à formação de atores.

    Além disso, o espaço promove cursos livres, oficinas e workshops, todos voltados para o desenvolvimento das artes cênicas e produção cultural.

    A estrutura do Tuca conta com um palco italiano e um palco circular, auditório e espaço para aulas e salas de ensaio.

    5. Célia Helena Centro de Artes e Educação

    Sob a direção da atriz, diretora e educadora Lígia Cortez desde 1997, é um dos mais tradicionais centros de formação de atores do país. Tem duas unidades em São Paulo e aulas também na modalidade EaD.

    Fundado pela atriz Célia Helena, o Centro de Artes e Educação tem cursos de teatro e artes da cena em diferentes níveis: técnico profissionalizante, graduação, pós-graduação (especialização e mestrado) e livres, como os de curta duração, com experimentações artísticas que visam a melhoria da performance.

    Outra opção é o “Vivenciando o Teatro”,  que usa técnicas cênicas para desenvolver habilidades de apresentação e comunicação em público. Entre os resultados, estão o aumento da criatividade, autoconfiança, capacidade de liderança, exposição de ideias e argumentação, e melhor desempenho profissional.

    Mais informações:

    __

    LEIA MAIS:

    Marina Barlati

    52 publicações

    Graduada em Comunicação Social / Jornalismo, com MBA em Marketing Digital. Tem experiência em jornais, revistas e assessoria de comunicação.