O Dia do Artista de Teatro vai muito além do reconhecimento apenas da figura dos atores, profissionais que dedicam suas vidas ao palco e à arte da interpretação. A data homenageia diretores, iluminadores, figurinistas, sonoplastas, camareiros e outros profissionais fundamentais, que atuam fora dos holofotes e responsáveis por cada detalhe para o sucesso de qualquer espetáculo teatral.
A data
Oficializado pelo Decreto de Lei nº 6.533, de 24 de maio de 1978, que regulamenta as profissões de artistas e técnicos em espetáculos de diversões, o Dia do Artista de Teatro é especial pois destaca o trabalho dos artistas e sua importância para a cultura e a sociedade e reconhece o papel transformador que eles exercem na sociedade.
No Brasil, as primeiras representações teatrais datam do século XVI com temáticas religiosas. Os primeiros teatros no país começaram a ser erguidos, em 1808, com a chegada da família real portuguesa.
O artista de teatro
O teatro é uma forma de arte onde um ator ou conjunto de atores, conta e interpreta uma história transmitindo emoções para um público. Essa interpretação conta com o auxílio de dramaturgos, diretores, técnicos diversos, camareiros, figurinistas e outros tantos profissionais que ajudam a transformar tudo isso em um espetáculo cheio de magia em cima de palcos tradicionais, espaços alternativos ou ao ar livre.

Atores e atrizes felizes ensaiando espetáculo/Foto: iStock
Escolas de teatro em SP
Em São Paulo, há diversas escolas de teatro que oferecem cursos para diferentes níveis e interesses. O Viva a Cidade traz 6 sugestões para quem quer começar um curso de teatro. São eles:
Teatro Escola Macunaíma
Com cursos para iniciantes, profissionais e infantis e pós-graduação, a escola é reconhecida como uma das maiores escolas de teatro da cidade de São Paulo. Há mais de 50 anos, o espaço fundado, em 1974, por três atores da Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo, o Teatro Escola Macunaíma, se tornou uma das mais tradicionais escolas independentes do Brasil. Atualmente é referência na formação de atores para teatro, cinema, televisão e streaming.
Seus alunos contam com 29 salas para ensaios, 6 teatros próprios para apresentações e equipamentos de alta tecnologia. Além disso, têm a oportunidade de participar da Mostra de Teatro de São Paulo, realizada pela escola, duas vezes por ano, com o objetivo de oferecer uma experiência única e baseada em desafios nos palcos.
SP Escola de Teatro
A SP Escola de Teatro é uma iniciativa ligada à Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo. Ela oferece 8 cursos técnicos gratuitos com 2 anos de duração em atuação, cenografia e figurino, direção, dramaturgia, humor, iluminação, sonoplastia e técnicas de palco. As aulas são presenciais em suas duas unidades na capital, uma na Praça Roosevelt e outra no Brás. O espaço também oferece cursos livres de extensão e recebe apresentações teatrais e eventos culturais.
O processo seletivo para os cursos é semestral e as inscrições são feitas através do site da Fundatec ( Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências). Podem se inscrever pessoas com idade acima de 18 anos (ou completados até a data da matrícula) e ensino médio completo. As inscrições das turmas do primeiro semestre, que iniciam em fevereiro do ano seguinte, abrem em agosto. Já as inscrições para o processo seletivo das turmas do segundo semestre, que iniciam em agosto, abrem entre março e abril do mesmo ano.
Escola de Atores Wolf Maya
A Escola de Atores Wolf Maya já formou mais de 25 mil alunos. Fundada em 2001 por iniciativa do ator e diretor Wolf Maya, o espaço conta com um centro de profissional completo e já produziu cerca de 300 projetos, entre espetáculos e projetos de TV e cinema executados pelos alunos. Em sua grade, na unidade de São Paulo, a escola oferece cursos profissionalizantes de atores, cursos livres de interpretação para TV e cinema, teatro musical, treinamento corporal, curso de teatro e dança e um curso intensivo de férias para adultos e crianças.
Teatro da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – TUCA
A Escola de Atores do Teatro TUCA oferece um curso técnico profissionalizante de nível médio, destinado à formação de atores. Com mais de 20 anos de funcionamento, a infraestrutura do espaço promove cursos livres, oficinas, workshops, todos voltados para o desenvolvimento das artes cênicas e produção cultural. O Tuca conta com um palco italiano e um palco circular, auditório e espaço para aulas e salas de ensaio.
Célia Helena Centro de Artes e Educação
Desde 1997, sob a direção de Lígia Cortez, atriz, diretora e educadora, o espaço é um dos mais tradicionais centros de formação de atores do país. Fundado pela atriz Célia Helena, o Centro de Artes e Educação oferece cursos de teatro e artes da cena, graduação, especialização, cursos livres, mestrado e doutorado a públicos variados e é uma referência no cenário artístico do Brasil.
Serviço:
LEIA MAIS:
. Tecido acrobático ajuda a mexer o corpo brincando