Após grande sucesso na Europa e América do Norte e uma temporada de estreia em Salvador, onde teve que ser prorrogada devido ao enorme sucesso, a emocionante exposição imersiva “Frida Kahlo: Uma Biografia Imersiva” finalmente chega a São Paulo.
Esta é a maior exposição imersiva já criada em torno da vida e obra da mexicana Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderón, conhecida como Frida Kahlo (1907-1954). Por meio de coleções de fotografias históricas, filmes originais, ambientes digitais, instalações artísticas, itens de colecionador e música original, o público é convidado a um mergulho nos momentos mais relevantes da vida da artista mexicana e nos valores e ideais que fazem sua obra reverberar nos tempos atuais ainda com mais força.
“Para que preciso de pés quando tenho asas para voar?”
A obra de Frida Kahlo, uma das artistas mais influentes da história, transcendeu sua dolorosa e trágica existência, atravessou o tempo e a transformou em símbolo de força e resiliência, uma mulher revolucionária, à frente de seu tempo.
Frida transformou sentimentos dolorosos em arte, formas de autoexpressão em cura. Sua figura marcante, legado artístico, declarações e as bandeiras e causas que defendeu na vida e na arte, fizeram com que seu nome e obra chegassem a toda parte.
A exposição estreou no Brasil em outubro, em Salvador, sendo o maior sucesso da temporada baiana, com recordes de público depois de uma temporada em Barcelona. Agora finalmente a capital paulista vai receber a exposição aclamada em vários continentes.
A mostra se apresenta como uma biografia imersiva, que propõe uma jornada interativa através de 10 ambientes para contar a vida e apresentar a obra da pintora sem a necessidade de apresentar fisicamente suas obras originais.
A proposta inovadora explora a biografia da artista por meio de coleções de fotografias históricas, filmes, ambientes digitais, instalações artísticas, itens de colecionador, além de música originalmente criada para reproduzir os momentos mais relevantes da vida da artista, convidando os visitantes a descobrir a incrível história por trás do mito.
Dentro de um espaço especialmente construído em uma área de 2.000 metros quadrados, em cerca de 90 minutos o visitante poderá percorrer diferentes espaços que simbolizam e recriam fatos marcantes da vida da artista como “O Instante”, holografia que reproduz o acidente de bonde que marcou sua vida para sempre com consequências irreversíveis. Outro destaque será “O Sonho”, uma instalação que tenta reproduzir a imaginação e sentimentos de Frida durante a sua recuperação na cama, lugar onde criou grande parte de suas obras. A arte faz referência ao ciclo da vida da artista, nascimento e morte, saúde e doença.
O grande destaque fica por conta do salão principal, uma espetacular viagem sensorial em 1.000 metros quadrados de telas projetáveis pelo “Universo de Frida”, onde o expectador se mistura às obras enquanto se entrega à profusão de cores e movimento.
Em outro salão, o público terá contato com imagens da infância e da adolescência da pintora, entendendo o contexto histórico e biográfico que moldou a personalidade da mulher que se transformou em ícone mundial.
A interatividade também estará presente na experiência “Cadrave Exquis”, em realidade virtual, inspirada nas obras de Frida e exploram seu imaginário particular. Outra atração é a Cabine Fotográfica, com tecnologia capaz de identificar os rostos e, a partir das características de cada um, criar retratos únicos, com técnicas de colagem.
Quem quiser soltar a imaginação e fazer desenhos para deixar sua marca, a sala “La Rosita” reproduz o ambiente onde Frida dava aulas de pintura.
O México, exuberante em costumes e folclore tão presentes na obra da artista, é lembrado em ambientes cenografados, como o altar dedicado ao dia dos mortos e a sessão que recria roupas de Frida.
Criada originalmente na Espanha pela Frida Kahlo Corporation e a empresa Layers of Reality, a exposição é realizada no Brasil em parceria com a empresa norte-americana Primo Entertainment.
Frida Kahlo, uma biografia
Frida Kahlo (1907-1954) foi uma das mais importantes pintoras mexicanas, conhecida por seus autorretratos de inspiração surrealista e também por suas fotografias. Sua obra ganhou enorme notoriedade sendo aclamada mundialmente como uma das mais ricas expressões artísticas da América Latina.
Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderón nasceu na vila de Coyoacán, no México, em 6 de julho de 1907, filha de pai alemão e mãe espanhola e, desde pequena, teve saúde debilitada. Com seis anos contraiu poliomielite que lhe deixou uma sequela no pé. Com 18 anos, sofreu um grave acidente de ônibus que a deixou um longo período no hospital.
Apesar de deprimida e incapacitada de andar, Frida passou a pintar sua imagem, com um espelho pendurado na sua frente e um cavalete adaptado para que pudesse pintar deitada. Dizia: “Para que preciso de pés quando tenho asas para voar”. Sua primeira pintura foi “Autorretrato em um Vestido de Veludo”, dedicado a Alejandro Gómez Arias, seu ex-noivo.
Recuperada, Frida passa a estudar desenho e modelagem na Escola Nacional Preparatória do Distrito Federal do México. Em 1928, filiou-se ao Partido Comunista Mexicano, onde conheceu Diego Rivera, um importante pintor do “Muralismo Mexicano”.
Em 1929, com 22 anos, Frida Kahlo casa-se com o Diego Rivera e vão morar na “Casa Azul”, onde Frida nasceu. Em 1930, Frida engravida, mas sofre um aborto espontâneo. Nesse mesmo ano, foi com o marido para os Estados Unidos, onde ele realizava exposições. Um outro aborto a faz pintar um grande número de autorretratos – de inspiração surrealista, apesar de negar dizendo: “Nunca pintei sonhos e sim minha própria realidade”. Ficou nos Estados Unidos até 1934.
Em 1934, o casal retorna ao México e Frida sofre mais um aborto. Nessa época, tem os dedos do pé direito amputados. Em 1935, Frida e Rivera se separam e Rivera se relaciona com a irmã de Frida, Cristina. Logo depois, Frida e Rivera voltam a viver juntos. Em 1936, Frida passa por nova cirurgia no pé e, sofre com fortes dores na coluna. Mesmo debilitada, continua pintando.