Voltar Dicas
Última modificação fevereiro 19, 2026

Onde praticar esporte gratuitamente?

Em São Paulo, não faltam opções para quem quer se movimentar e praticar esportes sem gastar nada

Street Park do Centro de Esportes Radicais | Foto: Divulgação

Cadastre-se na Newsletter

    Celebrado em 19 de fevereiro, o Dia do Esportista foi instituído para reforçar a importância do esporte na formação de crianças e jovens, além de incentivar hábitos mais saudáveis na população em geral.

    A origem da data está ligada ao reconhecimento do esporte como um direito de todos e como um importante instrumento de transformação social. Muito além das competições e do alto rendimento, o esporte promove disciplina, trabalho em equipe, superação e qualidade de vida.

    Em São Paulo, não faltam opções para quem quer se movimentar sem gastar nada. A cidade conta com diversos espaços públicos que oferecem estrutura para a prática esportiva gratuita. Veja alguns deles abaixo.

    Centros Esportivos Municipais

    A capital paulista conta com 46 Centros Esportivos administrados pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, distribuídos por todas as regiões da cidade. Esses espaços oferecem infraestrutura completa para a prática de atividades físicas e de lazer.

    Entre as opções disponíveis estão piscinas, quadras poliesportivas, campos de futebol, quadras de tênis e pistas para skate e esportes radicais, além de aulas de ginástica, alongamento e caminhada. As atividades são gratuitas e abertas a pessoas de todas as idades.

    Para participar, é necessário fazer uma carteirinha diretamente no Centro Esportivo escolhido. Basta entrar em contato por telefone ou procurar a administração no local para obter orientações sobre horários e modalidades.

    Informações sobre as aulas e atividades também podem ser consultadas no site.

    Vista aérea do Centro Esportivo de Santo Amaro | Foto: Sergio Barzaghi / SECOM

    Sesc

    As unidades do Serviço Social do Comércio (Sesc) oferecem uma ampla variedade de atividades físico-esportivas para todas as idades e níveis de habilidade. Entre os destaques estão a Ginástica Multifuncional, que vai além do tradicional treino de academia, e as Práticas Aquáticas, que incluem não apenas natação, mas também atividades como surfe e caiaque. Para quem busca maior conexão corpo-mente, o Movimento Consciente integra exercícios de consciência corporal à respiração, promovendo bem-estar e equilíbrio.

    Além disso, o Programa Sesc de Esportes disponibiliza diversas modalidades esportivas, incentivando a prática regular de atividades físicas e o espírito de equipe. Os participantes que possuem Credencial Plena têm preferência nas inscrições e ainda recebem desconto na mensalidade.

    As novas vagas são abertas sempre na primeira e terceira quinta-feira de cada mês, a partir das 14h, diretamente pelo aplicativo Credencial Sesc SP.

    As unidades Sesc oferecem diversas atividades esportivas | Foto: Divulgação

    Centro de Esportes Radicais

    O Centro de Esportes Radicais, localizado no Bom Retiro, São Paulo, ao lado do Estádio Municipal de Beisebol Mie Nishi e da Marginal Tietê, ocupa cerca de 38.500 m² e oferece opções para todos os níveis.

    O espaço conta com ciclovia, pista de caminhada, Mini Ramp, pistas para iniciantes e Pumptrack, um circuito contínuo onde se ganha velocidade apenas “bombeando”.  A Pumptrack é dividida em três níveis: iniciantes, intermediários e avançados.

    Há ainda espaço para Parkour, academia ao ar livre para terceira idade, ginásio de sumô, área de convivência, praça de eventos, estação de alongamento e playground para crianças.

    O espaço funciona todos os dias, das 7h às 22h, com entrada e equipamentos gratuitos. O uso de capacete e equipamentos de proteção é obrigatório.

    Street Park do Centro de Esportes Radicais | Foto: Divulgação

     Benefícios do Esporte

    A prática esportiva apresenta diversos benefícios para a saúde do corpo e da mente. Conheça alguns deles abaixo:

     

    Leia mais

    Stefany Leandro

    112 publicações

    Stefany Leandro é jornalista e editora-chefe do Viva a Cidade.