Modernistas são tema de passeio em cemitério
Visita monitorada é dedicada aos artistas que criaram a Semana de Arte Moderna de 1922

Informações
-
Data de inicio e término
21/02/2026 até 21/02/2026
-
Dias da semana e horários
Sábado, às 14h
-
-
Valores
Grátis
Mais detalhes
Saber um pouco mais sobre a história da arte paulista e de nomes centrais do modernismo, como Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Tarsila do Amaral e Guiomar Novaes, é a proposta da visita monitorada ao Cemitério da Consolação, que acontece neste sábado (21), às 14h.
Nesta edição, o passeio celebra a Semana de Arte Moderna, evento cultural realizado no Theatro Municipal de São Paulo de 13 a 17 de fevereiro de 1922.
Durante a visita, que começa na capela do local, o público vai conhecer os túmulos de artistas e intelectuais modernistas que ajudaram a transformar a arte e o pensamento no Brasil.
Além dos jazigos dos principais nomes do movimento artístico, o passeio também destaca as esculturas de Victor Brecheret que ficam no cemitério.
Uma delas é a obra “O Sepultamento”, no túmulo de Olívia Guedes Penteado, filha dos barões de Pirapitingui e grande incentivadora do modernismo. Essa escultura foi premiada no “Salon d’Automne”, em Paris, em 1923.
A riqueza histórica e cultural e o caráter artístico fazem do Cemitério da Consolação uma galeria a céu aberto.
A atividade, promovida pela empresa Consolare, é gratuita e conta com a mediação de Francivaldo Gomes, ex-coveiro do local. Conhecido como Popó, ele promove visitas guiadas há mais de 20 anos.
“Cada túmulo conta uma história e, neste passeio, o público tem a oportunidade de caminhar pela memória do modernismo brasileiro. A visita ajuda a entender como essas personalidades continuam presentes na identidade cultural de São Paulo e do país”, diz Popó.
Para participar do passeio, é preciso reservar o ingresso pela plataforma Sympla, neste link. Em caso de chuva, o evento é cancelado automaticamente.
Além desta visita temática especial, o público pode participar dos passeios monitorado às segundas-feiras, das 14h às 16h (exceto no próximo dia 23).
Quem deseja conhecer o local sem guia pode acessar informações sobre personalidades e obras por meio da plataforma e-Lápide, disponível via QR Code nos jazigos.







