Voltar Teatro
Última modificação fevereiro 13, 2026

Solo “Il Primo Miracolo” retorna a São Paulo

Escrito por Dario Fo, peça narra peripécias dos primeiros anos da vida de Cristo

"Il Primo Miracolo". Foto: Tiago da Silva Palma

Informações

  • Data de inicio e término

    28/02/2026 até 29/03/2026

  • Dias da semana e horários

    Sábados, às 16h | Domingos, às 15h

  • Endereço

    Av. Ipiranga, 344 - República

    Ver no mapa
  • Valores

    R$ 40 (meia entrada) e R$ 80 (inteira)

Mais detalhes

Com atuação do ator Roberto Birindelli, sob a direção de Neyde Veneziano, o solo “Il Primo Miracolo” completa 33 anos em cartaz. A montagem atravessou fronteiras e públicos: já foi vista por mais de 200 mil espectadores em 180 cidades de sete países. É com essa trajetória que o espetáculo retorna aos palcos da capital paulista.

A nova temporada entra em cartaz no Teatro Itália para abrir o Festival “100 Anos de Riso: Dario Fo em Cena”, em homenagem ao centenário do autor italiano, frequentemente definido como o “Shakespeare italiano”.

Roberto Birindelli interpreta “Il Primo Miracolo”. Foto: Tiago da Silva Palma

Escrita por Dario Fo, “Il Primo Miracolo” é uma sátira que mescla humor popular, crítica social e imaginação histórica. Em cena, Roberto Birindelli interpreta 22 personagens, conduzindo o público por uma alegoria dos primeiros anos da vida de Cristo, a partir de evangelhos apócrifos e narrativas populares.

“Il Primo Miracolo” alterna episódios como a viagem atrapalhada de três reis magos guiados por uma estrela “um pouco maluca” e a história do pequeno Jesus que, ao usar seus poderes de forma exagerada, provoca conflitos, arrependimento e reconciliação.

Humor e crítica social se entrelaçam em um jogo cênico que segue atual. Sem cenário, figurinos ou efeitos, o espetáculo se apoia exclusivamente na presença do ator e na comunicação e proximidade direta com o público.

Para Birindelli, o reencontro com a obra revela tanto transformações pessoais quanto mudanças profundas na forma como o público percebe o mundo e o teatro.

“Contar uma história milenar, mas com os olhos da contemporaneidade e entender como este mundo, após 33 anos, reage, é desafiador. Essa relação direta, viva e imprevisível, é central para o espetáculo, que se constrói a partir da escuta e da resposta imediata do público”, ele aponta.

Os ingressos estão disponíveis no Sympla.

Roberto Birindelli interpreta “Il Primo Miracolo”. Foto: Tiago da Silva Palma

 

  • $
  • Livre para todas as idades

Dados de contato