Nova temporada de “Cárcere”, da Cia. Heliópolis
Peça faz curta temporada na Casa de Teatro Mariajosé de Carvalho, sede da companhia

Informações
-
Data de inicio e término
19/02/2026 até 01/03/2026
-
Dias da semana e horários
De quinta a sábado, às 20h | Domingo, às 18h
-
-
Valores
Entrada gratuita
Mais detalhes
A Companhia de Teatro Heliópolis volta ao cartaz com sua montagem premiada de “CÁRCERE ou Porque as Mulheres Viram Búfalos”, de Dione Carlos. Com encenação de Miguel Rocha, a temporada será realizada na Casa de Teatro Mariajosé de Carvalho, sede da companhia.
A montagem aborda a presença feminina no contexto do cárcere. O enredo parte da história das irmãs Maria dos Prazeres e Maria das Dores, cujas vidas são marcadas pelo encarceramento dos homens da família: primeiro, o pai; depois, o companheiro de uma; agora, o filho da outra. Dentro do presídio, o jovem Gabriel aprende estratégias de sobrevivência para lidar com as disputas internas de poder e a falta de perspectivas inerentes ao sistema carcerário.
Naquele microcosmo a violência dita as regras e não poupa os considerados fracos ou rebeldes. Fora dali, em suas comunidades, as mulheres – mães, esposas, filhas, afilhadas – buscam alternativas para tentar romper os ciclos de opressão que as aprisionam em existências sem futuro.
A história das irmãs é um disparador no enredo de “CÁRCERE ou Porque as Mulheres Viram Búfalos” para expor o quanto é difícil se desvincular da complexa estrutura do encarceramento. O espetáculo também mostra que os saberes ancestrais resistiram à barbárie e atravessaram os séculos nos corpos, nas vozes e nas crenças de africanos que, escravizados, fizeram a travessia do Atlântico.
Em 2022, “CÁRCERE ou Porque as Mulheres Viram Búfalos” ganhou o Prêmio APCA na categoria de Dramaturgia (também foi indicado em Direção); o Prêmio SHELL de Teatro (Dramaturgia e Música; indicado em Direção) e o VI Prêmio Leda Maria Martins (Ancestralidade).
A entrada é gratuita. Uma cota de 50% dos ingressos estará disponível no Sympla, os demais ingressos podem ser retirados na bilheteria do teatro 1h antes da apresentação.
Dados de contato
-
Telefone
(11) 2060-0318
-
-
Redes sociais











