Comemorado em 30 de janeiro, o Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos foi escolhido para homenagear a publicação da primeira HQ brasileira, As Aventuras de Nhô-Quim, do desenhista ítalo-brasileiro Angelo Agostini, considerado um dos precursores das HQs no Brasil, na revista Vida Fluminense, em 1869. A data surgiu como uma comemoração espontânea entre fãs e profissionais ligados à história das HQs nacionais desde o século XIX.
Em 1984, a Associação dos Quadrinistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo (AQC-ESP) oficializou a data, criando o Prêmio Angelo Agostini para destacar artistas do setor. Posteriormente, entidades como a Academia Brasileira de Letras e a Associação Brasileira de Imprensa a adotaram nacionalmente.
Histórias em Quadrinhos no Brasil
As histórias em quadrinhos no Brasil têm uma história diversa e contam com nomes importantes, que fizeram com que elas se tornassem uma parte significativa do mercado editorial brasileiro e uma das formas mais acessíveis de leitura no país.
Um dos mais conhecidos é Maurício de Sousa, criador da Turma da Mônica, que transformou seus personagens em um fenômeno cultural que encanta gerações. Mônica, Magali, Cebolinha, Cascão e tantos outros fazem e fizeram parte do nosso cotidiano.
Outro importante nome da HQ nacional, Ziraldo nos trouxe a Turma do Pererê, uma revista em quadrinhos 100% nacional, ambientada na Mata do Fundão, com personagens que representam o Brasil, como Pererê, Cuca e Geraldina. Criador do Menino Maluquinho, Ziraldo foi um dos responsáveis por popularizar as histórias em quadrinhos no Brasil.
Angelo Agostini, uma figura histórica, é considerado o pai das histórias em quadrinhos brasileiras. Ele foi o pioneiro com a criação de As Aventuras de Nhô-Quim, em 1869, cujo personagem, um caipira, criticava os costumes urbanos do Rio de Janeiro da época.
Henfil, pseudônimo de Henrique de Souza Filho, chargista e criador dos personagens Graúna, Os Fradinhos e Zeferino, também contribuiu para o mercado de HQs no Brasil.
Laerte, cartunista e quadrinista responsável pela criação de Piratas do Tietê, um marco dos quadrinhos brasileiros, trouxe uma linguagem crítica, explorando temas como gênero, política e comportamento.
Todos esses nomes inspiraram uma nova geração de artistas, escritores, letristas, ilustradores e chargistas, que enriquecem cada vez mais o cenário dos quadrinhos no Brasil. Entre eles, estão Fábio Moon e Gabriel Bá, Vitor e Lu Cafaggi, Marcelo D’Salete, Marcello Quintanilha e Rafael Grampá.
Casas Especializadas em São Paulo
Em São Paulo, há muitos lugares com amplos acervos, eventos e espaços para explorar o universo das HQs. O Viva a Cidade selecionou alguns desses lugares para os fãs do gênero. Veja a seguir:
Livrarias e Lojas
Comix Book Shop
A Comix Book Shop é uma das mais tradicionais lojas de quadrinhos e mangás do Brasil. Fundada em 1986, possui loja física e virtual e um grande acervo de títulos, revistas em quadrinhos e mangás. O espaço também realiza diversos eventos voltados ao tema.
Loja Liberdade
Onde: Av. da Liberdade, 776 A – Liberdade
Horário: segunda a sexta, das 11h às 20h | sábado, das 11h às 19h e domingos e feriados, das 11h às 17
Loja Consolação
Onde: Rua da Consolação, 2685 – Cerqueira César
Horário: segunda a sábado, das 10h às 19h e domingos e feriados, das 11h às 17h
Loja Virtual
Email: loja@comix.com.br
Horário: segunda a sexta, das 9h às 11h e das 13h às 17h
Instagram: @comixbookshop
Comic Boom
A Comic Boom é uma loja especializada em Histórias em Quadrinhos, mangás, board games, cards, RPG e acessórios relacionados a cultura geek e pop. O local também é um ponto de encontro para os fãs desse universo.
Onde: Rua Coelho Lisboa, 366 – próximo a Praça Sílvio Romero – Tatuapé
Horário: segunda a sexta, das 11h às 19h | sábado, das 10h às 18h | feriados, das 10h ás 16h.
Instagram: @comic_boom_
Ugra Press
A Ugra Press é uma loja virtual, livraria e editora especializada em quadrinhos e contracultura. Conhecida por seu acervo focado em histórias em quadrinhos brasileiras, independentes e alternativas, a editora também organiza eventos e publica materiais autorais, com destaque para a coleção “Ugrito”, uma série de bolso.
Onde: Rua Augusta, 1371, loja 116 – próximo ao metrô Consolação
Horário: segunda a sábado, das 12h30 às 20h.
Instagram: @ugra-press
Loja Monstra
A Loja Monstra é uma livraria, loja de gibis e editora com um grande acervo de quadrinhos nacionais, independentes e internacionais. O espaço, renomado no cenário das comic shops, é um ponto de encontro para apreciadores da cultura pop, das artes gráficas e de HQs, e nele são realizados diversos encontros, sessões de autógrafos e eventos.
Onde: Praça Benedito Calixto, 158 – 1º andar, Pinheiros
Horário: segunda a sexta, das 11h às 20h | sábado, das 10h às 19h
Instagram: @lojamonstra
Mundos Infinitos
A livraria física e virtual oferece mangás, álbuns, comics e literatura pop para os amantes do universo das HQs e da cultura geek. Com mais de 6 mil produtos de mais de 60 editoras diferentes, a Mundos Infinitos tem um portfólio extenso. Em seu acervo, estão disponíveis famosos mangás, comics e álbuns de figurinhas de editoras nacionais e internacionais.
Onde: Rua Machado Bitencourt, 291 – próximo ao Metrô Santa Cruz
Horário: segunda a sexta, das 10h30 às 19h | sábados, das 10h às 17h
Site: mundosinfinitos.com.br
Instagram: @mundosinfinitos.msc
Gibiteca Henfil – Centro Cultural São Paulo
A Gibiteca Henfil, localizada no Centro Cultural São Paulo é considerada uma das maiores gibitecas da América Latina. Seu acervo conta com mais de 10 mil títulos, entre eles álbuns de quadrinhos, gibis e livros sobre HQ. No espaço, que é público e gratuito, é possível emprestar itens do acervo. A Gibiteca Henfil frequentemente organiza trocas de gibis e clubes de leitura.
Onde: Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso/Vila Mariana (próximo ao metrô Vergueiro)
Horário: terça a sexta, das 10h às 20h | sábado e domingo, das 10h às 18h – feriados que ocorrem em dias úteis o local estará fechado.
Instagram: @bibliotecaccsp
LEIA MAIS:
. Veja novos shows confirmados para 2026







