Voltar Evento
Última modificação janeiro 21, 2026

Museu Afro comemora os 472 anos de São Paulo

Feira gastronômica, apresentações musicais, oficina artística e encontros integram a programação

Museu Afro Brasil Emanoel Araujo Forró do Serizo/ Foto: Divulgação

Informações

  • Data de inicio e término

    25/01/2026 até 25/01/2026

  • Dias da semana e horários

    Domingo, das 11h às 19h

  • Endereço

    Parque Ibirapuera, Av. Pedro Álvares Cabral, s/n, portão 10

    Ver no mapa

Mais detalhes

No dia 25 de janeiro, data em que São Paulo completa 472 anos, o Museu Afro Brasil Emanoel Araujo promove uma programação especial com entrada gratuita. A iniciativa integra as comemorações do aniversário da capital e convida o público a vivenciar atividades culturais em diferentes espaços do museu, localizado no Parque Ibirapuera.

Ao longo do dia, a programação inclui feira gastronômica, oficina artística, apresentações musicais e um encontro público que marca o lançamento do Projeto de Renovação da Exposição de Longa Duração da instituição. A proposta é celebrar a história da cidade em diálogo com a memória, a diversidade e a produção cultural de matriz africana e afro-brasileira.

Vinculado à Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, o Museu Afro Brasil reafirma, com a ação, seu papel como espaço de preservação, reflexão e difusão de saberes, conectando o aniversário da cidade a temas como identidade, patrimônio e representatividade cultural.

Museu Afro Brasil Emanoel Araujo

Thulla Melo/ Foto: Divulgação

Programação

  • Feira gastronômica e atrações musicais

Local: Marquise do Museu | Das 11h às 19h

A feira gastronômica reúne propostas culinárias que refletem a diversidade de histórias e territórios presentes em São Paulo.

Tabuleiro do Alcides – comida afro-brasileira, com pratos tradicionais inspirados na culinária de matriz africana, especialmente receitas populares da Bahia.

Cozinha de Salsabil – Barraca de comida árabe, com preparos caseiros como esfihas, pratos quentes e receitas típicas do Oriente Médio, feitos de forma artesanal.

Ocupação 9 de Julho – Barraca de comida brasileira, com receitas simples e afetivas preparadas por coletivos ligados à Ocupação 9 de Julho, iniciativa cultural e social do centro de São Paulo.

Cana – Bar dedicado à valorização da cachaça e da cultura brasileira, com pesquisa aprofundada sobre ingredientes nacionais e produção própria oriunda da Bahia.

  • Palco das atrações musicais

A condução do palco ao longo da programação será feita por Mana Bella, mestra de cerimônia, que apresentará as atrações musicais e fará a mediação com o público.

Das 15h30 às 17h

Show | Forró do Serizo

O Forró do Serizo é um trio formado por Leandro Serizo (sanfona e voz), Pedro Rossi (zabumba) e Lucca Rolim (triângulo). No repertório, o grupo passeia pelos clássicos do forró pé de serra, em diálogo com a cena atual do gênero. O trio circula por palcos e eventos culturais do estado de São Paulo, levando o forró como música de encontro e celebração.

Das 17h30 às 18h30

Show | Thulla Melo

Cantora e compositora, Thulla Melo é um dos nomes de destaque da música negra contemporânea brasileira. Seu trabalho transita por gêneros como soul, R&B, samba e música popular brasileira, combinando potência vocal, lirismo e identidade artística. No Museu Afro Brasil, Thulla apresenta um show que celebra ancestralidade, afeto e resistência por meio da música.

19h: Encerramento da feira gastronômica

  • Oficina artística

Local: Marquise do Museu Afro Brasil Emanoel Araujo | 11h às 13h

Oficina e painel individual Encruzilhadas Urbanas, com Babi Lopes, que propõe reflexões sobre território, cidade, corpo e memória a partir da arte urbana contemporânea.

  • Seminário

Local: Teatro Ruth de Souza – Museu Afro Brasil Emanoel Araujo | 14h às 15h

Seminário de apresentação da Renovação da Exposição de Longa Duração

O seminário reunirá as pessoas envolvidas na realização do projeto, que apresenta ao público um artbook, uma audiossérie, atualizações no percurso da Exposição de Longa Duração e a incorporação de três novas obras ao acervo do Museu Afro Brasil. Participam do seminário o artista Jaime Lauriano; a jornalista e narradora Adriana Couto; a produtora e pesquisadora Stela Nesrine; o roteirista Lucas Moura; além de pesquisadores do Museu Afro Brasil Emanoel Araujo envolvidos no projeto. Em caráter celebrativo, o encontro convida o público a conhecer novas formas de leitura e apreciação dos 21 anos de história do acervo da instituição.

Museu Afro Brasil Emanoel Araujo

Babi Lopes/ Foto: Divulgação

 

  • Acessível para cadeirantes
  • Gratuito

Dados de contato