São Paulo tá repleto de programas imperdíveis e acessíveis para as férias das crianças, com opções gratuitas que misturam esporte, cultura popular, dança e criatividade. De brinquedos infláveis a oficinas de máscaras e robótica, a cidade vira um playground gigante para as crianças e as famílias com muita diversão e entretenimento para todos os gostos e bolsos.
O Viva a Cidade, destaca alguns programas, cursos e espaços com uma programação cultural e de lazer voltada para as crianças e para as suas famílias famílias.
Agita + Férias
O programa Agita + Férias, da Prefeitura de São Paulo, é uma ótima alternativa gratuita para preencher o recesso escolar com entretenimento de qualidade mantendo crianças e adolescentes, da primeira infância aos 17 anos, ativos e engajados durante o período de férias escolares.
A iniciativa, promovida pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer em parceria com a ASA Esportes e Ação, levará atividades, oficinas e brincadeiras para os centros esportivos da capital, proporcionando acesso a atividades lúdicas e esportivas para milhares de crianças e adolescentes.
A programação intensa se estenderá por mais de 20 dias, nos finais de semana, começando na segunda semana de dezembro de 2025 e seguindo até o final de janeiro de 2026, cobrindo o período mais longo do descanso escolar municipal. Entre as principais atrações, estão brinquedos infláveis, brincadeiras de rua, áreas de recreação para bebês e diversas oficinas, como pintura facial, confecção de brinquedos manuais, esportes e dança.

Cultura Popular para Crianças: cavalo marinho, frevo e coco (Instituto Brincante)
Em janeiro, o Brincantinho de Férias, do Instituto Brincante, oferecerá o curso “Cultura Popular para Crianças: cavalo marinho, frevo e coco”. Voltado para crianças de 3 a 7 anos, ele será ministrado pelos educadores Carla Passos, Giulio Mezzacapa e Joel Brasil, e convida os pequenos a mergulharem, de maneira lúdica, no universo da cultura brasileira.
Em três encontros semanais à tarde as oficinas oferecerão experiências que despertam o corpo, o som e a imaginação por meio de nossas festas, folguedos e brincadeiras populares.
Conteúdo das Oficinas:
14/01: Cavalo-Marinho: A oficina propõe, de maneira lúdica, um contato com elementos dessa manifestação brasileira que agrupa diversas linguagens artísticas.
Conteúdos trabalhados: Dança e expressão corporal, a teatralidade através das figuras e construção de Máscaras.
21/01: Frevo: A partir das brincadeiras com o corpo e com a musicalidade, as crianças são convidadas a entrar no universo do frevo – a dança, a brincadeira com as sombrinhas e as “mugangas” corporais.
Conteúdos trabalhados: Brincadeiras tradicionais, dança, expressão corporal e musicalidade.
8/01: Coco: O encontro tem por objetivo promover às crianças, através do estado da brincadeira, uma vivência do Coco e das linguagens artísticas a ele relacionadas.
Conteúdos trabalhados: Brincadeiras tradicionais, dança, percussão e construção de instrumento.
O Instituto Brincante oferece cursos de férias para crianças, com foco na cultura popular brasileira, de forma lúdica e criativa. Esses cursos proporcionam contato com ritmos, musicalidades, figuras, brinquedos e corporeidades da tradição nacional.

Sesc – Projeto Sesc Verão 2026
Com o tema “Esporte é Movimento”, o projeto Sesc Verão 2026 oferece uma programação de férias intensa nos com mais de mil atividades gratuitas em todo o estado. Entre os dias 3 de janeiro e 15 de fevereiro, o Sesc São Paulo realiza um de seus mais tradicionais projetos de incentivo à prática regular de atividades físicas.
A programação inclui vivências com expoentes do esporte nacional, aulas abertas, festivais, oficinas, apresentações e atividades recreativas, que promovem encontros e trocas entre pessoas de todas as idades e níveis de prática. O projeto acontece nas 43 unidades do Sesc em São Paulo, além de espaços públicos por todo o estado.

Caixa Cultural – Festival “Pintando o 7”
A Caixa Cultural oferece uma programação gratuita nas férias com oficinas e espetáculos para as crianças e toda família. O festival “Pitando o 7” coloca a dança em diálogo vibrante com outras linguagens, como teatro, circo e artes visuais.
Em sua 11ª edição, o projeto chega pela primeira vez a São Paulo, na CAIXA Cultural, entre 27 de dezembro de 2025 e 25 de janeiro de 2026. A programação inclui espetáculos, oficinas e atividades que estimulam o convívio familiar e aproximam pessoas de todas as idades das diversas formas de criação artística.
A realização é da Fervo Projetos Culturais e conta com patrocínio da Caia e do governo federal, e integra as celebrações dos 45 anos da CAIXA Cultural. Sob a curadoria do escritor e dramaturgo pernambucano Luciano Pontes, a edição desta temporada tem como tema “O Lugar das Infâncias”, propondo um olhar sensível e contemporâneo sobre como as crianças percebem, interpretam e transformam o mundo.
A programação inclui espetáculos de companhias consagradas, atividades de criação artística e vivências que estimulam a imaginação, o diálogo e o vínculo entre gerações. Ela começa no dia 27 de dezembro com a oficina “Máscaras em Movimento”, que apresenta às crianças os “Papangus”, de Bezerros, e os “Caretas”, de Triunfo, símbolos do carnaval pernambucano. A oficina convida as crianças a produzirem suas próprias máscaras. Em seguida, há espetáculos nos finais de semana de janeiro.
Nos dias 10 e 11, o Círculo das Baleias, da companhia Pia Fraus, propõe uma viagem ao fundo do mar para acompanhar o ciclo de vida das baleias-jubarte e entender as condições necessárias para a sobrevivência delas.
Nos dias 16, 17 e 18, o grupo mineiro Primeiro Ato apresenta Quebra-Cabeça, espetáculo que mescla dança, teatro, mímica e circo, com muito humor e interação com o público.
Encerrando o festival, nos dias 23, 24 e 25 de janeiro (aniversário de São Paulo), a Cia. Druw de Dança Contemporânea apresenta Lúdico, obra que transforma em movimento os conceitos do pintor russo Wassily Kandinsky.

Mundo Maker – Oficinas de férias no verão
O Mundo Maker oferece oficinas semanais para crianças e adolescentes com o desafiando-os a de construir um projeto utilizando engenharia, arte, design, programação e trabalho manual.
Nestas férias serão disponibilizados três projetos por faixa etária: 5+: Baú monstro / Trenzinho / Carrossel – utilizando circuito elétrico; 7+: Luminária criativa / Pista de boliche / Carro de 6 rodas – utilizando circuito elétrico e 10+: Gênios / Rosto robótico / Corrida sem fim – utilizando circuito elétrico + programação.
Com o auxílio de mediadores, os participantes são instigados a encontrar soluções para os problemas enfrentados, aprendendo sobre resiliência, trabalho em equipe, autonomia, pensamento crítico e planejamento.
Ao final da semana e das oficinas, as crianças levam o seu projeto para casa e o apresentam aos pais.

___






