Voltar Dicas
Última modificação dezembro 12, 2025

Fim de ano: roteiros leves para recarregar as energias

Dois programas de um dia em SP para curtir os últimos dias do ano sem estresse e entrar em 2026 de boas

Final de ano: roteiros leves Mulher levantando os braços e abraçando a natureza/Foto: iStock

Cadastre-se na Newsletter

    O final do ano é um período cheio de festas, reuniões com amigos e familiares, um verdadeiro turbilhão de confraternizações e compromissos, e muita correria para dar conta de tudo. Além disso, é hora de fazer o famoso balanço, tanto das conquistas pessoais quanto das profissionais, e refletir sobre o que o próximo ano pode reservar para cada um de nós. 

    Apesar de toda a empolgação para celebrar e comemorar, esse momento também traz à tona sentimentos de pressão por metas que ficaram pendentes e o peso dos compromissos que se acumulam nesse período do ano. Se você também se identifica com essa sensação, saiba que desacelerar pode ser o segredo para aproveitar essa época.

    O Viva a Cidade traz sugestão de dois roteiros de um dia pela capital paulista: um relax, bem tranquilo, e outro regenerativo e cultural. A ideia é aproveitar esses últimos dias antes das comemorações de final de ano para recarregar as energias e entrar em 2026 de boa com a mente e o corpo leves.

    1- Roteiro Relax 

    Nesse roteiro, o importante é apreciar a natureza, relaxar, fazer pausas, contemplar espaços e lugares, e experimentar uma gastronomia leve e saudável. 

    Manhã: natureza e café tranquilo 

    Comece pelo Parque da Água Branca (Água Branca), um oásis verde no centro expandido da cidade, com trilhas sombreadas, lago e feirinha orgânica aos domingos. Com 137 mil metros quadrados de área arborizada, o parque oferece uma combinação perfeita de lazer, cultura, educação ambiental e preservação histórica. Se você busca um refúgio da correria urbana para momentos de tranquilidade, prática de atividades físicas, esse é o lugar ideal. Caminhe devagar, respire o ar puro e desfrute de um café na “Casa do Caboclo”. Com um ambiente rústico inspirado nas casas de fazenda do interior, o local oferece café caipira, bolos caseiros e a tradicional cavaca, uma broa de milho assada na chapa do fogão a lenha. Além disso, o lugar é pet friendly, então você pode levar seu companheiro de quatro patas.

    Almoço leve: Vila Madalena 

    Um bairro icônico e conhecido pelo agito noturno,  a Vila Madalena, é charmosa e bem mais calma durante a semana. Lá, é possível encontrar espaços incríveis para comer bem e com qualidade, como o Banana Verde, que oferece comida vegetariana e vegana de qualidade, com saladas frescas, pratos vegetarianos leves e sucos detox. Para quem gosta de comida japonesa tradicional, o Tanuki Sushi, oferece uma variedade de pratos e bebidas para serem apreciados sem pressa. 

    Tarde: cultura e lago 

    Siga para o Parque Ibirapuera, o coração verde de São Paulo. Lá, você pode alugar uma bicicleta elétrica ou dar uma volta pelo lago, visitar o Museu Afro Brasil (com exposições inspiradoras e gratuitas) e fazer uma pausa no Pavilhão Japonês para um momento de contemplação. A luz da tarde ali é mágica para relaxar, acalmar a ansiedade e viver o momento.

    Final de tarde/noite: livros, pôr do sol e encerramento 

    Termine o dia na região de Pinheiros e Vila Madalena, na Bibla Cafeteria e Livraria. Entre, descubra sua próxima leitura, folheie um livro, ou apenas curta o momento. Veja o tempo passar com calma e assista ao pôr do sol. Depois, escolha um jantar leve. A região possui locais excelentes para encerrar a noite com uma refeição reconfortante. No Purana.Co Restaurante, o cardápio é 100% plant based (baseado em plantas), vegano, sem glúten e sem lactose, com muitas opções saudáveis. Volte para casa cedo para uma meditação guiada ou um banho quente e feche o dia com gratidão.

    2- Roteiro regenerativo e cultural 

    Nesse roteiro, a sugestão é combinar verde, arte, silêncio e um pouco de cuidado com o corpo, para encerrar o ano  de 2025 e começar 2026 numa boa.

    Manhã: natureza e silêncio

    Comece o dia no Parque Ibirapuera, caminhando devagar pelas alamedas, observando o lago e os espaços verdes e silenciosos. Contemple a natureza e sinta o ar puro. O parque é ótimo para desacelerar e respirar fundo. Se estiver aberto, visite o Museu Afro Brasil Emanoel Araújo ou a OCA para uma primeira dose de arte logo cedo.

    Meio do dia: Cultura que nutre

    Siga para a Avenida Paulista e visite o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) ou o Instituto Moreira Salles (IMS Paulista). Ambos têm acervos incríveis, arquitetura marcante e vistas da cidade que convidam à contemplação. Almoce em algum restaurante de cozinha natural nos arredores, e priorize refeições leves para manter a sensação de bem-estar ao longo do dia. O Pop Vegan Food é uma excelente opção, pois  o restaurante vegano oferece um bufê de comida à vontade.

    Tarde: Centro histórico e poesia urbana

    Depois do almoço, vá ao Centro Histórico para um passeio calmo e tranquilo. Caminhe pela região do Theatro Municipal de São Paulo, do Viaduto do Chá e do Vale do Anhangabaú, observando os prédios, os detalhes arquitetônicos e as obras de arte públicas. Se quiser um toque extra de cultura, inclua uma  rápida visita à Biblioteca Mário de Andrade, que tem uma história rica, um excelente acervo e um clima intimista.​​

    Final de tarde: Meditação e espiritualidade

    Para fechar o dia de forma mais espiritual, escolha um espaço de meditação no centro da cidade, como o Centro de Meditação Fo Guang Shan na Liberdade. Lá o clima é de paz absoluta e são oferecidas práticas acessíveis para quem deseja desacelerar a mente. Além disso, uma sessão de meditação guiada ou um simples tempo em silêncio nesses locais ajuda a simbolizar o encerramento de um ciclo e a chegada de um novo ano com mais presença e equilíbrio.

    LEIA MAIS:

    . Suco detox: aliado da saúde

    . Qual é o melhor treino para acelerar o metabolismo?

    . Astronomia: passeios para ver o céu da capital

    Marina Barlati

    68 publicações

    Graduada em Comunicação Social / Jornalismo, com MBA em Marketing Digital. Tem experiência em jornais, revistas e assessoria de comunicação.