Localizada no centro da cidade de São Paulo, a rua 25 de Março é conhecida em todo o país por sua enorme variedade de produtos a preços acessíveis, incluindo eletrônicos, roupas, artigos para festas e utilidades domésticas. Apesar de o comércio ser sua grande atração, a região vai muito além das compras e oferece várias opções de passeios e atividades culturais interessantes para quem a visita.
A proximidade da rua 25 de Março com vários pontos históricos e instituições culturais proporciona inúmeras opções para quem deseja conhecer um pouco da história, da gastronomia e da cultura da cidade.
O Viva a Cidade montou um roteiro com sugestões de espaços culturais e gastronômicos para quem, além das compras, deseja conhecer um pouco mais da região:
Espaços Culturais
Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB – SP)
Localizado no centro da cidade, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB-SP) é um polo de arte e cultura com programação diversificada, que inclui exposições, mostras de cinema, peças de teatro e uma intensa agenda de atividades, para todos os públicos.

Farol Santander
Localizado na região central da cidade, o Farol Santander ocupa 18 dos 35 andares do edifício de 161 metros de altura, que por décadas foi a maior estrutura de concreto armado da América do Sul, e oferece diversas atrações, exposições imersivas e eventos.
O local é repleto de cultura e história, e os visitantes que subirem ao Mirante 26 poderão apreciar deliciosos cafés enquanto admiram uma das vistas mais famosas da cidade.

Museu da Bolsa do Brasil (MUB 3) – Prédio da Bolsa
O prédio da bolsa em São Paulo é um edifício neoclássico, da década de 1940 localizado no centro da cidade, no lugar onde, até 2005, funcionava o pregão em viva voz do mercado de ações. Atualmente, o local abriga a sede da B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), a bolsa de valores de São Paulo, e o Museu da Bolsa do Brasil (MUB 3), que conta a história das bolsas brasileiras por meio de mais de 100 mil itens, entre documentos, materiais audiovisuais e mobiliário. O local conta com exposições permanentes e temporárias, com entrada gratuita.

Mosteiro de São Bento
Localizado no centro histórico da cidade, o Mosteiro de São Bento foi fundado pelo monge Mauro Teixeira, em 1598, e abriga a Basílica Abacial de Nossa Senhora da Assunção, o Mosteiro, o colégio e a faculdade de São Bento. Na basílica, uma das principais atrações é a missa tridentina, celebrada em latim, aos domingos, às 18h, que também conta com apresentação de canto gregoriano. O coral ainda participa de outras missas: de segunda a sexta-feira, às 7h, as sábados, às 5h50, e aos domingos, às 10h. Desde 1999, o Mosteiro de São Bento tem uma padaria, que oferece pães, geleias e biscoitos feitos pelos monges, a partir de receitas seculares, guardadas nos arquivos da abadia, e que podem ser compradas pelo público em geral.

Pateo do Collegio – Pátio do Colégio
O Pátio do Colégio é o lugar onde a cidade de São Paulo foi fundada, em 1554, pelos padres jesuítas Manuel da Nóbrega e José de Anchieta. Trata-se de um complexo formado pela Igreja São José de Anchieta, o Museu Anchieta, a Biblioteca Padre Antônio Vieira e uma área de descanso com um café. Visitar o espaço é mergulhar na história e na cultura da cidade de São Paulo.

Edifício Martinelli
O primeiro arranha-céu da cidade, o Edifício Martinelli é um símbolo do progresso e da modernização de São Paulo. Com 30 metros de altura e 30 andares, ele foi projetado para abrigar apartamentos de luxo, com acabamento sofisticado e ótima vista para a cidade. As visitas guiadas, com duração de 45 minutos e em diversos horários, são uma boa opção para conhecer melhor o local e sua vista.

Espaços Gastronômicos
O centro de São Paulo oferece muitas opções gastronômicas bem perto da rua 25 de Março. A região conta com uma forte presença da culinária árabe e possui alguns espaços tradicionais que valem a pena visitar, como cafés e restaurantes.
Restaurante Jacob
O Restaurante Jacob é um tradicional representante da cozinha árabe em São Paulo, com mais de 50 anos de história na região central. Entre seus pratos é possível saborear o quibe cru, esfihas, tabule e charuto de folha de uva. Além disso, o local oferece um buffet de sabores.

Raful Cozinha Árabe
Fundado em 1960 por irmãos libaneses na região da 25 de Março, o Raful Cozinha Árabe é um ícone da culinária árabe autêntica. O restaurante oferece rodízio, refeições rápidas, esfihas, kibes e pratos à la carte, que podem ser degustados no balcão ou nas mesas.

Café Girondino
Com uma arquitetura clássica europeia restaurada e vista privilegiada para o centro histórico, o Café Girondino é o mais antigo da cidade. Com um cardápio que combina receitas tradicionais e criações contemporâneas , o espaço oferece cafés, especiais, menu executivo, sobremesas e chopes e drinks, pois também funciona como bar noturno. Entre as suas sobremesas clássicas estão o pudim, arroz-doce, cheesecake, profiteroles com sorvete de baunilha e calda de chocolate com café.

Mercado Municipal de São Paulo – Mercadão
Localizado no centro histórico expandido de São Paulo, o Mercado Municipal de São Paulo é um tradicional ponto turístico e centro gastronômico da cidade. Conhecido pelos pratos que serve, como o famoso sanduíche de mortadela e o pastel de bacalhau, o local oferece também uma grande variedade de produtos de hortifrutigranjeiros, temperos, especiarias, produtos importados e muito mais.

LEIA MAIS:
. 5 lugares para provar panetones nada óbvios






