Espetáculo gratuito “Aurora” estreia no CCSP
Peça é livremente inspirada nas crônicas e na obra do escritor mineiro Paulo Mendes Campos

Informações
-
Data de inicio e término
27/11/2025 até 14/12/2025
-
Dias da semana e horários
Quinta a sábado, às 20h | Domingo, às 19h
-
Mais detalhes
Um dos grandes nomes da crônica brasileira, o escritor, poeta e jornalista mineiro Paulo Mendes Campos (1922–1991) é celebrado no espetáculo “Aurora – Uma Homenagem à Obra de Paulo Mendes Campos”, que estreia no Centro Cultural São Paulo (CCSP).
Idealizado, roteirizado e dirigido pelo produtor cultural e diretor Rodrigo Penna, o espetáculo conta com consultoria de roteiro de Adriana Falcão e é livremente inspirado na vida e na obra do autor, com destaque para a coletânea “O Amor Acaba – Crônicas Líricas e Existenciais” (1999). No elenco estão Julia Konrad, Gustavo Damasceno e Kadu Garcia.
Distante de uma dramaturgia convencional, a montagem propõe um jogo poético de cenas e sentimentos, construído a partir de fragmentos da obra de Paulo Mendes Campos.
A palavra é o eixo central da encenação e atravessa diferentes linguagens artísticas.
A encenação aposta fortemente na criação de uma ambiência sensorial, combinando sonoplastia, beats e ritmos com projeções visuais do artista Batman Zavareze, cenografia de Marcos Figueroa, figurinos de Marie Salles e design gráfico de Billy Bacon. As referências visuais dialogam com o azul, cor recorrente na obra do autor, e o vermelho, associado às raízes mineiras
de Paulo Mendes Campos, além de elementos da arte urbana, como grafite, lambe-lambe e risografia.
A direção também presta homenagem ao ator e diretor Aderbal Freire Filho (1941–2023), referência importante para Rodrigo Penna, especialmente por sua pesquisa intitulada romance-em-cena.
A trilha sonora, assinada por Rodrigo Penna, Chico Beltrão e Dani Roland, transita por sonoridades pop e estabelece diálogo tanto com públicos mais maduros quanto com as gerações mais jovens.

Foto: Larissa Vieira
Sinopse
“Aurora” traz um pouco de Minas e de Rio de Janeiro, um Brasil de poetas, cancioneiros, da Bossa Nova, os românticos! O espetáculo conta e celebra a vida e a obra do grande escritor mineiro, Paulo Mendes Campos. Crônicas inteiras, fragmentos, cartas, as colunas dos periódicos, seus amigos, amores, sua prosa tão poética. E através de diferentes linguagens, música, projeção, performance, os atores contam, encenam e recriam no palco suas lindas palavras e crônicas.
Dados de contato
-
Telefone
11) 3397-4277
-
-
Redes sociais







