Voltar Dicas
Última modificação novembro 24, 2025

Mapa ajuda a encontrar livrarias de rua em SP

Iniciativa une diferentes estabelecimentos da cidade, com indicação de endereços de 37 unidades parceiras

Foto: Divulgação

Cadastre-se na Newsletter

    Lançado nesta segunda-feira (24), o “Mapa das Livrarias de Rua de São Paulo” foi criado para facilitar a vida dos amantes de livros – e também a dos livreiros.

    A iniciativa é resultado da união de 37 livrarias de rua da cidade e visa fortalecer e promover esses espaços, fundamentais para o debate cultural e a preservação da bibliodiversidade, que também incentivam o turismo literário e conectam leitores.

    Disponível de forma gratuita, em versão impressa (distribuída nas próprias lojas) e online, o mapa indica os endereços das livrarias parceiras, que contam com o apoio de entidades ligadas ao livro e de mais de 30 editoras e distribuidoras.

    Desafios e concorrência digital

    Há cerca de dois anos, donos e gestores das livrarias de rua começaram a se unir para enfrentar desafios em comum, em especial a concorrência das plataformas digitais e as feiras universitárias de livros.

    Enquanto as grandes plataformas combinam descontos agressivos sobre os preços de capa com logística de entrega rápida, as feiras universitárias seduzem pela disponibilidade imediata de uma miríade de títulos a preços de produção.

    Ilustração: Isadora Ferraz / Diagramação: MZK

    Neste contexto, as livrarias de rua podem especializar-se em temas bem definidos, como literatura infantil ou obras escritas por mulheres, e oferecer títulos que passam por crivos curatoriais.

    Mais do que lojas que vendem livros, são espaços com rica programação cultural, que oferecem oficinas e promovem debates, além de serem ótimos lugares para encontros e convivência – e, às vezes, até para fazer um lanche.

    Com desenhos das fachadas de cada livraria, todos feitos pela ilustradora Isadora Ferraz, e projeto gráfico do artista visual MZK, o mapa agrupa livrarias especializadas em obras sobre arquitetura (como é o caso da Livraria Eiffel); sobre arte (Lovely House); livros sobre futebol (Barrilete); sobre populações em diáspora (Aigo Livros); sobre cultura pop (Cidade de Papel, Entretempo e Mundos Infinitos); escritos por mulheres ou pessoas queer (Gato Sem Rabo); direcionados a professores (Livraria Diálogos); e até livros sobre livros (Livraria Gráfica).

    Seis livrarias presentes no mapa são voltadas para o público infantil e juvenil: Casa Cosmos; Faz de Conta Livraria; Casa de Livros; Livraria Miúda; Livraria NoveSete e PanaPaná Livraria Infantil.

    Completam o roteiro três bancas que foram transformadas em livrarias, como a Banca de Livros, a Banca Stardust e a Banca Tatuí.

    Ilustração: Isadora Ferraz / Diagramação: MZK

    __

    LEIA MAIS:

    Foto de perfil do colaborador Pedro A. Duarte

    Pedro A. Duarte

    6 publicações

    Formado em Jornalismo pela FAAP. Especialista em Jornalismo Científico pelo Labjor Unicamp.