Sabor oriental em destaque no mês do sushi
Rede celebra a data com opções criativas e tradicionais do prato mais amado do Japão

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Quando se fala em comida japonesa no Brasil, o sushi, em suas diversas versões, é um dos pratos mais lembrados.
Novembro é o mês oficial dedicado a essa iguaria — celebração que nasceu no Japão e foi adotada por vários países, incluindo o Brasil.
Por aqui, o sucesso é tão grande que o prato representa mais de 33,4 milhões de pedidos em 2025, até o fim de outubro, no aplicativo iFood, o que equivale a uma média de 122 mil pedidos diários.
Variedade e sabores para todos os gostos
A rede Jin Jin, celebra o mês do sushi destacando a diversidade de combinações, recheios e estilos.
Alguns são inspirados em receitas tradicionais japonesas; outros trazem o toque criativo brasileiro e até variações sul-coreanas.
O campeão de vendas da rede é o hot roll, um hossomaki de salmão empanado e frito, que conquistou o paladar de quem prefere pratos quentes e se tornou uma das opções mais populares no Brasil.
A origem e as variações do sushi
Embora o sushi esteja intrinsecamente ligado à culinária japonesa, sua origem remonta ao Sudeste Asiático, no século VII. A palavra “sushi” combina os termos “su” (vinagre) e “meshi” (arroz), formando uma base que permite inúmeras variações.
Entre os tipos mais conhecidos estão o hossomaki (rolinho com alga por fora), o uramaki (rolinho com arroz por fora), o niguiri (bolinho de arroz com fatia de peixe ou outro ingrediente sobreposto) e o joe, versão em que o peixe ou vegetal envolve o arroz. Essa versatilidade é o que torna o sushi um prato universal, adaptável e criativo.
Sucesso entre os brasileiros
Outro fator que explica o sucesso do sushi no Brasil é a forte presença da comunidade nipo-brasileira, a maior fora do Japão, com cerca de 2 milhões de descendentes.
A chegada dos imigrantes há mais de um século foi o ponto de partida para a popularização dessa gastronomia no país.
Hoje, os sushis com toques brasileiros — como os doces, com frutas ou vegetais típicos — fazem parte do cotidiano dos restaurantes e das praças de alimentação, conquistando públicos de todas as idades.
Para Rodrigo D’Agostino, gestor da Jin Jin, o segredo está na versatilidade:
“É incrível como é fácil criar receitas e adaptar os sushis à realidade e ao gosto do cliente. Para quem não gosta de alga, há versões sem; para quem prefere algo quente, temos o hot roll. Existe sushi para todos os gostos — e isso é o que faz dele nosso carro-chefe”, destaca.
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