“11ª Mostra Mosfilm de Cinema Soviético e Russo”
Mostra exibe 16 longas e um curta, incluindo filmes restaurados e o clássico "O Encouraçado Potemkin"

Informações
-
Data de inicio e término
12/11/2025 até 16/11/2025
-
Endereço
Cinemateca Brasileira
Largo Senador Raul Cardoso, nº 133 - Vila Clementino
Centro Cultural São Paulo | Sala Paulo Emílio
Rua Vergueiro, 1000 – Liberdade -
Valores
Cinemateca Brasileira: gratuito | Centro Cultural São Paulo: R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia)
Mais detalhes
A “11ª Mostra Mosfilm de Cinema Soviético e Russo” será realizada em dois espaços de São Paulo, a Cinemateca Brasileira e o Centro Cultural São Paulo (CCSP), com uma seleção de 16 longas-metragens, sendo dois restaurados, e um curta. A programação celebra marcos históricos e cinematográficos, com destaque para os 80 anos da vitória sobre o nazifascismo na Segunda Guerra Mundial e para a carreira do diretor Karen Shakhnazarov, que completa 50 anos de trajetória.
A sessão de abertura será dedicada ao cineasta russo e contará com exibição dupla: o curta “Devaneio de Primavera” (1975), seu primeiro filme, e o longa “Dia de Lua Cheia” (1998), considerado uma de suas obras mais belas e simbólicas, marcada por uma narrativa repleta de memórias, enigmas e surrealismo, traços característicos de seu estilo.
A homenagem a Shakhnazarov inclui ainda “O Mensageiro” (1986), filme que o diretor considera seu favorito; “O Assassino do Czar” (1991), protagonizado por Malcolm McDowell; e “No Submundo de Moscou” (2023), seu trabalho mais recente, exibido em duas versões, dublada no CCSP e legendada na Cinemateca.
Outro destaque da mostra é o épico “Libertação”, de Yuri Ozerov, recentemente restaurado pelo Estúdio Mosfilm. Dividido em cinco partes, o filme é uma referência entre os grandes títulos sobre a Segunda Guerra Mundial, retratando episódios decisivos como a batalha de Kursk, a travessia do Dnieper, a libertação de Kiev, as batalhas por Berlim e a rendição da Alemanha nazista.
Dentro da mesma temática, serão exibidos “O Caminho para Saturno” e “O Fim de Saturno” (1967), dirigidos por Villen Azarov. Os longas, também restaurados em 2025, acompanham a história de um oficial soviético infiltrado em uma escola de espionagem nazista.
Completam a programação clássicos de diferentes períodos da cinematografia russa e soviética, como “O Encouraçado Potemkin” (1925), de Serguei Eisenstein, que celebra 100 anos e terá sessão especial ao ar livre na tela externa da Cinemateca; “A Queda da Dinastia Romanov” (1927), de Esfir Shub; “Geração de Vencedores” (1936), de Vera Stroeva; “Michurin” (1948), de Aleksandr Dovzhenko; e a ficção científica “O Segredo da Noite Eterna” (1955), de Dmitry Vassilev.
A “Mostra Mosfilm de Cinema Soviético e Russo” é uma realização do Centro Popular de Cultura da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de São Paulo (CPC-UMES) e do Estúdio Mosfilm.







