Voltar Gastronomia
Última modificação novembro 04, 2025

“São Paulo Food Film Fest” celebra cinema e sabor

Festival une cinema, gastronomia e cultura em homenagem à arte e à memória afetiva

“São Paulo Food Film Fest” celebra cinema e sabor Festival chega à sua 4ª edição com cinema, gastronomia e cultura | Foto: Divulgação

Informações

  • Data de inicio e término

    13/11/2025 até 23/11/2025

  • Endereço

    Reserva Cultural: Av. Paulista, 900 – Bela Vista | Centro Cultural São Paulo: Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso

  • Valores

    Ingressos gratuitos, distribuídos 1 hora antes das sessões (1 por pessoa; até 2 se não houver fila)

Mais detalhes

De 13 a 23 de novembro, o “São Paulo Food Film Fest”chega à sua 4ª edição, transformando o ato de assistir a um filme em uma experiência completa de sensações.

Com entrada gratuita, o evento ocupa o Reserva Cultural, o Centro Cultural São Paulo (Vergueiro) e os CEUs do Circuito Spcine, além de um recorte especial disponível na plataforma Spcine Play.

O festival celebra um marco histórico: o Brasil voltou a sair do Mapa da Fome da ONU, e presta uma homenagem emocionante ao cineasta Silvio Tendler, símbolo da resistência e da consciência social através da arte.

Clássicos, estreias e homenagens

Entre as exibições mais aguardadas estão as celebrações dos 40 anos de A Marvada Carne, de André Klotzel — exibido em cópia remasterizada e seguido de uma degustação do prato “Pe-éfinho”, criado pelos chefs Diego Amorim e Luciano Ribeiro, da Áurea Gastronomia.

Também estão no cardápio afetivo os 35 anos de Os Bons Companheiros, de Martin Scorsese, com spaghetti ao alho e óleo preparado pelos diretores do festival André Graziano e Dani Guariba; os 15 anos de Comer, Rezar, Amar, celebrados com gelato artesanal da Escola de Sorvetes; e os 40 anos de Os Goonies, acompanhados de chocolates temáticos. O festival ainda homenageia os 100 anos do chef Jiro Ono, o lendário mestre do sushi.

A programação inclui estreias internacionais inéditas no Brasil, como A Refeição Perfeita e Em Defesa da Comida: Um Manifesto, inspirado na obra de Michael Pollan — ambos seguidos de degustações inspiradas nos temas dos filmes, como o couscous marroquino vegano, assinado pelos chefs Gui Cardadeiro e Aprendiz, e o vatapá vegetariano, preparado pela chef Priscila Novaes, da Kitanda de Minas.

A força do documentário e o legado de Silvio Tendler

O ponto alto do evento será a homenagem ao documentarista Silvio Tendler, autor de obras marcantes como O Veneno Está na Mesa I e II.

No dia 20 de novembro, data simbólica do Dia da Consciência Negra, o Reserva Cultural exibe O Veneno Está na Mesa II, seguido de uma entrevista inédita com o cineasta e um debate mediado por André Luzzi, com participação de Ana Tendler e Susana Prizendt.

A proposta é discutir como o cinema pode inspirar resistência e promover transformações sociais, conectando arte, alimentação e sustentabilidade.

Debates, aulas-show e experiências sensoriais

Com o lema de que “cozinhar também é um ato político e cultural”, o festival traz uma agenda diversa de debates com nomes como Bela Gil, Paula Johns, Luiza Fecarotta e Elaine de Azevedo, além de aulas-show com Neide Rigo (referência em PANCs), Jerá Guarani (guardiã de saberes ancestrais) e os apicultores Eugênio e Márcia, da Mbee.

As atividades incluem ainda oficinas de audiovisual, feirinha gastronômica e sessões acessíveis para todos os públicos.

  • Acessível para cadeirantes
  • Gratuito
  • Maiores de 12 anos

Dados de contato