A cachaça ocupa um lugar especial na cultura e na mesa do brasileiro.
Conhecida por apelidos como ‘marvada’, ‘pinga’, ‘branquinha’ e tantos outros, essa bebida nacional é resultado da destilação da cana-de-açúcar, apresentando teor alcoólico que varia entre 38% e 48% de VA (quantidade de álcool por volume total de líquido).
Democrática por natureza, ela está presente tanto nos bares mais simples, de ‘bairro’, quanto em restaurantes sofisticados e cachaçarias especializadas.
É apreciada por diferentes públicos e pode ser consumida pura e em drinques bem tradicionais, como a internacionalmente famosa caipirinha.
Reconhecendo sua relevância histórica e cultural, desde 2009 celebra-se, em 13 de setembro, o Dia Nacional da Cachaça, instituído pelo Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac).
Para comemorar a data, o Viva a Cidade preparou um roteiro com dicas de boas cachaçarias para conhecer na capital paulista.
Cachaçaria SP
Localizada no emblemático Edifício Copan, no Centro Histórico de São Paulo, a Cachaçaria SP é uma loja dedicada 100% ao destilado brasileiro.
Tem, ao todo, mais de 200 rótulos disponíveis, desde os mais tradicionais até opções premiadas, como a Companheira Extra Premium, eleita a melhor do Brasil no “IV Ranking Cúpula da Cachaça”.
Além de levar a bebida para a casa e adquirir ótimas opções para presentear, no local também é possível fazer uma degustação de, aproximadamente, sete cachaças selecionadas, com consultoria especializada.
O custo é de R$ 160 por pessoa, e recomenda-se reservar com antecedência por meio do WhatsApp.

A Cachaçaria SP oferece mais de 200 rótulos, alguns premiados. | Foto: Divulgação
Cana – Bar e Cachaçaria
Na agitada Vila Buarque, a Cana (sigla para Cachaçaria Artesanal Nacional e Afetiva) é um espaço que transforma a cachaça em estrela principal e ressignifica a forma de apreciá-la.
Mais do que uma cachaçaria, o lugar se apresenta como um ponto de encontro para quem valoriza a tradição brasileira e adora explorar novos sabores.
A casa de raízes baianas aposta em uma coquetelaria criativa, onde a cachaça deixa de ser apenas “pinga” e ganha protagonismo em combinações surpreendentes com frutas, ervas e especiarias.
A marca Coscobeu é o destaque do cardápio, sendo a base de drinques autorais que revelam a versatilidade e a riqueza cultural da bebida nacional.
Além das doses inusitadas e coquetéis inventivos, o local conquista pelo clima descontraído e pelos petiscos que traduzem a essência da cozinha brasileira.

Na Cana, a cachaça ganha protagonismo na coquetelaria criativa | Foto: Divulgação
Cachaçaria Ouro Verde
Fundada em 2019, a Cachaçaria Ouro Verde é um dos destaques boêmios da Mooca.
Idealizada por ex-garçons, a casa é reconhecida pela qualidade no atendimento e pelo ambiente amistoso, ideal para um bom papo com os amigos.
Ao todo, são mais de 300 rótulos de cachaças para experimentar, oriundas de diferentes regiões do país.
Na coquetelaria, destaque para as caipirinhas.
Já o menu de ‘comes’ traz os tradicionais petiscos de boteco, como pastéis, croquetes e bolovos, além de pratos clássicos da cozinha brasileira, como feijoada e carne de sol.

As caipirinhas são destaque da carta de drinks da Cachaçaria Ouro Verde | Foto: Divulgação
Mundo da Cachaça
A Mundo da Cachaça, no Brooklin, é uma loja que atua no segmento de bebidas finas nacionais e oferece diversas variedades de cachaças artesanais e de alambique.
Visando a democratizar o consumo do destilado no Brasil e no mundo, fomentando o reconhecimento desse produto tipicamente brasileiro, a casa realiza uma minuciosa seleção de seus rótulos, com avaliação sensorial, oferecendo produtos que se destacam pela qualidade.
No local há algumas opções para degustação, mas os carros-chefes são os produtos para levar para a casa ou presentear.
A marca conta com um e-commerce, que realiza envios para todo o Brasil.

Interior da loja Mundo da Cachaça | Foto: Divulgação
Serviço
Confira as informações dos estabelecimentos citados no texto










