Projeto “Leitura às Cegas” encena “Bodas de Sangue”
Projeto promove acessibilidade para pessoas com deficiência visual a partir de peça de Garcia Lorca

Informações
-
Data de inicio e término
03/09/2025 até 06/09/2025
-
Dias da semana e horários
Quarta 03/9, às 14h30 | Sábado 06/9, às 9h30
-
Mais detalhes
O projeto “Leitura às Cegas” encena uma adaptação multisensorial de “Bodas de Sangue”, clássico do dramaturgo espanhol Federico García Lorca. A iniciativa busca oferecer ao público, especialmente pessoas com deficiência visual, uma experiência teatral que vai além da visão, explorando os sentidos do tato, da audição e do olfato.
Inspirado no formato das antigas radionovelas, o espetáculo utiliza palavra, música ao vivo, aromas e elementos cênicos para criar imagens poéticas e imersivas. A proposta é revelar novas leituras da obra e ressaltar sua musicalidade e lirismo.
Escrito em 1933, “Bodas de Sangue” conta a história de uma noiva que, no dia do casamento arranjado pelo pai, decide fugir com o ex-noivo e verdadeiro amor. O ato desencadeia uma perseguição trágica, em uma trama que aborda amor proibido, destino, liberdade e violência.
O projeto é idealizado e dirigido por Yago Dionizio, ator, jornalista e pessoa com deficiência visual. Segundo ele, a proposta alia acessibilidade e tradição oral:
“Queremos resgatar uma cultura na qual as pessoas não precisavam ver para enxergar”.
No elenco, além de Dionizio, estão Bárbara Frazão, Denise Marta, Gabriel Ferrara, Lua Ferreira, Marcela Gibo, Marcus Veríssimo, Pedro Casali e Priscilla Dieminger.
As apresentações acontecem nas sedes da Associação Fernanda Bianchini, no dia 03 de setembro, às 14h30, e no dia 06, às 9h30; da ONG Atitude do Bem (Guarulhos), no dia 04, às 10h; da ONG Hamburgada do Bem (Guarulhos), no dia 04, às 19h; e no Sesi Milton Sobrosa (Mogi das Cruzes), no dia 18, às 10h e às 15h.
Dados de contato
-
Telefone
(11) 5084-8542
-
Site
-
Redes sociais