Voltar Exposição
Última modificação agosto 22, 2025

“Brasil: Arte Popular” chega ao Farol Santander

Com mais de 400 itens em dois andares, megaexposição inédita celebra a arte popular brasileira

Brasil: Arte Popular Foto: Cadu Pilloto

Informações

  • Data de inicio e término

    22/08/2025 até 23/11/2025

  • Dias da semana e horários

    de terça a domingo, das 09h às 20h

  • Endereço

    Rua João Brícola, 24 – Centro

    Ver no mapa
  • Valores

    R$ 45 | R$ 22,50 (meia)

Mais detalhes

O Farol Santander São Paulo apresenta a megaexposição “Brasil: Arte Popular”, com curadoria de Leonel Kaz e Jair de Souza. A mostra reúne cerca de 200 conjuntos artísticos, somando mais de 400 peças, em uma das mais abrangentes exposições já realizadas sobre o tema no país.

Instalada em mais de 600 m², distribuídos entre os andares 19 e 20 do Farol Santander, a exposição percorre a produção popular desde os primeiros registros no território nacional até a contemporaneidade. Além das obras, o público poderá interagir com uma mesa percussiva digital e instrumentos musicais artesanais.

Entre os destaques de “Brasil: Arte Popular” estão criações de Mestre Vitalino (PE), Ana das Carrancas (PE), Conceição dos Bugres (MS), Nhô Caboclo (PE), Oziel (PB) e Jacinta Francisca Xavier (MG). Mestres como Nino (CE), Zé do Chalé (SE) e Mestre Cunha (PE) recebem salas exclusivas em homenagem a suas trajetórias.

A expografia foi concebida como instalações de arte, com iluminação cênica e projeções audiovisuais que reforçam a dimensão simbólica das peças. O percurso livre permite ao visitante transitar entre esculturas em madeira e barro, cerâmicas, pinturas, máscaras, objetos lúdicos e instrumentos musicais, em um mergulho na diversidade da criação popular de 21 estados brasileiros.

Segundo os curadores, a proposta é revelar um “Brasil profundo”, capaz de entrelaçar origens étnicas, tradições, lendas, música e ritmos, evidenciando a riqueza da arte popular em um momento em que o mercado internacional volta seus olhos para esse segmento.

“Essa é uma exposição espetáculo, possivelmente, a maior sobre arte popular brasileira já realizada. Nossa arte popular é nossa história. Há uma África inteira dentro de cada um de nós. Há uma inteira América também. Mostrar a força destes territórios e destas origens não apenas por palavras, mas por objetos criados pela mão inventora de coisas, é o propósito da exposição”, analisa o curador Leonel Kaz.

  • Acessível para cadeirantes
  • $
  • Livre para todas as idades

Dados de contato

Veja também outras opções

Ver todos