No Brasil, o Dia do Folclore é comemorado em 22 de agosto, data instituída em 1965 para destacar a riqueza das manifestações populares brasileiras e sua importância para a identidade nacional.
Segundo o site Brasil Escola da UOl, o folclore abrange um conjunto de práticas, costumes, músicas, lendas e expressões artísticas que são passadas de geração em geração.
No Brasil muitos personagens folclóricos rondam nosso imaginário como o Saci-Pererê, a Mula sem Cabeça, o Lobisomem, a Cuca, o Curupira, a Iara e outros tantos presentes nas lendas e histórias espalhadas pelo país.
São Paulo possui cidades que são referência quando o assunto é folclore. Para quem deseja saber mais sobre a cultura folclórica, o Viva a Cidade sugere 3 destinos ideais para unir passeio, conhecimento e cultura. São elas:
Monteiro Lobato

Sítio do Picapau Amarelo / Foto: Reprodução Site prefeitura de Monteiro Lobato
Localizado na região do Vale do Paraíba, próximo a Taubaté, o município de Monteiro Lobato recebeu esse nome em homenagem ao escritor José Bento Monteiro Lobato, um dos grandes incentivadores da cultura folclórica no país.
De acordo com o site da prefeitura, além de suas belezas naturais e suas festas, um dos pontos mais visitados na cidade e que remetem à cultura folclórica é o Sítio do Picapau Amarelo, obra literária mais famosa de Monteiro Lobato. Foi nela que o escritor criou personagens como o Jeca Tatu, Emília, Narizinho, eternizados pela literatura.
O Sítio do Picapau Amarelo fica na propriedade conhecida por Fazenda Buquira a 8 quilômetros do centro da cidade. Nela os visitantes podem percorrer o casarão, construído em 1880, ver um pomar, cachoeira e visitar um museu todo dedicado a Monteiro Lobato.
Joanópolis

Joanópolis / Foto: Divulgação Prefeitura de Joanópolis
Outro destino para quem deseja saber mais sobre a cultura do folclore brasileiro, Joanópolis é conhecido por ser a cidade onde vive o Lobisomem, um personagem folclórico que se transforma em lobo nas noites de lua cheia. A lenda, segundo o Portal Visite São Paulo, está ligada a crenças e tradições locais e remete às histórias antigas de moradores locais.
Considerada a “terra do lobisomem”, de acordo com o site da prefeitura da cidade, Joanópolis fica na Serra da Mantiqueira atrai muitos turistas interessados nessa lenda e também em suas belezas naturais, como trilhas e cachoeiras.
A figura do lobisomem (homem-lobo) está presente em diversos pontos da cidade, como fachadas de pontos comerciais, pontos turísticos e em produtos como camisetas, bebidas e artesanato local. Além disso, Joanópolis realiza eventos temáticos como corridas e outras atrações no município que remetem ao personagem.
Olímpia

Terno de Congo Irmandade do Menino Jesus Foto: @odaniribeiro – Divulgação FEFOL
A Estância Turística de Olímpia é outra cidade que remete à cultura folclórica no estado de São Paulo.
Reconhecida como a capital nacional do folclore, em 2017 por lei sancionada pelo então presidente Michel Temer, a Estância Turística a realiza há mais de 60 anos o maior festival de folclore do país, o FEFOL. Uma atração com exposições, apresentações e muita arte folclórica que acontece no mês de agosto e atrai muitos turistas para assistirem eventos, atrações e atividades como folguedos e grupos folclóricos.
De acordo com informações que constam no site da prefeitura o FEFOL foi idealizado por José Sant’anna, professor e um estudioso do folclore brasileiro. O festival atualmente reúne milhares de pessoas, entre moradores, turistas e pesquisadores. Este ano, em sua 61ª edição o festival atraiu mais de 160 mil pessoas para a cidade.
Serviço:
LEIA MAIS
. Hambúrguer artesanal é destaque em evento
. Tradição italiana na “Festa de San Gennaro”
. Feiras de rua unem cultura e gastronomia