Seja para garimpar antiguidades, adquirir itens colecionáveis, saborear uma boa gastronomia ou simplesmente apreciar novas culturas, as feiras de rua em São Paulo são excelentes opções de passeios para aproveitar o fim de semana na capital paulista.
Ao ar livre e sem cobranças de ingressos, elas acontecem em diferentes regiões da cidade, atraindo visitantes que buscam trabalhos manuais, objetos vintage, móveis, roupas, discos, livros, iguarias de diversas origens e até mesmo apresentações artísticas.
O Viva a Cidade preparou um roteiro com algumas das mais tradicionais de São Paulo e que valem a pena serem visitadas:
Feira Benedito Calixto
A famosa feira da Praça Benedito Calixto, em Pinheiros, funciona desde 1987 e reúne milhares de pessoas todos os sábados. São aproximadamente 320 estandes distribuídos pelo espaço, oferecendo a chance de garimpar antiguidades, adquirir vinis e livros em bom estado, além de encontrar peças artesanais, brinquedos e roupas.
Entre as atrações, destacam-se o Chorinho na Praça, aos sábados à tarde, que encanta com boa música, e o evento quinzenal Autor na Praça, com lançamentos de livros, sessões de autógrafos, palestras e debates literários.
Para quem gosta de comida, a praça não fica devendo: desde petiscos variados das barracas até opções dos estabelecimentos ao redor, há alternativas para matar a fome enquanto se curte o ambiente descontraído.

O ‘Chorinho na Praça’ é uma das atrações da Feira Benedito Calixto
Feira da Liberdade
No coração da Liberdade, o bairro que carrega o espírito japonês no centro de São Paulo, pulsa uma feira de rua repleta de referências da cultura nipônica, existente desde 1975.
Situada no cruzamento entre a Galvão Bueno e a Rua dos Estudantes, a Feira de Arte, Artesanato e Cultura da Praça da Liberdade é um prato cheio para os apreciadores da cultura japonesa.
Nas variadas barracas, é possível encontrar desde roupas típicas e luminárias japonesas até bonsais, almofadas, bijuterias, peixes de aquário e uma seleção de colecionáveis para fãs de mangá e anime.
A gastronomia é um atrativo à parte e reúne desde pratos que fazem parte da rotina do paulistano, como gyoza, yakisoba e tempurá, até iguarias menos convencionais como takoyaki, bolinho assado com polvo, e dorayaki, pequenas panquecas com recheio doce.

Dorayaki, doce japonês | Foto: Reprodução
Feira de Antiguidades do Bixiga
Todos os domingos, desde 1984, a praça Dom Orione, esquina com as Ruas 13 de Maio e Rui Barbosa, recebe a tradicional Feira de Antiguidades do Bixiga.
Com cerca de 200 barracas, onde é possível encontrar de tudo: móveis de época, discos de vinil, roupas, lustres, louças, revistas antigas, brinquedos, pratarias e muito mais, a feira é uma espécie de ‘museu a céu aberto’, levando os visitantes a uma viagem ao passado por meio de itens que marcaram época e que podem ser levados para a casa.
Por lá, também é possível encontrar diversos aperitivos. Mas, um passeio completo, pede uma parada em alguma das diversas cantinas italianas da região.

A Feira de Antiguidades do Bixiga esconde relíquias | Foto: Divulgação
Feira de Artesanato do Trianon
Organizada desde a década de 1970, a Feira de Artesanato do Trianon acontece aos domingos, no calçadão em frente ao Parque Siqueira Campos, mais conhecido como Parque Trianon.
Lá os visitantes encontram uma diversidade de itens como enfeites, velas, bijuterias, roupas, sabonetes, incensos e objetos esculpidos em madeira, além de outras curiosidades. O destaque fica por conta dos artesanatos e das artes plásticas expostas ao público, bem como das barraquinhas de comida que oferecem pratos de diferentes partes do mundo.

A Feira de Artesanato do Trianon é um dos atrativos da Avenida Paulista | Foto: iStock
Feira do Bom Retiro
Realizada no bairro mais coreano de São Paulo, a Feira do Bom Retiro acontece todos os sábados, promovendo uma verdadeira imersão na cultura coreana.
O evento reúne várias barraquinhas de comidas e bebidas típicas, além de produtos diversos como objetos decorativos e itens de skincare. Por lá, é possível experimentar as famosas comidinhas de rua da Coreia do Sul, comumente vistas nos K-dramas, as séries coreanas que viraram febre mundial. Entre as mais procuradas estão o topokki (bolinho de arroz apimentado) e o corn dog (cachorro-quente no palito).
Ao visitar a feira também é possível prestigiar apresentações de música e dança, além de experimentar o hanbok, vestimenta tradicional coreana.

Feira do Bom Retiro promove imersão na cultura coreana | Foto: Divulgação
Informações
Confira as informações das feiras citadas no texto: