Estreia “Uterina”, espetáculo de Flavia Couto
Peça reflete sobre o luto e a descriminalização do aborto no Brasil a partir de experiência pessoal

Informações
-
Data de inicio e término
08/08/2025 até 21/09/2025
Mais detalhes
O espetáculo “Uterina”, da atriz Flavia Couto, que estreou no dia 8 de agosto, no Complexo Cultural Funarte, com temporada até 31 de agosto, também inicia temporada em setembro, no Teatro Arthur Azevedo, entre os dias 11 e 21.
A peça parte da experiência pessoal da própria Flavia Couto, que em 2021 enfrentou uma situação muito difícil. No quinto mês de uma gravidez muito desejada, a atriz descobriu que sua filha tinha a síndrome de Patau, trissomia incompatível com a vida extrauterina fetal. Diante do diagnóstico, Flavia decidiu interromper a gestação, tendo que se submeter a uma petição judicial para que uma figura de poder decidisse sobre seu próprio corpo.
Com ajuda de uma advogada, foi possível para a artista interromper a gravidez, autorizada por uma juíza mulher. Flavia, contudo, reconhece a realidade de muitas mulheres que não conseguem ajuda, sendo obrigadas a se submeterem a abortos clandestinos sem nenhuma segurança, arriscando suas vidas, além ficarem sujeitas à criminalização.

Foto: David Bellavance Ricard
Reunindo no palco cinema, dança e artes plásticas, “Uterina” é um espetáculo interlinguagens que reflete sobre o luto e a descriminalização do aborto no Brasil.
“Quando o projeto surgiu, ele tinha o peso do luto e da revolta com as leis no Brasil, que não deixam as mulheres tomarem decisões a respeito dos seus corpos. Mas, no meio do processo, fui atravessada por algo maravilhoso: a gravidez da minha segunda filha. Então, outros sentimentos, como a alegria, ganharam destaque na obra”, conta Flavia Couto.
A artista compartilha com o público suas experiências pessoais, partindo dos seus diários e escritas, e dessa forma fazendo uma reconstrução poética de um acontecimento que revirou sua vida.
“Esse percurso pelos fragmentos de minhas memórias e as sensações marcantes revelam como eu me reinventei a partir da criação. Arte e vida imbricadas nesse processo de reinvenção de si, pois acontecimentos outros, como o nascimento da minha segunda filha resignificaram a experiência da maternidade e afetaram a obra artística”, acrescenta.
Serviço:
- Complexo Cultural Funarte
Quando: 8 a 31 de agosto de 2025 | sextas e sábados, às 19h | domingo, às 20h
Onde: Alameda Nothmann, 1058 – Campos Elíseos, São Paulo/ SP
Ingresso: cota gratuita para pessoas de baixa renda, meia entrada R$ 20 e inteira R$ 40. Reservas Sympla
Capacidade: 60 lugares
- Teatro Arthur Azevedo – Sala Multiuso
Quando: 11 a 21 de setembro de 2025 | quinta-feira a sábado, às 20h, e domingo, às 18h
Onde: Av. Paes de Barros, 955 – Alto da Mooca, São Paulo/ SP
Ingresso: gratuito. Retirada 1h antes do espetáculo
Capacidade: 50 lugares
Acessibilidade: espaço possui acessibilidade para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida