Estreia peça “Lima Barreto, ao Terceiro Dia”
Peça traz diálogo entre a vida de Lima Barreto e momentos do romance "Triste Fim de Policarpo Quaresma"

Informações
-
Data de inicio e término
18/07/2025 até 03/08/2025
-
Dias da semana e horários
Sexta e sábado, às 19h30 | Domingo, às 18h
-
Mais detalhes
O escritor Lima Barreto (1881-1922), um dos maiores nomes da literatura brasileira, é celebrado pelo grupo Teatro-X no espetáculo “Lima Barreto, Ao Terceiro Dia”, que estreia no Centro Cultural Olido.
Com dramaturgia de Luís Alberto de Abreu e direção de Paulo Fabiano, o espetáculo aborda o período em que o escritor e jornalista esteve internado pela segunda vez no Hospício Dom Pedro II, tratando de problemas de saúde e de sua dependência de álcool.
A trama apresenta Lima Barreto aos 41 anos, no período citado, revivendo memórias de sua juventude e o processo de escrita do romance “Triste Fim de Policarpo Quaresma”, publicado em 1911 como folhetim no Jornal do Commercio. Anos depois, em 1915, a obra foi lançada em livro
Na trama, aos 41 anos, durante o período em questão, Lima revive memórias de sua juventude e do desenvolvimento do romance, que ele publicou em 1911, sendo mais tarde, em 1915, lançada em livro, bancada pelo próprio autor.
Fazendo um mergulho poético e visceral nos pensamentos finais de Lima Barreto, o espetáculo traz o autor entre delírios e lucidez, enquanto fantasia encontros com os personagens que ele criou, como se eles próprios viessem cobrar, consolar ou confrontar seu criador.
A peça é narrada em três planos: o do presente, mostrando Lima internado compulsoriamente em 1919 por alcoolismo; do passado, momento no qual ele escreve “Triste Fim de Policarpo Quaresma”; e o da ficção, desenvolvendo fragmentos história de Policarpo e outros personagens do autor.
“Lima Barreto, Ao Terceiro Dia” mostra de maneira escancarada um Brasil racista, elitista e hipócrita, que empurrou o autor à margem da sociedade.
Dados de contato
-
Telefone
(11) 2899-7370
-
Redes sociais